COPA DO MUNDO DE CLUBES

 

Reprodução jornal Lance

 

No dia de São João, egípcio Ah Ahly, o maior da África, também festeja

 



 

Muita gente se surpreendeu diante da presença do  Ah Ahly Sporting Club na Copa do Mundo de Clubes, principalmente depois que o Milan Miami, com o argentino Messi, o uruguaio Luiz Suarez e outros jogadores importantes não conseguiu derrotá-lo.

O jogo Milan Miami x Ah Ahly abriu o campeonato, lembram-se? Houve empate por 0 x 0. E o goleiro do Milan Miami, o veterano argentino Oscar Ustary, de 38 anos ainda defendeu um pênalti. Durante a partida, Ustary fez defesas extraordinárias em vários ataques do Ah Ahly. Por isso foi escolhido o melhor em campo na eleição que a Fifa realiza a cada partida. É preciso lembrar que no outro lado, Mohamed Shenawy  também brilhou. Na segunda rodada, para vencer o time do Egito por 2 x 0, o Palmeiras teve que lutar bastante.

Vale salientar que o Al Ahly não é um simples pega na rua. Estará  completando 79 anos de atividades na próxima terça-feira, quando no Brasil se realizam os festejos juninos. Foi fundado em 24 de junho de 1946, na cidade do Cairo, a capital egípcia.

No momento, é considerado o melhor time da África.  Seu nome, traduzido para o português significa "O Nacional". Até aqui foi campeão do país dos antigos faraós 45 vezes, além de ter levantado a taça na Copa do Egito em 39  disputas. Ganhou em 12 oportunidades a CAF (Liga dos Campeões da Confederação Africana de Futebol), tendo brilhado ainda em oito edições da Supercopa da CAF e em quatro ocasiões na Recopa Africana, antecessora da atual Copa da CAF.

O Al Haly é recordista dos três primeiros torneios citados. Com 26 conquistas é o segundo maior do mundo em quantidade, atrás somente apenas do Real Madrid, que tem 33. Em 2000, o Al-Ahly foi escolhido pela CAF o "clube africano do século passado".


Comentários