NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão

 

Foto:Reproduão


 

ÍNDICE – Futebol, refém dos marginais / Até no governo / Presos de verdade? / Salada da gota / Entrou “de agarra” / Marcha do Caracol / Rodada  de extremos / Os Fernandes

(Coluna atualizada às 16h47 de 23/01/2024)

 



 

FUTEBOL, REFÉM DOS MARGINAIS – É o que nos leva a deduzir a medida tomada pela FPF, adotando a torcida única para os clássicos. Isso ocorreu depois que cenas degradantes foram registradas no jogo Sport 2 x 1 Santa Cruz, sábado passado, principalmente na entrada da torcida visitante, no caso a do Santa Cruz. Com o ato presidencial, o Clássico das Emoções do próximo sábado (27), no Arruda, só terá a galera do Santa. A turma do Náutico vai torcer pela televisão, o que não é a mesma coisa. Em 24 de fevereiro, o Náutico recebe o Sport. Jogo unicamente para a timbuzada. Rubro-negro nos Aflitos, só se for disfarçado.

ATÉ NO GOVERNO – A confusão havida no Clássico das Multidões não mexeu apenas com o futebol propriamente dito. Teve reflexo nas esferas governamentais. Até o comandante da Polícia Militar e o chefe da Polícia Civil foram substituídos. Marginalidade em alta, portanto.

PRESOS DE VERDADE? – As autoridades dão conta da prisão de 36 malfeitores por causa de desordens cometidas em torno do encontro Sport x Santa Cruz, perto ou longe da Arena. Será que esse pessoal vai continuar vendo o sol quadrado ou já está indo para a rua, pronto para voltar a tumultuar? A verdade é que enquanto não houver uma/s lei/s que puna/m para valer, estes criminosos estarão sempre zombando das pessoas de boa vontade e dos homens que deveriam contê-los para valer, porém não podem fazê-lo por causa da brandura da legislação.

SALADA DA GOTA – Recorro ao título  de antiga coluna do cronista esportivo Waldemar Porto, num dos semanários de Caruaru, para falar do atual Campeonato Pernambucano.  Eita bichinho fora do compasso! Começa por alguns clubes terem que jogar fora de casa porque não legalizaram seu campo a tempo. O Sport está fora desta demanda.  Já se sabia que a Ilha do Retiro entraria em reforma. Mas, o Petrolina? Será que não conhecia o prazo para colocar o Paulo Coelho em dia? E o Arruda? Se não está aprovado para o jogo Santa Cruz x Retrô neste meio de semana, como serviu de palco para Santa 2 x 0 Maguary e Santa 1 x 0 Flamengo de Arcoverde?  E por último, o Náutico pretende adiar seu jogo contra o Central, marcado para esta quarta-feira (23), em Caruaru, porque o Santinha adiou o dele com o Retrô.

ENTROU “DE AGARRA” – Não sei se ainda existe, mas na Marinha de Guerra havia o termo “de agarra” para definir uma pessoa que, por exemplo, participara de uma festa na cara de pau. Pois, o Flamengo de Arcoverde entrou “de agarra” no campeonato. O lugar era do Salgueiro, que desistiu. O substituto imediato, o Vitória, chutou a vaga. Como não iria disputar, o Tricolor das Tabocas não se preparou.

CARACOL SERTANEJO – Já que o credenciado Salgueiro e seu substituto, o Vitória, não se interessaram, o Flamengo assumiu a aventura. Por falta de um campo adequado, não mostra o futebol que tem à sua gente. Em vez de levar os jogos para Arcoverde, atua em Belo Jardim, tendo jogado uma vez em Bonito. Lembra uma antiga marchinha carioca, chamada Marcha do Caracol: “... Morava um dia aqui / E outro acolá / Leblon, Copacabana, Madureira, Irajá”.   

RODADA DE EXTREMOS – Uma curiosidade na quarta rodada do Pernambucano 2024. Nesta quarta-feira (24), enfrentam-se no Lacerdão, em Caruaru, o líder Central e o vice-líder Náutico. Amanhã, no mesmo local, o lanterna Porto (10º) recebe o vice-lanterna Flamengo de Arcoverde. Em cima e em baixo espera-se muita luta. Os objetivos é que são diferentes.

OS FERNANDES – Rolou uma confusão, logo desfeita, na internet. O Retrô, que despachou o treinador Felipe Bergantim, contratou Roberto Fernandes. Confundiram o famoso Beto Fernandes com o mineiro Mauro Fernandes, do Central. Logo agora que a Patativa é líder. Mas o equívoco logo foi desfeito. 

Foto: Reprodução

Comentários