Futebol e essa coisa toda


O Sport tem terá a missão de dobrar o São Paulo, no Morumbi, e revigorar suas forças na tentativa de evitar o rebaixamento.

HAJA CORAÇÃO!

Nesta segunda-feira, o Brasil inteiro estará de olho no jogo São Paulo x Sport, às 19h, no horário do Nordeste. A torcida rubro-negra confia, desconfiando. Será que Hernane Brocador sairá do limbo e mostrará suas afiadas garras ao Tricolor do Morumbi? Quem sabe? O futebol vive de “heróis”, mesmo temporários.


O tricolor paulista busca o quarto lugar, que o levará a evitar a pré-Libertadores, entrando de cara na competição continental.  Portanto, não haverá moleza. A situação do Sport é crítica, principalmente após Chapecoense (41 pontos) e América-MG (40) terem se dado bem na 37ª rodada.

SEM EMOÇÃO

O Palmeiras foi campeão sem muita emoção porque na prática já tinha sido. Por isso ainda há por esse Brasil afora quem lamente a falta de uma final, envolvendo duas equipes, como acontecia antigamente. Este pode ser o lado ruim do Brasileirão. Por outro lado, trata-se do critério mais justo para indicar o campeão. 

Beneficia-se a regularidade e não apenas o fulgor momentâneo de uma equipe. Isso em se falando de um campeonato que chega a ter 38 rodadas, como é o caso do nosso. Também já se sabe que, mesmo ainda faltando uma rodada, ninguém tira o vice-campeonato do Flamengo.

VÁRZEA E CASCALHO

É inadmissível que em pleno século XXI ocorra o que aconteceu no fim de semana na Argentina. Final inédita da Libertadores com dois times locais, e o jogo é adiado por falta de condições para sua realização. Isso depois que o povo que lotava o estádio foi convidado a ir embora para voltar no dia seguinte. Não houve dia seguinte. Não aconteceu um tumulto porque se tratava de jogo de uma torcida só, a do River.

Na partida anterior só os torcedores do Boca tiveram o direito de assistir “in loco”. Isso por si só mostra o grau de intolerância ou de perversidade, digamos assim, a que chegou o futebol argentino, um dos mais tradicionais do mundo. O ônibus do time visitante foi apedrejado e jogadores tiveram que ser medicados. Nem no futebol suburbano de antigamente, fosse na várzea ou no cascalho, acontecia isso.

LEOAS NA FRENTE

O Sport abriu vantagem na final do Campeonato Pernambucano Feminino. Derrotou o Náutico, nesse domingo (25), por 1 x 0, no Estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca. Na preliminar, na disputa do terceiro lugar, Ipojuca 3 x 0 Centro Limoeirense.

O jogo que apontará o campeão será quarta-feira (28), às 15h, na Ilha do Retiro. As meninas do Sport só precisam empatar. Mas a timbuzada, mesmo jogando no terreno ‘inimigo’ promete reagir.

TUDO IGUAL

No primeiro duelo entre Porto e Santa Cruz, na disputa do título de campeão pernambucano sub-20, deu empate por 2 x 2. Jogo realizado em Caruaru. A decisão será sábado (1º), no Arruda, às 15h. O vencedor leva a taça, Outro empate provoca cobrança de pênaltis.

INSPIRAÇÃO

A presença no estádio, da festejada Marta, deve ter inspirado o atacante Neto Berola na goleada do CSA diante do Juventude, em Caxias do Sul. O baiano marcou três, incluindo dois golaços, na vitória alagoana por 4 x 0 sobre os gaúchos. Seu feito foi determinante para a consolidação do acesso do azulino das Alagoas ao primeiro plano do futebol brasileiro.

POR FALAR NISSO...

Já que estamos falando de Alagoas, não podemos deixar de lembrar que o técnico Roberto Fernandes pegou o CRB no rebolo de baixo. Deu ao time uma coramina, ou seja uma lição de coragem, e evitou que o Galo fosse fazer companhia a Náutico e Santa Cruz na divisão de baixo, ou seja, a Série C. Ficou em 12º lugar e continua na B. No elenco estava Everton Sena, ex-Santa Cruz.

CENTENÁRIO

Louve-se a criatividade do diretor de marketing do Central, Caetano Neto, ao criar o selo “100Tral”, comemorativo do centenário do tradicional clube de Caruaru, que está por vir. Lembro-me de quando eu e Kleber Medeiros criamos um jornalzinho que era distribuído nos Aflitos, em dias de jogos. 

Estávamos procurando um nome para a publicação, quando o jornalista Marcelo Aragão teve o estalo: “Por que não “JorNau?” Heureca! Marcelo participa hoje deste blog e divide comigo a assessoria da ABCC (Associação Beneficente Criança Cidadã) nhoque se refere à divulgação das atividades esportivas.

GIULITE NO QUADRADO

Reunião no Arruda em torno de Giulite Coutinho, às vésperas de um amistoso da Seleção. O presidente da CBF queria que o Santa Cruz retirasse os painéis de publicidade existentes no estádio para manter apenas os da entidade que dirigia. Vemos, sentados Marcos Vinicius Vilaça, governador Marco Maciel, Giulite, André Alves de Paula e Enock Coutinho; em pé, (não identificado), Lenivaldo Aragão, Alfredo Augusto Msrtinelli, (NI), Mauro Godoi, Júlio José, Dilson Cavalcanti (presidente da FPF), Vanildo Ayres e João Caixero.



O TIME DELES

Alceu Valença (cantor e compositor) – Sport
Roberto Vieira (oftalmologista, escritor e blogueiro – Náutico
Sebastião Oliveira (médico e deputado federal) – Santa Cruz






Comentários