NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

Foto: Reprodução Esportes DP


ÍNDICE: 1) Futebol dinâmico. 2) Esqueçam as festas. 3) Tem VAR no Nordestão. 4) Clube das Multidões. 5) Finais nordestinas. 6) Imprensadinho. 7) Renato Gaúcho caiu no chope. 8) Gozação baiana. 9) Reunião contra a violência. 10) Série A2 vem aí. 11) Ladróes bonzinhos. 12) O time deles

 


FUTEBOL DINÂMICO – Campeões no fim de semana, Sport e Ceará nem tiveram tempo para comemorar. Ao contrário de épocas passadas, quando em alguns lugares, Recife, por exemplo, havia passeata festiva, visita ao Morro da Conceição e recepções mil, às vezes até no Interior. Agora a dinâmica do futebol brasileiro não permite mais tais regalias.

ESQUEÇAM AS FESTAS – O Sport sagrou-se bicampeão pernambucano sábado (6), e segunda (7) já estava se preparando para o jogo dessa quarta (10) contra o Ceará, na Arena de Pernambuco, às 21h30, pelas Quartas de Final da Copa do Nordeste. O Vovô levantou a taça cearense domingo, evitando o Hexa do Fortaleza, e segunda, às 8h, entrava no avião para se deslocar até o Recife. Idem com os vice-campeões Náutico e Bahia, que se pegam, também nessa quarta, na Fonte Nova, no mesmo horário do jogo daqui.

TEM VAR NO NORDESTÃO – Não estava programado, mas devido à importância dos jogos, a CBF determinou o uso do VAR a partir destes jogos das Quartas até o fim da competição. É verdade que o árbitro de vídeo, aqui, acolá provoca celeuma, porém, de acordo com a sabedoria do povo “ruim com ele, pior sem ele”. Começa nesta terça, com o encontro CRB x Botafogo da Paraíba, às 20h, no Rei Pelé. Fortaleza e Altos só se enfrentarão sábado (20) por causa dos compromissos do Leão do Pici na Copa Sul-Americana.

CLUBE DAS MULTIDÕES – Embora sem chegar á final, o Santa Cruz teve a melhor média de público no Campeonato Pernambucano: 21.119. Os sete jogos realizados no Arruda atraíram 147.831 torcedores. O maior público no Mundão foi registrado na primeira semifinal, contra o Sport (1 x 1), com 35.601 pessoas. É uma pena um clube desse porte estar inativo, pelo menos oficialmente, até o próximo ano. 



FINAIS NORDESTINAS – Houve decisão em cada um dos três principais campeonatos do Nordeste no fim de semana passado. O maior público foi o da Arena Castelão – Ceará 1 x 1 Fortaleza (Cea 3 x 2 For nos pênaltis) – com 57.100 espectadores. Em seguida aparece a Fonte Nova – Bahia 1 x 1 Vitória – 48.587, e na Arena de Pernambuco – Sport 0 x 0 Náutico,  com apenas a torcida rubro-negra – 45.500. Capacidade oficial dos estádios: Arena CE, 63.903; Arena BA, 47.907; Arena PE, 45.440.

IMPRENSADINHO – No caso de Pernambuco, comparando-se o público divulgado da final, com a capacidade da Arena, depreende-se que 60 pessoas entraram na base do imprensadinho.

 RENATO GAÚCHO CAIU NO CHOPE – Depois de ter levado o Grêmio ao segundo heptacampeonato de sua história (2018/19/20/21/22/23/24), o primeiro foi de 1962 a 1968, o técnico Renato Gaúcho saboreou algumas canecas de chope ainda no calor da conquista. E não se fez de modesto. “Eu nasci para vencer”, disse entre um e outro gole do ‘precioso líquido’.

GOZAÇÃO BAIANA – A turma do Vitória, time do pernambucano Camutanga, não perdeu a oportunidade para ironizar o Bahia após a conquista do título da Boa Terra. O Esquadrão manda seus jogos na Arena da Fonte Nova, agora chamado pelos torcedores do Leão da Barra de “Fonte Nossa”.

REUNIÃO CONTRA A VIOLÊNCIA – Está  programada para esta terça, 16h, na sede da FPF, reunião da Comissão Permanente de Prevenção à Violência no Futebol. A imprensa pode participar, com críticas e sugestões. A Comissão existe desde 3 de março de 2024, com a finalidade de “debater, receber propostas e elaborar um guia de sugestões para atuação das forças de segurança nos eventos futebolísticos, bem como propor, medidas de enfrentamento à violência no âmbito das competições de futebol.” O presidente Aguinaldo Fenelon de Barros é muito interessado em acabar com o estado de beligerância dentro e fora dos estádios.

SÉRIE A 2 VEM AÍ – Vai em 16 de junho. Serão dez participantes, com o campeão e o vice subindo para a Série A1. Os dois últimos descem para a A3, que deve ser uma novidade este ano. Os participantes são:

ATLÉTICO PERNAMBUCANO (Carpina) CABENSE (Cabo de Santo Agostinho)

DECISÃO (Sertânia)

ÍBIS (Paulista)

IPOJUCA (Ipojuca)

JAGUAR (Jaboatão dos Guararapes)

TORRES (Recife)

VERA CRUZ (Vitória de Santo Antão)

VITÓRIA (Vitória de Santo Antão)

YPIRANGA (Santa Cruz do Capibaribe)

 LADRÕES BONZINHOS – Matheus Gonçalves, o jogador do Flamengo, assaltado, com fuzil na cara, segundo ele,  momentos depois de ter ajudado seu time a se sagrar campeão carioca, avisou que carro, celulares, bolsa e a medalha do título foram devolvidos. Ah, se todo ladrão fosse assim...

 O TIME DELES

BARTOLOMEU BUENO (Desembargador) – Santa Cruz

LEDA RIVAS (Jornalista) Sport

MÁRCIO MAIA (Jornalista)-Náutico


 

 

 

Comentários