BOLA DE OURO

 

O brasileiro do Barcelona ficou longe do pódio (Foto; reprodução CNN Brasil)


Raphinha, em 5º, brasuca mais perto do vencedor Dembelê

 

 

O Brasil já teve jogadores, mesmo atuando fora do País, no topo das premiações mundiais, como estes, os melhores do Prêmio Fifa:

Romário (1994)

Ronaldo (1996 e 1997)

Rivaldo (1999)

Ronaldo (2002)

Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005)

Kaká (2007).

A partir de Kaká alguns têm ameaçado chegar lá, mas ficam no meio do caminho.

Nesta segunda-feira (22), os vencedores da 69ª edição da Bola de Ouro, organizada pela Revista France Football, foram anunciados  no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Os premiados foram definidos por 100 jornalistas selecionados, dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa, com base em seu desempenho na temporada 2024/25. Na categoria masculina, a análise foi feita até a final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em 13 de julho. Na feminina, por sua vez, até a decisão da Copa América, conquistada pelo Brasil, em 2 de agosto.

Na votação para a escolha do melhor jogador do mundo, ganhou Ousmane Dembelé, do PSG.

A melhor colocação de um brasileiro foi o quinto lugar obtido por Raphinha, campeão espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha pelo Barcelona. Já Vinicius Jr., craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid  ficou com a 16ª colocação.

MELHOR JOGADORA

Vencedoras da Copa América, Marta e Amanda Gutierres concorreram a melhor jogadora do futebol feminino. As brasileiras Marta e Amanda Gutierres participaram, mas ficaram nas 12ª e 21ª posições. A eleita foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona.

MELHOR GOLEIRO

Gianluigi Donnarumma, italiano do PSG, venceu.

Campeão da Premier League, Alisson, titular do  Liverpool e da Seleção Brasileira, terminou na segunda colocação.

ESTEVÃO NO TROFÉU KOPA

Estêvão, revelado pelo Palmeiras e hoje no Chelsea, terminou em quarto lugar no Troféu Kopa, vencido pelo segundo ano consecutivo por Lamine Yamal, do Barcelona.

Comentários