NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Reprodução Júlio Gomes-Leia Já/Imagens

Chegou, viu e vai / Boleiros no Cabo  Alviazulinos fecham o programa / Classificação em jogo / Atenção, olheiros / O Homem de Vidro / Maciel e Hildo / Devoção no futebol / Geo e Jorginho / Início nos Aflitos / O time deles (Coluna atualizada às10h40 de 8/12/2023)

 

 

CHEGOU, VIU E VAI – Mariano Soso, o novo técnico do Sport, já sentiu como o Leão é por dentro. Tem mais um dia em atividade no Recife, e neste sábado (9) viajará à Argentina para passar o Natal entre os familiares. Certamente continuará em contato com os dirigentes rubro-negros. O retorno está previsto para 26 de dezembro. A passagem do ano será aqui.

BOLEIROS NO CABO – Este ano, o tradicional Dia do Boleiro sai do Recife. Será neste domingo (10), no Estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, com a participação da prefeitura. Jogadores veteranos que ainda  dão no couro, estarão em ação no tradicional torneio envolvendo Central, Náutico, Santa Cruz e Sport. A festa começará com o encontro da Asimare (Associação Internacional Master do Recife) com a equipe da Shineray.

ALVIAZULINOS FECHAM O PROGRAMA -  Depois que do jogo Asimare x Shineray, abrindo a programação, haverá o tradicional torneio. Santa Cruz e Sport se enfrentam, inicialmente, e depois teremos o duelo Náutico x Central. Os vencedores farão a final, disputando o título de campeão. Para a Cabense, a dona da festa, não ficar de fora, a parte futebolística será encerrada com um  amistoso especial: Cabense x Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe. Por coincidência, ambos são alviazulinos.  

CLASSIFICAÇÃO EM JOGO –Com alguns nomes poéticos e sugestivos, 16 equipes estarão em campo neste domingo (10), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano Amador Sub-19. Serão conhecidos os classificados à próxima etapa. Confira a tabela:  

Palmeiras de Boa Viagem x Criciúma, campo do Bueirão, 14h.
Manchester x Cacique,  Bueirão, 16h

10 de Novembro x Bacurau, campo do 10 de Novembro, 15h.

Escolinha x Ideal, Campina do Barreto, 15h

Continental x Palmeiras da Várzea, campo de Roda de Fogo, 15h
Santos x Azulão, no Dancy Day, 15h
Estrela Vermelha x Flamengo do Jordão, Arena Pontezinha, 15h 
Barcelona do Jordão x Odeon, campo do Barcelona, 15h

ATENÇÃO, OLHEIROS – Neste tempo de vacas magras, dar uma espiada por algum desses jogos não deixa de ser interessante. Muitos craques do passado surgiram no antigo Campeonato Suburbano. Só para citar dois: o artilheiro Adelmo (Santa Cruz, Sport e Central), descoberto no Cacique do Zumbi, e Djalma, que após brilhar no América e no Sport foi fazer a alegria da torcida do Porto, em Portugal, com seus gols. Surgiu no Caxangá.

Adelmo: Sport


O HOMEM DE VIDRO – Era este o apelido de Erandir, do Santa Cruz, Central e vários clubes Nordeste afora, que acaba de nos deixar para sempre. O artilheiro paraibano se machucava constantemente.

MACIEL E HILDO – No Sport  Maciel Júnior acaba de assumir o comando do setor de comunicação social, e na Federação Pernambucana de Futebol, Hildo Neto após um longo tempo está de volta, agora como gerente de comunicação. Desejo-lhes sucesso.

DEVOÇÃO NO FUTEBOL – Em Pernambuco tornou-se uma obrigação a ida do time campeão do ano ao Morro da Conceição, para fazer um agradecimento a Nossa Senhora da Conceição pelo sucesso alcançado. Começou no supercampeonato de 1957, levantado pelo Santa Cruz, quando o ponta-esquerda Jorginho puxou seus companheiros, ainda de sangue fervendo diante da batalha travada, para subirem o morro. Essa tradição durou décadas, porém não existe mais.

Santa supercampeão de 1957. Em pé, Sidney, Diogo, Aníbal, Aldemar, Edinho e Zequinha; agachados, Lanzoninho, Rudimar, Mituca, Faustino e Jorginho (Foto: Arquivo do Blog)
,

GEO E JORGINHO – Na grande decisão de 1957, ocorrida em março de 1958, na Ilha do Retiro, os dois pontas-esquerdas eram irmãos, Geo, do Sport, e Jorginho, do Santa Cruz. Vitória por 3 x 2 do Tricolor, que só precisava empatar. Geo e Jorginho, irmãos de Lia, fervorosa alvirrubra, tida como a madrinha do Náutico, eram solteiros e moravam sob o mesmo teto, numa casa ainda hoje existente, na esquina da Conselheiro Rosa e Silva com a Santos Dumont. Eram adversários somente dentro de campo.

INÍCIO NOS AFLITOS  – Os dois irmãos começaram no juvenil do Náutico. Com ambos disputando a mesma posição, Geo deu nos calos e terminou no Sport. Jorginho chegou a se profissionalizar nos Aflitos e ainda foi campeão em 1954.      

O TIME DELES

Belo Xis (sambista) SPORT

Samuel Valente (compositor e pesquisador musical) NÁUTICO

Sérgio Moury Fernandes (Engenho de Mídia) SANTA CRUZ


Comentários