O DONO DA BASE




Conta o cronista esportivo cearense Alberto Damasceno, o descobridor de Dedeu, no seu livro Presepadas no mundo da bola, uma história dos bons tempos do Calouros do Ar, time que representava a Base Aérea de Fortaleza no Campeonato Cearense, assim como o Asas participou em certa época, do Pernambuco, com o Aval da Base Aérea do Recife, só que de forma mais modesta. Vejamos, então::

Em 68, o Calouros (do Ar) era uma parada. Foi até para o Nordestão e fez bonito. A diretoria, presidida pelo então capitão Cláudio Coutinho, tinha todo o apoio da Base Aérea, com praças e oficiais presentes aos treinamentos e jogos.

Num dos jogos pelo Regional, o presidente Coutinho convenceu o comandante da Base a comparecer ao PV. O homem foi, todo dentro dos trinques, como se dizia, viu a vitória do Calouros sobre o Sport de Pernambuco por 2x0, e após o jogo compareceu ao vestiário, acompanhado do presidente.

Araca (o jogador Aracati) dá um abraço no homem, e como acabara de sair do banheiro, deixa-o todo molhado, logo ele que estava ali à força, que não tinha lá essa simpatia por futebol e principalmente por jogadores.

Mas, o Araca abriu a porta do vestiário e chamou alto:
– Zé, ô Zé, cadê tu, home?
E o cara chegou. Aracati o puxou pelo braço e apresentou:
– Zé, esse aqui é o bonzão lá da Base. Ele que manda em todo mundo. O home é o dono da Base...
E se dirigindo ao oficial:
– Chefe, esse aqui é o Zé, meu irmão. Zé, dá um abraço no home.
– Puxa, Araca, tu tem cartaz, hein? Conhece até o dono da Base.
 E o visitante não conseguiu escapar do segundo abraço.



Comentários