NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Reprodução Esportes DP


ÍNDICE: A légua tirana da Timbuzada / O CT da Patativa / O Ninho do Gavião / As voltas que o futebol dá / Lembrando Alan Cole / Marta tricolor / O Leão volta à cena / Duelo do São Francisco

 



A LÉGUA TIRANA DA TIMBUZADA – Luiz Gonzaga cantou “ô que estrada mais comprida, ô que légua tão tirana...” A música do Rei do Baião cai inteirinha sobre a aventura do Náutico para chegar em Porto Alegre, onde enfrentará o São José segunda-feira, 3 de junho, pela Série C. Isso por causa da interdição do Aeroporto Salgado Filho, em face do dilúvio que caiu sobre o Rio Grande do Sul. A delegação sai nesta sexta-feira (31) do Recife, voando para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde faz conexão para Chapecó (SC). O trecho de 453 quilômetros entre a cidade catarinense e a Capital dos Pampas será percorrido de ônibus, em oito horas, com chegada na noite de sábado (1º). Ufa!  

O CT DA PATATIVA – Uma boa notícia chega de Caruaru, diretamente do mais do que centenário Central Sport Club – no  dia 15-06-2024, completará 105 anos de fundado. A Patativa vai incrementar seu centro de treinamento, visando a dar melhores condições de preparação às divisões básicas e certamente aos profissionais. Há muitos anos visitei o terreno, nas imediações do atualmente quase desativado autódromo de Caruaru. O Central projetava construir ali um novo estádio para substituir o Lacerdão. A ideia não vingou, porém o terreno continua sob a posse do Alvinegro.

Foto: Reprodução


O NINHO DO GAVIÃO – O concorrente do Central, o Clube Atlético do Porto (30-07-1993), já tem seu Ninho do Gavião. Este, além da função precípua de fomentar a formação de novos jogadores e de servir de local de treinamento para a equipe principal, sedia jogos oficiais, como os do Campeonato Pernambucano Sub-20 e outras divisões. Além disso, explora a parte social. Há pouco tempo participei de um casamento lá. Instalações espaçosas e bem equipadas.

AS VOLTAS QUE O FUTEBOL DÁ – O Paysandu, time dirigido pelo mineiro Hélio dos Anjos, que sentou praça mais de uma vez em Pernambuco, ainda festeja a conquista da Copa Verde, título obtido numa disputa com o Vila Nova (GO). Na primeira partida das finais, o Papão, jogando diante de sua torcida, em Belém, comeu de coco ao golear o alvirrubro goiano por 6 x 0. Quem esperava uma reação do Vila, no jogo de volta, viu foi o Paysandu manter sua superioridade e voltar a golear, é verdade que por um placar mais “modesto”: 4 x 0. Isso, em Goiás. Custa acreditar que se trata do mesmo Paysandu que está na zona de queda da Série B do Brasileirão, ocupando a 18ª posição.

LEMBRANDO ALAN COLE – Através do presidente Bruno Becker e do gerente de futebol Rodolpho Moreira, o Náutico entregou à capitã Allyson Swaby, da Seleção Feminina da Jamaica, uma camisa do Timbu, relembrando a passagem pelos Aflitos, em 1972, do centroavante jamaicano Alan Cole. Este foi descoberto pelo técnico Nelson Lucena, num amistoso do Alvirrubro, numa excursão pela área do Caribe,  contra a Seleção  Jamaicana. O jogador, considerado o Pelé de seu país, veio para o Brasil para jogar e também  pesquisar música, posto ser um seguidor da linha do célebre Bob Marley, seu amigo. Tinha como intérprete, na antiga concentração da Rua Santo Elias,  o saudoso repórter de rádio Vitório Mazzili, que era bom no idioma inglês. Entre os jogadores ele só aprendia mesmo palavrão.

Foto: Gabriel França-Náutico


MARTA TRICOLOR – A Rainha Marta, nascida no vizinho Estado de Alagoas, sairá de Pernambuco, depois do amistoso deste sábado (1º), na Arena, levando na sua bagagem uma camisa personalizada do Santa Cruz. A grande jogadora recebeu o manto tricolor, como presente, das mãos do presidente do Mais Querido, Bruno Rodrigues, no primeiro treino realizado pela Seleção Brasileira Feminina, no Arruda.

Foto: Reprodução Globo Eporte


O LEÃO VOLTA À CENA – É nesta sexta (31) contra o Goiás, fora de casa. A goleada de 4 x 1 sofrida para o Fortaleza ainda deve estar rondando a cabeça dos jogadores do Sport. Taça do Nordeste, agora, só para os dois finalistas, CRB e Fortaleza. O bicampeão pernambucano tem que se preocupar é em sedimentar seu caminho para o acesso à Série A. É com esse pensamento que os companheiros de Rafael Thyere adentrarão o gramado do Estádio Halé Pinheiro, em Goiânia, mais tarde. Às 21h30, o bicampeão pernambucano enfrentará o Goiás, outro candidato a uma das quatro vagas na Primeira Divisão para 2025. A equipe do Brasil Central está na terceira posição da Série B, com 14 pontos. Já o Sport, alijado do G 4, é o quinto colocado, com 12.  



CLÁSSICO DO SÃO FRANCISCO – A rivalidade entre a pernambucana Petrolina (354.317 habitantes) e a baiana Juazeiro (218.162), chegará ao auge nesse sábado (1º). A Juazeirense, certamente acompanhada de uma legião de torcedores, atravessará a Ponte Eurico Gaspar Dutra, que une as duas cidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Às 16h, o Cancão de Fogo e a Fera Sertaneja, como é conhecida o Petrolina, medirão forças no Estádio Paulo Coelho, em solo pernambucano. Jogo pela sexta rodada da Série D do Brasileirão, Grupo 4. O time da casa é o quinto colocado, com 7 pontos, e a equipe visitante ocupa a oitava e última posição, com 2. Uma hora mais tarde, também pelo Grupo 4, em Arapiraca (AL), o ASA (2º / 11) recebe o pernambucano Retrô (4º /7).

Comentários