COPA DO MUNDO FEMININA

 

Infantino, da Fifa, e Ednaldo,,da CBF, anunciam a vitória da candidatura brasileira (Foto:Fifa) 


 

Fifa aprova o Brasil e Pernambuco será uma das sedes



O Brasil foi escolhido na madrugada desta sexta-feira (17) para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. E Pernambuco será uma das sedes. Por sinal, a equipe nacional exibir-se-á na Arena Pernambuco, enfrentando a seleção da Jamaica, amistosamente, no sábado 1º de junho.

No Queen Sirikit National Convention Center lotado, em Bangkok, capital da Tailândia, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que o País vai sediar, pela primeira vez na história, o Mundial Feminino. O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74ª Congresso da Fifa. A candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78.

" Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história", comemorou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A Copa do Mundo Feminina será realizada pela primeira vez na América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada.

ESTÁDIOS ESCOLHIDOS

Beira-Rio (Porto Alegre)

Arena Corinthians (São Paulo)

Maracanã (Rio de Janeiro)

Mineirão (Belo Horizonte)

Fonte Nova (Salvador)

Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata)

Arena Castelão (Fortaleza)

Arena Amazonas (Manaus)

Arena Pantanal (Cuiabá)

Mané Garrincha (Brasília).

Por ser o país anfitrião, o Brasil já está automaticamente classificado. Com a disputa em casa, as mulheres sonham em conquistar sua primeira Copa do Mundo feminina. Na edição de 2023, o Brasil foi eliminado na fase de grupos.

Antes da votação dos delegados da Fifa, o Brasil já havia superado a candidatura conjunta de Bélgica, Países Baixos e Alemanha na avaliação técnica, recebendo nota 4 (de 1 a 5), contra 3,7 da proposta europeia.

Os inspetores da entidade destacaram o "grande impacto do futebol feminino na Região" com a disputa do Mundial feminino na América Latina.

SUCESSO ALMEJADO

"Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil", declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, após o anúncio da vitória da candidatura brasileira.

O torneio de 2023 acabou com o temor de que o aumento de número de seleções de 24 para 32 afetaria o nível da competição. Mais de 1,4 milhão de torcedores compareceram aos estádios da Austrália e Nova Zelândia.

A única nota amarga veio depois da final em Sydney, na qual a Espanha derrotou a Inglaterra por 1-0. O então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, provocou indignação ao beijar à força a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação e agora enfrenta um processo por agressão sexual. 

Foto: Fifa

 

 

Comentários