NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: reprodução Folha PE / Paulo Paiva / SCR


2026 é logo ali / Outro Leão na Ilha / Se arrependimento matasse... / Quatro times e uma vaga / Agarrões e empurrões /  Beto no Galo de Campina / Justa homenagem no basquete / No Z4, dois pra lá e dois pra cá


 


2026 É LOGO ALI Continua repercutindo, e não poderia ser o contrário, a entrevista de Daniel Paulista, técnico do Sport, após a derrota para o Internacional, em Porto Alegre, por 2 x 0, domingo passado (19). Ao dizer que o clube deve começar a se organizar para a próxima temporada, o treinador deu o recado, com muita clareza.  Para ele, como  comandante da naufragada nau rubro-negra, a batalha pela permanência na Série A do Brasileirão está definitivamente perdida. Sendo assim, o Leão deve lançar suas vistas para a Série B 2026, pois 2025, já era. É tratar de passar por cima dos erros cometidos  e formar um elenco capacitado a levá-lo de volta à elite em 2027. Usando  a linguagem do boxe, Daniel, sem meias palavras, jogou a toalha!

OUTRO LEÃO NA ILHA – O Sport, cujo símbolo é um leão está acostumado a receber times igualmente simbolizados pelo rei das selvas. Entre outros, já pisaram o gramado da Ilha do Retiro, os Leões – do Pici (Fortaleza), da Barra (Vitória), Azul (Remo) – e por aí vai. No próximo sábado estará em ação no reduto leonino, o Leão Caipira. É assim que é apelidado o Mirassol, da cidade paulista de Mirassol. Para quem não está acostumado com o linguajar do Sudeste, caipira é para nós, o matuto. Pois é, o Leão mirassolense, que entrou na Série A, para muitos, como um simples passante e candidato à degola, vem aí na condição de sensação do Brasileirão. É o quarto colocado e ainda festeja a lapada de 3 x 0 no poderoso São Paulo. No momento, à sua frente, apenas Palmeiras (1º), Flamengo (2º) e Cruzeiro (3º). Em 29 jogos, até agora, 52 pontos, 14 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. Já o tricampeão pernambucano soma 17 pontos em 28 jogos: 2 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Diante de tanto estrago que o incrível Mirassol tem feito, a essa altura, o Leão da Ilha deve estar com a juba de molho.

SE ARREPENDIMENTO MATASSE... – Daniel Paulista comandava a equipe do Remo, que fazia boa campanha na Série B, caminhando para A. Deixou o Leão Azul para assinar com o Sport, certamente por um salário maior e em busca de projeção na Primeira Divisão, que não conseguiu. Queimou o filme junto ao clube paraense, que, dirigido por Guto Ferreira marcha no rumo do acesso. Faltando cinco rodadas para cumprir sua trajetória, o Remo está em 4º lugar no G4, que tem ainda, Coritiba (1º), Chapecoense (2º) e Criciúma (3º). No calo deles, Novorizontino, Goiás, Athletico Paranaense e Cuiabá.

QUATRO TIMES E UMA  VAGA – A Arena de Pernambuco vai ter um fim de semana de decisões. Sairão dos jogos Vitória x Centro Limoeirense (sábado, 25) e

América (invicto) x Caruaru City (domingo, 26), ambos às 15h, os dois finalistas do Campeonato Pernambucano da Série A2. O campeão garantirá presença na Série A1 de 2026. Semifinais e final, esta no fim de semana seguinte, terão apenas ida. Empate nos 90 minutos, decisão por pênaltis. Na fase classificatória a pontuação do quarteto semifinalista foi esta: 1º) América, 22 pontos; 2º) Centro Limoeirense, 14; 13º) Caruaru City, 13; 4º) Vitória, 13. Obs.: vantagem do City no saldo de gol.

AGARRÕES E EMPURRÕES – Sob  a complacência dos árbitros,  é o que mais se vê nos gramados brasileiros, independentemente da divisão que esteja sendo jogada. A pancadaria corre solta para desagrado de quem vai ao estádio para ver um bom futebol. Jogadores simulam contusões, muitos passando a mão no nariz ou num olho, quando a pancada, se existiu, foi na barriga ou numa perna. No recente Flamengo 3 x 2 Palmeiras – erros técnicos da arbitragem à parte – houve momentos que só são vistos em peladas. E os tribunais precisam ser rigorosos, agora que podem ver a reprodução das jogadas repetidas vezes. Como se dizia antigamente, tibe!

BETO NO GALO DE CAMPINA – O Treze de Campina Grande já está se organizando para o Campeonato Paraibano e  outras competições das quais participará em 2026. Uma das primeiras providências neste sentido foi a contratação do pernambucano Roberto Fernandes, Beto para os mais chegados – para  comandar a equipe.

JUSTA HOMENAGEM NO BASQUETE – Será no domingo 2 de novembro, no Clube Português do Recife, o “Encontro do Basquete Pernambucano Núbio Gomes”. Veteranos e novatos do bola ao cesto estarão vivendo momentos de plena confraternização. O homenageado, em memória, era filho do ex-jogador de futebol do Náutico e treinador Caiçara e de sua esposa Carminha, ambos falecidos. Núbio desde cedo dedicou-se ao basquete, tendo morrido no Ceará, onde foi treinador e professor universitário. Tinha um grande círculo de amizade lá e cá.

NO Z4, DOIS PRA LÁ E DOIS PRA CÁ –  No quarteto da queda, na Série A,  Sport e Fortaleza perderam na 29ª rodada, que terminou nessa segunda-feira (20), enquanto Juventude e Vitória venceram. Vejamos:

Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza

Internacional 2 x 0 Sport Juventude 1 x 0 Bragantino Santos 0 x 1 Vitória.

Foto: reprodução Folha PE / Paulo Paiva / SCR

Comentários