Estreia vitoriosa de Dorival e o primeiro gol de Endrick

Foto: Rafael Ribeiro-CBF




Havia muita expectativa quanto à estreia do técnico Dorival  Júnior à frente da Seleção Brasileira. O adversário era a Inglaterra, uma das equipes do top internacional. E o novo treinador estreou com o pé direito, com uma merecida vitória por 1 x 0. É verdade que os ingleses, como não poderia ser, portaram-se à altura de seu prestígio. O gol só saiu aos 34 minutos do segundo tempo, marcado por Endrick. Ele tinha acabado de substituir Rodrygo. No amistoso desse sábado (23), no tradicional Estádio de Wembley, em Londres, o Brasil atuou de  uniforme azul e todos os jogadores traziam na camisa um selo em homenagem a Zagallo, que faleceu em janeiro de 2024. A partida também marcou a estreia de sete jogadores na Seleção: o goleiro Bento, os zagueiros Fabrício Bruno e Beraldo, o lateral Wendell, os volantes João Gomes e Pablo Maia e o atacante Savinho.

A verdade é que  a Seleção Brasileira não se intimidou, mesmo atuando na casa de um adversário que se mantinha invicto desde a Copa do Mundo de 2022. Aos poucos, o time foi se soltando e as chances surgiam a partir de jogadas rápidas e envolventes.

O Brasil foi o primeiro a perigar, com Vinicius Júnior. A Inglaterra foi à frente, mas esbarrou na firmeza dos zagueiros e do goleiro Bento. Jogo de certo modo parelho,. O Brasil esteve perto de marcar, com Paquetá, que carimbou a  trave, depois de uma blitz do ataque visitante. Posteriormente, Raphinha finalizou, aproveitando  uma bobeada de Maguire, tocando na saída de Pickford. A bola passou rente à trave.

Ritmo de jogo intenso na segunda fase.  Paquetá, de novo, quase abriu o placar aos 14 minutos. A partir dos 25,, houve alterações no time. Inicialmente, Paquetá e Rodrygo foram substituídos por Andreas Pereira e Endrick, respectivamente. Depois, Savinho entrou no lugar de Raphinha, e Douglas Luiz na vaga de Bruno Guimarães.

 Aos 34, após um desarme no meio do campo, Andreas Pereira lançou Vinícius Jr, que avançou e completou para o gol. A bola bateu em Pickford e sobrou livre para Endrick marcar. O garoto, de 17 anos, se emocionou na comemoração. Sabia que estava escrevendo seu nome na história de Wembley e também da Seleção Brasileira, pela qual fez seu terceiro jogo. O final da partida foi eletrizante, com a pressão da Inglaterra. No último minuto, porém, em contra-ataque, quase Endrick marcou mais um. Foi uma vitória maiúscula da Seleção Brasileira, com grande atuação de toda a equipe.

O Brasil jogou com Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell (Pablo Maia); João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Endrick) e Vinicius Jr (Bremer) .

Na próxima terça-feira (26), a Seleção Brasileira enfrenta a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri.

Inglaterra: Pickford; Walker (Konsa), Ben Chilwell (Dunk), Rice e Harry Maguire (Gomez); John Stones, Bellingham (Bowen) e Conor Gallagher (Mainoo); Watkins, Foden e Anthony Gordon (Rashford). Técnico: Gareth Southgate.


 

 

 

 

 

Comentários