Futebol e essa coisa toda


O técnico Lourival Lindoia, como jogador teve uma extrema dedicação ao Náutico e por isso será um dos técnicos do time master timbu na reabertura dos Aflitos. Veja na coluna este e outros assuntos

RECONHECIMENTO


Lourival, o ex-volante do Náutico, está feliz por ter sido um dos três técnicos escolhidos para dirigir o time máster alvirrubro na preliminar do amistoso internacional que o atual campeão pernambucano fará contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, em 16 de dezembro, na reabertura dos Aflitos. Ele executou um trabalho na base do Náutico, juntamente com o recém-falecido Gena, mas a dupla caiu com a saída de Ivan Brondi. É o segundo jogador em número de partidas vestindo a camisa alvirrubra. Perde para Kuki por apenas um jogo: 384 a 383. Entre outros, defendeu o Santa Cruz e o Guarani-SP, mas o clube com o qual se identifica é o Náutico.
– Tive uma vida lá dentro e no começo cheguei até a morar debaixo das arquibancadas – afirma Lourival.

A missão é simbólica, é verdade, mas procurará cumprir o seu papel com muito orgulho ao lado de Muricy Ramalho, técnico bicampeão estadual em 2001/02 e Roberto Fernandes, que dirigiu a timbuzada em quatro oportunidades.

A foto abaixo é de uma formação do Náutico no tempo de Lourival. Em pé, Edson Cimento, Heitor, Edson Gaúcho, Manguinha, Paulo Roberto, Alfredo Santos e Waldir - massagista; agachados, Jarbas, Baiano, Lourival, Nunes e Ademir Lobo.




UNIÃO DA ILHA

Milton Bivar, Augusto Carreras e Eduardo Carvalho. Os três estão registrados oficialmente para concorrer à presidência do Sport, agora em dezembro. Milton já foi presidente e seu nome vinha fermentando há algum tempo. Dos três é o que tem mais vivência no clube. Mas é bom não esquecer que Augusto passou duas vezes pelo futebol rubro-negro, e Eduardo está ligado ao Leão desde a infância, via o avô, Carlos Kock, e o pai, Arthur Carvalho. Seja quem for a ocupar a cadeira presidencial, é preciso unir esforço e gente para tirar o Sport da situação caótica a que chegou.


CAMPO NEUTRO

Clássico dos Clássicos decisivo do Campeonato Pernambucano Feminino. O primeiro jogo, com mando do Náutico, foi em Ipojuca. O segundo, nesta quarta-feira (28), com chamada do Sport, será em Paulista. Portanto, campo neutro nas duas partidas finais.


EM ALTA

O torcedor cearense, rivalidade à parte, pode se orgulhar de contar com seus dois principais clubes na próxima edição do Campeonato Brasileiro. Isso já houve, mas na época em que os times eram divididos em grupos, portanto, antes de ser adotado o sistema de pontos corridos. Pode-se até dizer com muita propriedade que Fortaleza é atualmente a capital futebolística do Nordeste. Com o Fortaleza e o Ceará na Série A, o Estado do Ceará leva vantagem para Pernambuco, que só terá um, se o Sport conseguir escapar da degola, ou nenhum, e sobre a Bahia, que só conta com o Bahia, posto que o Vitória foi degolado. Além de o Fortaleza ter sido campeão em 2018 da Série B, o Ferroviário conquistou a D e vai disputar a Série C.   


DEFENSOR DO YPIRANGA


É louvável a luta do desportista Carlos Augusto Balbino, conhecido como Carioca, pela recuperação do Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe. Uma espécie de documentarista fotográfico da cidade, fazendo os santa-cruzenses conhecerem ou reviverem momentos históricos da Terra da Sulanca, via fotos antigas nas redes sociais. Ele está sempre estimulando ou criando campanhas em favor da Máquina de Costura que, no momento, não vive uma boa fase.

TIRO CURTO

DEPOIS de uma batalha intensa, o Náutico conseguiu um patrocinador master. É o Real Hospital Português, instituição tão tradicional no Recife, como o clube dos Aflitos. *** CACHOEIRINHA e Paulista são os finalistas da Copa do Interior. A primeira partida será domingo (2), em Cachoeirinha. *** SANTA CRUZ e Porto decidirão o Campeonato Pernambucano Sub-20 nessa quinta-feira (29), às 20h, na Arena de Pernambuco. No primeiro jogo, disputado em Caruaru houve empate por 2 x 2. *** LEANDRO COSTA está de volta ao Central. Depois de participar, este ano, do Campeonato Pernambucano e da Série D pelo Alvinegro, o atacante reforçou o Santa Cruz. Mas agora retorna às hostes centralinas. *** BETO MONTEIRO, o pernambucano que brilha na competição dos caminhões, foi campeão em 2017 da primeira Copa Truck, substituta da FórmulaTruck, que foi extinta.  Domingo haverá a prova final da temporada atual, em Curitiba. O campeão Beto chega lá como quinto colocado no geral.

AO REDOR DO TEMPO



Paranhos,Volnei e Fraga. O primeiro é alagoano e vestiu a camisa do Santa Cruz, depois de ter defendido o CSA e o São Paulo.

Volnei, um grande goleador, nascido em Limeira-SP, fez a torcida tricolor de Pernambuco vibrar muitas vezes com seus gols maravilhosos.

E Fraga foi um lateral esquerdo saído da base do Santinha.

A foto é de 1979, ano em que o Santa conquistou um de seus bicampeonatos. O Mais Querido brilhava, não apenas no futebol pernambucano, mas no panorama nacional.  

O TIME DELES

Ira Oliveira (Editoria de Artes do Jornal do Commercio) – Santa Cruz
Jarbas Vasconcelos (deputado federal) - Sport
Otto (cantor- Náutico


Comentários