Agressão ao árbitro leva FPF a punir Santa Cruz


A Federação Pernambucana de Futebol teve quebrada nesta sexta-feira (30) a habitual calmaria reinante quando se aproxima o fim do ano. Faltando três dias para os funcionários entrarem em férias coletivas houve bastante movimento..
As ocorrências registradas, ontem, na Arena de Pernambuco, quando várias pessoas identificadas pelas indumentárias, como sendo ligadas ao Santa Cruz – eram, no mínimo torcedores – agrediram o árbitro Tiago Nascimento.
O fato ocorreu instantes após o encerramento do encontro Santa 2 x 3 Porto, tendo o time do Interior se sagrado campeão pernambucano sub-20. As investidas contra o juiz do jogo tiveram lugar num dos corredores do estádio, quando o quarteto seguia para o vestiário.
– Cinco já foram identificados. A Arena tem colaborado conosco, fornecendo as imagens. Uma delas, depois de feita a comparação, casa perfeitamente com uma pessoa que descia do ônibus (do Santa Cruz). Não foi um ato isolado, foi uma ação realizada por várias pessoas, disse Salmo Valentim, presidente da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), no cargo, há um mês.
Para Emerson Sobral, o presidente da Ceaf (Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol), é impossível crer que gente diretamente ligada ao futebol tenha cometido um ato tão insensato.

FORA DO CAMPEONATO
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, advogado atuante, puniu o Santa Cruz, excluindo-o do Campeonato Pernambucano Sub-20 do próximo ano.
O documento produzido pela FPF argumenta que “a segurança na parte interna (acesso, cadeiras, zona mista), cabia nesse evento ‘exclusivamente’ ao clube mandante”.
Diz a nota ter sido fundamental “a prova inconteste produzida pelo sistema de monitoramento da Arena”.
Depois de contar com um parecer favorável da Comissão de Ética da própria federação, esta resolveu banir todos, dirigentes, colaboradores e funcionários envolvidos nas agressões.
COPA SÃO PAULO
Um relato circunstanciado das ocorrências foi enviado à Federação Paulista de Futebol, no sentido de que a punição ao Santa Cruz se estenda à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. O Tricolor representará Pernambuco, juntamente com Náutico, Sport e Porto.
JOGO DO NORDESTÃO
Dois dias após a confusão, na qual os jogadores não se envolveram, é bom que se diga, o time sub-20 do Santa Cruz volta a campo neste sábado (1º). Às 15h, a Cobra Coral recebe o América, na última rodada da primeira fase.
O Santa lidera o Grupo D, com 10 pontos, seguido do ABC, com 9. Os dois disputam a vaga do grupo para as semifinais. O ABC encara, em casa, o já eliminado CSA. O América, adversário do Santa, a nada aspira.


Comentários