Campeões do mundo nos Aflitos


Década de 1980. Numa certa manhã, depois de um treinamento, os jogadores do Náutico eram surpreendidos com a presença, no velho Estádio dos Aflitos, dos campeões mundiais Vavá (pernambucano que brilhou em 1958/62, na Suécia e no Chile) e Jairzinho (carioca-1970, México). Com eles, Ademir, pernambucano, vice-campeão no Mundial de 1950, no Brasil. Os três eram ciceroneados por Erick (ex-Náutico, Sport e América), que trabalhava no Bandepe, banco estadual de Pernambuco. 

Eles faziam parte de uma campanha nacional em benefício dos meninos de rua. A foto mostra a partir da esquerda, Vavá, Ademir, Erick, Lourival (Náutico), Jairzinho, Ademir Lobo, Marola e Café. Este atuou no Santa Cruz. Ademir Lobo e Marola eram do Timbu. É bom saber que este Marola nada tem a ver com o outro, que, muita competência, integra a equipe de esportes da Rádio Transamérica.



Vavá e Ademir projetaram-se nacionalmente no Rio, mas começaram a carreira no Recife. Em épocas diferentes saíram do Sport para o Vasco da Gama. Vavá ainda era amador, no entanto, Ademir deixou sua cidade natal, como profissional, tendo brilhado na célebre excursão que o Sport, comandado pelo uruguaio Ricardo Diez, realizou ao Centro-Sul, de meados de dezembro de 1941 ao início de março de 1942. O Leão tinha sido campeão pernambucano invicto e fez muito sucesso lá fora.
. 

Comentários