NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Mauro Fernandes, técnico do Central (Reprodução GE)


ÍNDICE: Central de Mauro Fernandes,  líder cem por cento / Aguardando o Timbu / Precisa melhorar / Retrô e as águas do Velho Chico / A briga ficou boa / Bom para o Leão / Conhecem o time chamado Maracanã?  / Tropeço de grande  também na Bahia  /  A turma do apito – Relembrando Gena - Guerra de torcidas, uma aberração no futebol



 

CENTRAL DE MAURO FERNANDES, LÍDER CEM POR CENTO – Com a vitória sobre o Flamengo de Arcoverde por 3 x 2, neste domingo (21) e ainda ajudado pelos resultados na Arena (Retrô 0 x 1 Petrolina) e nos Aflitos (Náutico 0 x 0 Maguary), o Central assumiu isoladamente a liderança do Campeonato Pernambucano. A Patativa tem 9 pontos em 3 jogos e é a única equipe a contar com cem por cento de aproveitamento. É seguida pelo Náutico (7 pontos, também em 3 partidas).

O encontro com o Fla pernambucano foi no Estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito. O time do mineiro Mauro Fernandes (foto) chegou a estar vencendo por 2 x 0 e 3 x 1. O segundo gol do Flamengo não abalou tanto por ter sido marcado no finzinho do jogo. Um bom número de torcedores alvinegros acompanhou seu time a Bonito.

Os gols foram de Pirambu, Zé Arthur e Joelson (Cen), Cal e Ronaldo (Fla).

AGUARDANDO O TIMBU – Como o Campeonato Pernambucano, a exemplo dos demais estaduais, é de tiro curto, o líder já se concentra no seu próximo compromisso. Quarta-feira (24), o Alvinegro recebe o vice-líder Náutico, em jogo marcado para 16h30. Essa partida já se prenuncia como sensacional. O time da casa é todo empolgação e o visitante vai procurar se redimir do 0 x 0 em casa, com o Maguary,  que sua torcida recebeu como uma derrota.

PRECISA MELHORAR – Esta é a opinião geral entre alvirrubros que viram o jogo contra o Maguary. O time dos Aflitos deixou muito a desejar, principalmente em termos de ofensividade. Além disso, mostrou alguns jogadores que parecem estar ainda aprendendo o ABC do futebol. Da animação, a torcida passou para o desânimo. Isso porque o tempo se mostra exíguo para um reajuste. O duelo de quarta (24) deixa a timbuzada com as barbas de molho.

RETRÔ E AS ÁGUAS DO VELHO CHICO – Parece que as águas do Rio São Francisco perseguem o Retrô. O time de Camaragibe foi a Juazeiro, na Bahia, que fica na margem direita do Velho Chico, frontalmente a Petrolina, e levou uma surra de 4 x 0 da Juazeirense. Agora, o time da margem esquerda, o Petrolina, veio à Arena e quebrou o encanto da Fênix, derrotando-a por 1 x 0. Um revés que não passava pela cabeça da turma de Aldeia.

Retrô 0 x 1 Petrolina (Foto: Federação Pernambucana de Futebol)



A BRIGA FICOU BOA – A classificação do Campeonato Pernambucano, faltando apenas um jogo – Afogados x Porto, a ser disputado nesta segunda (22) – para fechar a terceira rodada, está assim:

1º) Central, 9

2º) Náutico, 7

3º) Retrô, 6

4º) Santa Cruz, 6

5º) Sport, 6

6º) Petrolina, 4

7º) Maguary, 2

8º) Flamengo, 0

9º) Afogados, 0

10º) Porto, 0

Lá em cima, a briga para obter até o quarto lugar está interessante. Porém, embaixo também há a luta para evitar o rebaixamento. Como se sabe, os dois últimos descem para a Série A 2.

BOM PARA O LEÃO – Os jogos da quarta rodada serão todos no meio desta semana. Há um detalhe. O Maguary receberá o Sport, mas não em Bonito, mas nos Aflitos. Bom para o Rubro-Negro, que não vai precisar se deslocar até o Interior, como já aconteceu no jogo contra o Petrolina. Vamos conferir:

Quarta-feira (24)

Central x Náutico, Lacerdão, 16h30

Santa Cruz x Retrô, Arruda, 21h

Quinta-feira (25)

Petrolina x Afogados, Paulo Coelho, 19h

Maguary x Sport, Aflitos, 20h

Porto x Flamengo, Lacerdão, 21h

CONHECEM O TIME CHAMADO MARACANÃ? – Um consolo para a torcida do Náutico.  Se o Timbu ficou no 0 x 0 com o Maguary, o Ceará estreou no Campeonato Cearense empatando por 1 x 1 com o Maracanã, da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. E o Vovô teve que correr atrás do empate após estar perdendo por 1 x 0. O nome do clube, fundado em 2005, é uma homenagem ao grande número do pássaro maracanã, uma espécie de papagaio, existente na região.

TROPEÇO DE GRANDE TAMBÉM NA BAHIA - Atenção, alvirrubros, também no Campeonato Baiano um dos maiorais ficou no ora, veja. O Bahia esteve derrotando o Atlético de Alagoinhas três vezes e teve que se conformar com um empate por 3 x 3.

A TURMA DO APITO – Além dos xingamentos que vêm das arquibancadas, agora menos fulminantes por causa das punições, os árbitros lidam lá dentro de campo com a falta de respeito dos jogadores à sua figura. Dificilmente há a marcação de uma infração – e são muitas durante os 90 e tantos minutos – sem que haja um gesto ou uma palavra de protesto. É uma coisa irritante. Marcou, está marcado. O jogador precisa  ser instruído pelo clube a se portar com educação.  

RELEMBRANDO GENA – A falha do zagueiro Luís Felipe, do Santa Cruz, no clássico de sábado (20) com o Sport, me fez lembrar uma jogada parecida protagonizada pelo célebre Gena num jogo do Náutico contra o Cruzeiro pela antiga Taça Brasil. Relembro o caso em matéria publicada neste Blog sob o título “O dia em que o notável Gena farrapou ao tentar sair jogando”.



Foto: Reprodução GE

GUERRA DE TORCIDAS, UMA ABERRAÇÃO NO FUTEBOL - Por mais que que a Polícia Militar se esforce para fazer sua parte, os atos de selvageria e vandalismo provocados por marginais que rondam o futebol, continuam. E aumentam. Enquanto existirem leis que os consideram pessoas de bem, que não são, eles estarão espalhando terror não exatamente nos estádios, mas nas cercanias e até mais distante.. Estamos falando de criminosos que deveriam ser punidos como tal, vendo o sol quadrado, e não com uma tolerância a que não fazem jus.

 

 

 

  

  

Comentários