NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão


 

Sport x Náutico agora pela Copa do Nordeste (Reprodução)




íNDICE: 1) Parece oco, mas não é. 2) De olho na decisão. 3) Sertanejo de raça, corpo e alma. 4) Beco sem saída. 5) Imagem de outro planeta. 6) A indesejada das gentes. 7) Vapt, Vupt. 8) Pernambuco-Bahia no apito. 9) Um artigo comovente sobre Dimas. 10) Árbitro à moda antiga. 11) Viva a liberdade! 12) O time deles.


 


PARECE OCO, MAS NÃO É

É assim que poderia  ser definido o Clássico dos Clássicos desta quarta-feira 20, sem ninguém nas arquibancadas. O Sport recebe o Náutico, na Arena, de portões fechados, por causa da punição que o STJD lhe aplicou. Jogo pela Copa do Nordeste, com transmissão da TV Jornal e muita rivalidade. Oco só na arquibancada, porém lá dentro cheio de luta, como sempre acontece nos duelos entre rubro-negros e alvirrubros.

DE OLHO NA DECISÃO

Além dos três pontos em disputa,  este Clássico dos Clássicos constitui uma oportunidade para uma avaliação dos torcedores, de olhos voltados para as duas partidas finais do Campeonato Pernambucano, (30/3) nos Aflitos e (6/4) na Arena.  

SERTANEJO DE RAÇA, CORPO E ALMA

Falo do desembargador Bartolomeu Bueno,  cuja paixão pelo Santa Cruz está levando-o à tarefa de trabalhar intensamente pelo soerguimento da maltratada Cobra Coral. Como sertanejo, doutor Bartolomeu sabe o que é enfrentar uma seca braba, como a que avassalou as Repúblicas Independentes do Arruda. Tricolores de fé devem se juntar a ele.




BECO SEM SAÍDA

Esta é a situação do Santinha. Como se sustentar nestes meses de inatividade? Antigamente havia uma sucessão de torneios, tipo Pernambuco-Paraíba, para movimentar os times, bem como jogos amistosos. Porém, na atual conjuntura tal prática torna-se muito difícil.

IMAGEM DE OUTRO PLANETA

É o que parece ter havido nos 14 minutos de espera do VAR para confirmar a anulação de um gol na partida Sport x Santa Cruz pelas semifinais do Estadual. É preciso que haja providências no sentido de evitar que o futebol pernambucano, tão mal visto, atualmente, por aí afora, volte a passar por tal vexame.

A INDESEJADA DAS GENTES

Em menos de duas semanas, ela levou três amigos. Pela ordem, Manoel Claudino Sobrinho, caruaruense domiciliado no Recife, apelidado de Mané Bolero; Dimas, o ex-zagueiro do Náutico, integrante da famosa zaga DD, com Douglas, há muitos anos morando em minha Santa Cruz do Capibaribe; e Vicente Lemos, antigo narrador de futebol nas Rádios Clube, onde trabalhamos juntos, Olinda e Jornal. Que o bom Deus os guarde e conforme os familiares.

VAPT, VUPT

Foi assim a passagem do técnico Roberto Fernandes pelo Retrô. Nada de novidade. Outros já entraram e saíram de lá em tempo recorde.

PERNAMBUCO-BAHIA NO APITO

Um baiano escalado para dirigir o Clássico dos Clássicos, na Arena Pernambuco, e um pernambucano em ação no BaVi, na Fonte Nova, nesta sexta rodada da Copa do Nordeste. Emerson Ricardo de Almeida Andrade comanda Sport x Náutico, e Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa) (foto) estará à frente de Bahia x Vitória.



UM ARTIGO COMOVENTE SOBRE DIMAS

Reproduzi neste espaço o artigo escrito por Clécio Dias, poeta e misto de romancista e historiador de Santa Cruz do Capibaribe, sobre o falecimento de Dimas Dantas. Este, nascido em Batalha, Alagoas, foi jogador (Náutico, Santos, Corinthians etc.). Depois atuou como advogado, empresário e político – chegou a vice-prefeito – na Terra dos Tecidos e das Gameleiras. Morreu no Recife, onde estava hospitalizado, vítima de um câncer. Clécio, com sua candura e suas minúcias comoveu muita gente, não só de Santa Cruz, mas do Recife e outras paragens.  

ÁRBITRO À MODA ANTIGA

Algumas linhas do divertido jornalista Aramis Trindade no seu livro “Beque de Espera”, publicado em 1989:

Argemiro de Sena, o popular Sherlock foi o maior árbitro que Pernambuco conheceu. Nem mesmo Sebastião Rufino conseguiu superá-lo. Tinha estilo próprio para expulsar jogador:

– “... vem cá ‘pilantra’, bota as mãos pra trás quando falar comigo que eu não sou teu ‘pareceiro’...” Tás expulso!... (Olhava o relógio de pulso)... “e se tu sai agora, ainda vai pegar a última sessão do Art Palácio, que tá passando Os Brutos Também Amam, com Allan Ladd!...”

Se era um cronista que o interpelava:

– “ ... Sherlock, foi pênalti ou não? O bandeirinha...”

– “Ô ‘pilantra’, eu termino te expulsando porque tu estás tumultuando meu trabalho.”

VIVA A LIBERDADE!

É o que deve estar comemorando Daniel Alves, em Barcelona. A liberdade provisória que a Justiça espanhola lhe concedeu não significa o fim da pena que lhe foi dada sob a acusação de abuso sexual. A folguinha custou uma multa de 1 milhão de libras, quantia equivalente a 5,45 milhões de reais.



 O TIME DELES

LUCIANA SANTOS (ministra de Ciência e Tecnologia) – SANTA CRUZ

RAIMUNDO CARRERO (jornalista e escritor) SPORT

ROBERTA JUNGMAN (colunista social da Folha de Pernambuco)-NÁUTICO.

 

 

Comentários