NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Sport e Fortaleza voltam a se encontrar (Reprodução Vinicius Caxangá)



ÍNDICE – Briga de leão grande / Eles já estão na rua / Praça de guerra / Liberdade, Liberdade / Não se emendam / Dia do Caldeirão / Salve o Bonzão / Um barco à deriva? / O Galo das Alagoas / E haja gol / Canarinhas no Arruda /Copa do Interior / Denô na areia / Líder ameaçado / Duelo arretado / O time deles



 

BRIGA DE LEÃO GRANDE – Neste domingo (26) haverá a volta do Fortaleza à Arena de Pernambuco. O pessoal do Tricolor do Pici ainda não se recuperou totalmente do trauma causado pelo atentado sofrido após o jogo anterior, oito quilômetros longe do estádio. Os agressores eram torcedores do Sport, o Leão pernambucano, que o Leão cearense volta a encarar. Quem vencer, vai à final da Copa do Nordeste, com o ganhador do duelo Bahia x CRB. Jogo de casa cheia.

ELES JÁ ESTÃO NA RUA – O que mais deixou os cearenses surpresos, e os pernambucanos também, foi o fato de alguns autores da agressão, que estavam presos, terem sido soltos, justamente em cima da nova partida. “Será que eles não poderiam esperar um pouquinho para sair?” – pergunta-se aqui e lá.

PRAÇA DE GUERRA – É mais ou menos como vai ficar a Arena de Pernambuco e suas imediações neste domingo. As autoridades policiais e civis tomaram providências para conter os criminosos que margeiam o futebol, embora eles estejam sempre saindo, ou entrando, de bandinha. Desde sua chegada, a delegação do Fortaleza está sendo vigiada. E protegida.   

LIBERDADE, LIBERDADE – Tópico da coluna do veterano  cronista  cearense Tom Barros, no DIÁRIO DO NORDESTE, de Fortaleza: “A turma que praticou o atentado contra o ônibus do Fortaleza já está em liberdade. Talvez até cantando “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas sobre Nós”. E não duvido que eles consigam estar no estádio, disfarçados de torcedores civilizados. Neste país chamado Brasil, eu não duvido de mais nada.” 

NÃO SE EMENDAM – O Sport tem sofrido sanções por causa do comportamento de maus torcedores, cuja presença nos estádios teria que ser impedida. O clube da Ilha do Retiro foi citado em súmula pelo árbitro nos dois últimos jogos em casa – contra o Avaí e o Atlético Mineiro – em função da má conduta de alguns fora da lei. Contra o Galo, copos com líquido, possivelmente água,  e até um chinelo foram atirados nos jogadores visitantes.   

DIA DO CALDEIRÃO – O Náutico reaparece diante de sua torcida, neste sábado (25). O Timbu, que não vinha recebendo torcedores nos seus jogos, punido que estava pelo STJD, por conta de ações nefastas cometidas por alguns desvairados, enfrenta o Remo, nos Aflitos, agora sob o calor de sua galera. Espera-se um comportamento condizente dos adeptos do Alvirrubro para evitar novas punições.

SALVE O BONZÃO – O boneco que ajudava a animar a galera alvirrubra, e que puxava a torcida Timbucana, “cassado” depois que dirigentes supersticiosos acharam que dava azar, foi, finalmente, absolvido e está de volta. Muito torcedor jovem vai ter a oportunidade de vê-lo no passo do frevo, alegrando as arquibancadas.    

O Bonzão vetado nos Aflitos (Arquivo)


UM BARCO À DERIVA? – Se não está, tem que apertar o nó. Falo de Mazola, o técnico do Náutico. Mal começou, já há gente querendo sua cabeça. Acham que a simples troca de treinador resolve a situação. É preciso ver o material humano que lhe é entregue. Guardo na memória uma frase do colega já falecido, o narrador Antônio Menezes, que certa vez, num momento polêmico, disse: “Mudam-se as pessoas, mas a situação é a mesma”. O pensamento do “filósofo” Menezes aplica-se muito bem ao Náutico e ao futebol brasileiro em geral.   

O GALO DAS ALAGOAS – O CRB foi a Fortaleza e eliminou o Ceará da Copa do Nordeste, vencendo o Vovô por 1 a 0. Nesse domingo, 26, encara o Bahia, em Salvador, em busca da classificação para a final. Trata-se de um clube que a cada ano sobe de cotação no cenário nordestino. Recentemente, em 6 de maio, lá mesmo, na capital cearense, Ceará 2 x 2 CRB pelo Brasileirão, Série B.

HAJA GOL! – O Jaguar não suportou a pressão e levou a maior goleada registrada até agora no Pernambucano Sub-20. O Náutico aproveitou-se da fraqueza do adversário e fez a festa: 8 x 0. O placar foi construído por Leandro Kauã (3), Kauan Maranhão (3) e Caio Soares (2).

CANARINHAS NO ARRUDA – Por se tratar de um jogo internacional, não foi possível levar para o Colosso do Arruda o amistoso entre as seleções femininas do Brasil e da Jamaica. Encontro marcado para o sábado 1º de junho, na Arena de Pernambuco, às 17h. Mas o Santa Cruz receberá as nossas canarinhas para os treinos no Recife.

Foto: Lucas Figueiredo-CBF


COPA DO INTERIOR  – As seleções das 31 cidades que participarão da competição de 2024 já começam a se mexer. O torneio é empolgante e reúne seleções municipais, do Litoral ao Sertão. A atual campeã é Paulista, recordista em número de conquistas, pois já levantou a taça quatro vezes.

DENÔ NA AREIA – Caminhando pela praia de Boa Viagem, cruzo com Denô (Sport, Náutico, Internacional, Fortaleza, Ferroviário-CE, tendo atuado também em Portugal, Arábia, China, África e Espanha. Não via Denô há muito tempo.  Hoje ele é treinador. Como jogador foi campeão pelo Sport em 1979 (Taça de Prata), 1980, 81, 82 (tri PE), Náutico, 1984, 85 (bi PE), Fortaleza (1987-CE) e Ferroviário (1988-CE).

LÍDER AMEAÇADO – O Santos perdeu para o América Mineiro por 2 x 1, nesta sexta (24), continua liderando a Série B, mas pode perder a liderança segunda-feira, 27, para o Goiás, que visita o Avaí. O G 4 da Série B está assim: 1º) Santos, 15; 2º) América-MG, 15; 3º) Goiás, 14; 4º) Sport, 12.

DUELO ARRETADO – É o que prometem neste sábado, no Estádio Paulo Coelho, em pleno Sertão, Petrolina e Retrô. Os dois representantes de Pernambuco na Série D vão se enfrentar às 16h, em Petrolina. Ambos fazem parte do Grupo 4. O time da casa está na sexta posição, com 4 pontos – 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, e o Retrô ocupa o terceiro lugar, com 7 pontos – 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Estádio Paulo Coelho (Arquivo do Blog)


O TIME DELES

Getúlio Cavalcanti (cantor e compositor) Santa Cruz

Mauro Shampoo (cabeleireiro, ex-jogador) Náutico

Romualdo Veras (médico) Sport

 

 

 

 

Comentários