NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Reprodução You Tube


O Leão honrou a Terra dos Altos Coqueiros



ÍNDICE: 1) O Leão honrou a Terra dos Altos Coqueiros / 2) Como ficou / 3) Números do Nordestão / 4) Chances pernambucanas / 5) Futuro preocupa Timbuzada / 6) Santa e Portuguesa  / 7) Fera Sertaneja na Paraíba / 8) Agora, as finais / 9) Mais Copa do Brasil




O LEÃO HONROU A TERRA DOS ALTOS COQUEIROS

Em pleno aniversário da Revolução Pernambucana de 1817, o Sport reabilitou o futebol da Terra dos Altos Coqueiros no duelo Pernambuco-Piauí. O embate futebolístico foi iniciado terça-feira, 5, com a derrota do Náutico, em casa, para o River por 1 x 0. Este assumiu a liderança do  Grupo A da Copa do Nordeste e empurrou o Leão para a vice. Mas, seguindo o dito popular “alegria de pobre dura pouco”, vinte e quatro horas depois, ao derrotar o Altos por 2 x 1, em Teresina, o time da Ilha do Retiro defenestrou o tricolor piauiense e voltou a comandar o pelotão.

COMO FICOU

Encerrando-se às 19h desta quinta-feira 7, com Botafogo-PB x Fortaleza, em João Pessoa, a quinta das oito rodadas da Fase de Grupos do Nordestão teve estes resultados:

NÁUTICO 0 x 1 River

Altos 1 x 2 SPORT

Juazeirense 1 x 2 América-RN Maranhão 1 x 0 Treze

Vitória 3 x 1 Itabaiana

Ceará 1 x 2 Bahia  

ABC 2 x 2 CRB

NÚMEROS ATUALIZADOS DO NORDESTÃO

GRUPO A

1-Sport, 10

2-River, 9

3-Vitória, 8

4-CRB, 8

5-Maranhão, 8

6-Botafogo , 8

7-Ceará, 6

8-América RN, 4

GRUPO B

1-Bahia, 12

2-Fortaleza , 8

3-Altos, 6

4-NÁUTICO, 5

5-Treze, 5

6-ABC, 4

7-Juazeirense, 3

8-Itabaiana, 3

CHANCES PERNAMBUCANAS

Os quatro times mais bem colocados de cada um dos dois grupos classificam-se para o mata-mata das Quartas de Final. O Sport está encaminhado, lidera sua turma, com 10 pontos e ainda tem nove a disputar contra Náutico (c), ABC (c) e Juazeirense (c). Já o Timbu, como cantou Luiz Gonzaga, vai ter que percorrer uma légua tirana. Com cinco pontos pode chegar a 14. Seus adversários são Spo (f), CRB (c) e América (f).  

Hoje estariam nas Quartas, Sport, River, Vitória e CRB-pelo Grupo A,  Bahia, Fortaleza, Altos e Náutico pelo B. Bahia, Pernambuco e Piauí entrariam com duas equipes, cada, Alagoas e Ceará, com uma. Mas, calma, muita água há de correr ainda sob as pontes do Rio Capibaribe.

FUTURO PREOCUPA TIMBUZADA Decepção pela derrota para o River. Torcida do Náutico preocupada. Não por esta caminhada final no Pernambucano 2024 ou pela Copa do Nordeste. Mas pelo que virá depois, a Série C do Brasileirão. A equipe padece de carência técnica. Só espírito de luta não resolve. Erros de passe são uma constante, bem como falhas na finalização. Não adianta ofender os jogadores. São seres humanos, incapazes de realizar aquilo que não está ao seu alcance. Atacando pelas pontas, o time até que leva jeito, mas quando a bola chega à intermediária ou dentro da área, é onde a porca torce o rabo. Faz lembrar o capão, que fica rodeando a galinha o tempo todo, mas não sai daquilo. A galera que ver é seu time cantando de galo.

SANTA E PORTUGUESA

A imprensa nacional tem comentado, mesmo com alguma discrição, a classificação de Santa Cruz e Portuguesa de Desportos para o Brasileirão de 2025, não obstante ter sido para a Série D, ou seja, a Quarta Divisão. Ambos já estiveram no topo, como participantes da hoje chamada Série A e em dado momento ficaram fora de tudo. São clubes centenários, bastante  respeitados, apesar dos contratempos. A Portuguesa chegou a ser rebaixada para a Série B paulista, mas deu a volta por cima. O Tricolor do Arruda foi fundado em 3-2-1914, e a Lusa do Canindé em 14-8-1920. Têm, portanto,  110 e 103 anos de atividades, respectivamente. O Santa está nas semifinais do Campeonato Pernambucano, com Náutico, Retrô e Sport, e a Portuguesa vai encarar o Santos pelas Quartas de Final do certame paulista.

FERA SERTANEJA NA PARAÍBA

O Petrolina, que botou o paranaense Cascavel para rodar, numa partida emocionante, pelo placar de 3 x 2, faz nesta quinta (7), sua segunda intervenção na Copa do Brasil. A Fera Sertaneja enfrenta o Sousa, da cidade de Sousa, situada em pleno Sertão paraibano, a 432 quilômetros da capital João Pessoa, com população estimada em 66.997 habitantes. O Sousa eliminou um dos bambas do futebol brasileiro, o Cruzeiro, ao vencê-lo por 2 x 0, atuando em seu domínio, o Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão. O juiz será o capixaba Arthur Gomes Rabelo. Jogo marcado para 20h30.

AGORA, AS SEMIFINAIS

Entre nós, as atenções estão voltadas para a rodada de abertura das semifinais do Campeonato Pernambucano, nesse fim de semana. O Sport vai ao Arruda  sábado, 9, encarar o entusiasmado Santa Cruz, às 16h30, e o Retrô visitará o Náutico, nos Aflitos, no dia seguinte. Na volta, semana que vem, locais invertidos. É uma pena que os jogos sejam com torcida única. Assim decidiram as autoridades, procurando evitar as brigas entre desordeiros misturados com os torcedores. Infelizmente, quando não agem no estádio por causa do policiamento, os delinquentes vão badernar em outros pontos. Isso até quando for criada uma lei com força de tirá-los de circulação.

MAIS COPA DO BRASIL

Sport e Retrô, como se sabe, também estão na Copa do Brasil. Voltam a campo no meio da semana que vem. Quarta 13, o Sport recebe o Murici-AL, quinta-feira 14, o Retrô encara o Fortaleza, em Fortaleza.

Foto: YouTube

Comentários