TOCO, TRAVO E CANELA

Fortaleza vice-campeão brasileiro em 1960. Em pé, Pedrinho Simões, Mesquita, Toinho, Sapenha, Célio e Ninoso; agachados, Moésio, Nagibe, Walter Vieira, Charuto e Bececê

CHARUTO E BECECÊ
Depois de perder por 4x1, em Salvador, o Vitória baiano sofreu outra goleada do Palmeiras, na decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Levou uma tunda, como se dizia antigamente, de 5x2, no Allianz Parque, e viu o Verdão fazer a festa. No contexto, Palmeiras 9, Vitória 3. De qualquer forma não é desprezível o vice-campeonato nacional alcançado pelo rubro-negro baiano.
O vexame dos garotos baianos diante do Porco, faz-me lembrar 1960, quando o mesmo Palmeiras conquistou seu primeiro título nacional. Foi campeão da Taça Brasil, hoje Copa do Brasil. Participavam, apenas, os campeões estaduais, e a competição era regionalizada. O vice-campeão foi o hoje centenário Fortaleza, da famosa ala esquerda (meia e ponta) Charuto e Bececê, do lateral esquerdo Ninoso e do zagueiro Sapenha. Com outra cara, é claro, é o mesmo Fortaleza, que, comandado por Rogério Ceni, está voltando à Série A, talvez como campeão da B. Naquela época, o Tricolor do Pici saiu fazendo miséria no Nordeste. Eliminou seguidamente ABC, Moto Club, Bahia e Santa Cruz, e classificou-se para encarar o Verdão na disputa do título.
Encarar, virgula, porque em Fortaleza, os companheiros do grande ponta-direita Julinho, venceram por 3x1, e em São Paulo, arre égua, meteram um acachapante 8x2, nos cearenses. Palmas para Charuto, que teve a honra de balançar a rede do gaúcho Valdir em dose dupla. O goleiro do Fortaleza era Pedrinho Simões. Nada a ver com Pedrinho Cruz, da época do pentacampeonato coral, egresso da Terra de Iracema. Na equipe nordestina havia o jovem Benedito, que mais tarde viria para o Náutico, e Walter Vieira, baiano, que defendera o Timbu.
No Palmeiras brilhavam o volante pernambucano Zequinha e o centromédio carioca Aldemar, supercampeões de 1957 pelo Santa Cruz. O zagueiro central era Valdemar Carabina, que anos depois esteve várias vezes em Pernambuco, como treinador.
Bom, apesar do desastre, o Fortaleza nunca deixou de se orgulhar da sua condição de vice-campeão brasileiro. E para terminar a aventura, o veloz Bececê, que tinha sido artilheiro do Campeonato Cearense do ano anterior, com 21 gols, terminou sendo contratado pelo seu algoz, o novo campeão do Brasil, Sociedade Esportiva Palmeiras.
FORTALEZA ‘BAIANO’
Ainda o Fortaleza. Outro dia comentei sobre o erro, certamente de digitação, constante no noticiário publicado pelo site da CBF ao escrever Náutico-PB em vez de Náutico-PE.Pior acaba de acontecer com o Bahia. Relata o jornal A Tarde: “O Bahia alfinetou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em seu perfil no Twitter depois que a entidade confundiu o clube baiano com o Fortaleza ao parabenizar o Atlético-PR pela triunfo na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na postagem, o Esquadrão disse que precisaria ser mesmo uma fortaleza para aguentar os erros da arbitragem e ironizou: ‘Valeu, Concacaf!’. O time cearense também respondeu ao erro da Conmebol e esclareceu que não participa da competição.”
FORRÓ EM LIMOEIRO
Para o duelo desta sexta-feira (26), no Estádio José Vareda, só está faltando Jackson do Pandeiro que, se não criou, deu ênfase ao rojão. Talvez até roubasse a cena ao puxar seu Forró em Limoeiro, cuja primeira estrofe valoriza o furdunço da terra do célebre coronel Chico Heráclio: “Eu fui pra Limoeiro / E gostei do forró de lá / Eu vi um ‘caboco’ brejeiro / Tocando a sanfona, entrei no fuá.”
Na Princesa do Capibaribe, a bola rola a partir das 20h, na partida de volta entre o Centro Limoeirense e o Serrano, de Serra Talhada, em busca de uma vaga na final da Série A 2. Depois do 1x1, no jogo de ida, alguém ter que ganhar, nos 90 minutos ou nos pênaltis, se houver novo empate. O vencedor se candidata para decidir o campeonato, e o acesso à  Série A 1 2019, com o Petrolina. O experiente Nielson Nogueira Dias comandará o jogão, tendo como assistentes, Clovis Amaral da Silva e Marcelino Castro de Nazaré. O quarto árbitro será Cesar Pereira Leite.
BRAÇADAS NA ILHA
Nesta sexta-feira (26), a partir de 18h, continua o Campeonato Pernambucano Absoluto de Natação, no parque aquático da Ilha do Retiro, com a presença do anfitrião Sport, AABB, Português, Santa Maria e Sesc/PE. O início foi ontem, e a última etapa acontecerá nesse sábado (27), a partir de 7h, com intervalo para o almoço e reinício das provas, às 14h30.




·          

Comentários