NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

Foto: Reprodução Kleber Soares


ÍNDICE 1) Xô agonia, das Repúblicas Independentes do Arruda / 2) Até quando? / 3) Uma boa ajuda / 4) Briga, mas lá longe / 5) Escolinha do apito / 6) É a lei! / 7) Pernambuco na agenda da Fifa / 8) “Teje preso, teje solto” / 9) Pernambuco x Piauí / 10) Como estão

 



XÔ AGONIA, DAS REPÚBLICAS INDEPENDENTES DO ARRUDA

Nunca um time se mostrava tão carente como o Santa Cruz. Sua torcida padecia, ansiando pela concretização do grande sonho. Que não tinha relação com o título de campeão pernambucano. O que os tricolores almejavam era a classificação para a Série D, ou Quarta Divisão, do Brasileirão 2025. Os 35.023 tricolores – só alguns gatos pingados eram adversários – que foram ao Arruda na tarde deste sábado (2) reagiram freneticamente, com o gol salvador de Gilvan, aos 35 do segundo, exatamente três minutos após o “herói” do povão ter sido acionado pelo técnico Itamar Schülle. A Cobra Coral havia criado várias oportunidades, falhando na finalização ou vendo a bola esbarrar nos braços do goleiro Chapa. A possibilidade da vaga nas semifinais do Pernambucano e na Série D ir para os pênaltis fazia o desânimo percorrer as arquibancadas do Mundão, de ponta a ponta, à medida que o tempo passava. Foi quando Gilvan fez a galera feliz após um chute certeiro, em mais uma tentativa da Cobra Coral. Santa Cruz 1, Central 0. O sofrimento não se acabou de vez, já que o Central empreendeu uma reação final, tal qual a visita da saúde num moribundo, Porém, o goleiro William e seus companheiros de “cozinha” garantiram a felicidade da massa. Nas Repúblicas Independentes do Arruda já se respiram novos ares. Semifinalista, o Santa vai se concentrar nas duas partidas contra o Sport, no Arruda e na Arena, pela ordem. Porém, para os saciados torcedores do Santinha, depois da Série D o que vier é lucro.

ATÉ QUANDO?

Mais problemas na entrada dos torcedores no Colosso do Arruda. O primeiro tempo já estava perto do fim, e ainda havia uma multidão lá fora para entrar. Falsificação de ingressos e problemas nas catracas. E o povão sofrendo.

UMA BOA AJUDA

Parece muito, mas não é tanto por causa das despesas oriundas do próprio jogo. No entanto, os R$ 893.620,00 que o Santa Cruz arrecadou, não deixam de ser uma ajuda para quem está tão necessitado.

 BRIGA, MAS LÁ LONGE

Aconteceu neste sábado (2) em Belo Horizonte. Malfeitores do Atlético e do Cruzeiro se enfrentaram, um cruzeirense foi assassinado e outros quatro desordeiros foram parar no hospital. Não se tem notícia se alguém está no xilindró. Vale salientar que Atlético e Cruzeiro não se enfrentaram, embora tenham atuado na rodada. Mas cada um no seu jogo. Ambos jogaram na capital mineira.

ESCOLINHA DO APITO

Não faz muito tempo, em Pernambuco ex-árbitros eram contratados para dar aulas aos jogadores, advertindo-os sobre o comportamento ético durante o jogo. Claro que as faltas cometidas no ardor das jogadas são inevitáveis. Porém, certamente o atleta pensava duas vezes antes de assumir uma atitude como a que motivou a expulsão do atacante Paulo Sérgio, na vitória do Náutico sobre o Afogados por 2 x 0.  

É A LEI!

Há quem defenda Paulo Sérgio e condene o árbitro Anderson Luís Marques, sob a alegação de que se tratava de homenagem a uma facção da torcida alvirrubra. É bom lembrar que um ato daqueles, em nada enleva o espírito esportivo, sobretudo de um clube de tradição como o Náutico. Independentemente da intenção do jogador, o juiz cumpriu a regra, que não permite gestos obscenos por parte dos atletas, dirigidos a quem for.  Por fim, como dizia o célebre Sherlock, “é a lei!”

PERNAMBUCO NA AGENDA DA FIFA

Já partiu para seus pagos a Comissão da Fifa composta por 16 pessoas, que veio ao Brasil tratar da Copa do Mundo Feminina de 2027. A turma visitou o Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Fonte Nova (Salvador) e Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE). Uma decisão se a Copa vem para cá será anunciada em 17 de maio na Tailândia. Também estão no páreo os conjuntos “Bélgica, Alemanha e Holanda” e “Estados Unidos e México”.  

“TEJE PRESO, TEJE SOLTO”

Era assim que o inesquecível Garrincha costumava brincar com seus companheiros do Botafogo, incluindo o pernambucano Rildo. A “Lei Garrincha” há muito prevalece no futebol brasileiro, de Norte a Sul, entre as torcidas organizadas – para o mal. O cara é preso, mas horas depois está na rua, pronto para cometer novas maldades. Sempre falo da necessidade de uma legislação específica para enquadrar esses criminosos para valer. Era preciso que alguma coisa muito grave acontecesse para que se tomasse uma atitude para valer.  Depois do incidente que deixou  vários jogadores do Fortaleza feridos, parece que todo o Brasil deu a mão, como se cantava na Copa de 1970. O presidente Yuri Romão, do Sport, está à frente de um movimento no sentido de motivar os políticos e a Justiça, aqui e alhures, para entrarem para valer nessa guerra. A bem do futebol e de seus admiradores.  

PERNAMBUCO X PIAUÍ

Jogando pela Copa do Nordeste e não simplesmente treinando. É como Sport e Náutico estarão se preparando, no meio da semana, para a primeira rodada das semifinais do Pernambucano 2024 - Santa o Cruz x Sport, sábado 9, e Náutico x Retrô, domingo 10. O Náutico receberá o River terça-feira 5, às 19h; quarta 6, às 21h30, o Sport visitará o Altos. Trata-se de interessante duelo interestadual entre Pernambuco e Piauí, no Nordestão.

COMO ESTÃO

O Sport lidera o Grupo A, com 7 pontos em 4 jogos, e o Altos é o terceiro do B, com 6. O Náutico ocupa a quarta posição do Grupo B, e o River está em quarto lugar no A, com 6.




Comentários