Futebol e essa coisa toda


CALDEIRÃO FERVENTE

Os alvirrubros ainda sentem a emoção da ‘volta pra casa’, principalmente porque seu time passou a ocupar novamente algum espaço na mídia nacional. Retorno emoldurado por uma vitória internacional – 1 x 0 sobre o argentino Newell’s Old Boys.

É verdade que isso não quer dizer tudo, mas já é um passo valioso. Para o ‘caldeirão’ ferver mesmo, é preciso que a equipe faça por onde. Vêm aí competições importantes, que são o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste,  a Copa do Brasil e a Série C – Terceira Divisão – do Campeonato Brasileiro.

Divulgação


No ano passado, tanto o Náutico, como o Santa Cruz fracassaram na hora decisiva da Série C porque seus adversários no mata-mata eram melhores. O Náutico diante do Bragantino dava até pena. Não tenho dúvida de que jogando em seu estádio, o Timbu, como qualquer outra equipe que atua em casa, se revigora, mas é bom lembrar que torcida ajuda, mas não joga. Porém, a reutilização do Estádio Eládio de Barros Carvalho dá um novo e grande ânimo a um clube que parecia patrimonialmente deserdado.



E A ARENA?

Chega a doer só em pensar no futuro pouco animador reservado para a Arena de Pernambuco neste momento. Sua construção num local inadequado atendeu à necessidade, quase obsessiva, de colocar o Estado na rota da Copa do Mundo de 2014. Todavia, além de o Mundial se constituir num evento passageiro, sua implantação em área local desprovido de acesso regular, tornou problemática a utilização corriqueira, passado o glamour da Copa. Ali, sim, jorravam festa e facilidade. Mas, e a rotina? É verdade que houve jogos de casa cheia, porém, na maioria das vezes as cadeiras estavam entregues às moscas.

A construção do estádio da Copa na zona urbana chegou a ser cogitada, mas não saiu do papel. Falou-se no Jiquiá e na região situada nas imediações da antiga fábrica Tacaruna, entre o Recife e Olinda. Entretanto, nenhuma dessas possibilidades se concretizou. Reformar um dos estádios não passou pela cabeça do governo e da Fifa. No primeiro caso para evitar uma briga clubística; na segunda hipótese por causa da exigência de um estacionamento para no mínimo seis mil carros.

A realidade é que a Copa logo passou, a Fifa foi embora e a Arena ficou, fazendo o Náutico ir perdendo sua referência de localização, pois nem era de São Lourenço da Mata e estava deixando de ser do tradicional bairro dos Aflitos.  

OTIMISMO

Por mais paradoxal que possa parecer, o futebol pernambucano, que não terá no próximo ano sequer uma equipe na primeira divisão brasileira, começa a revigorar-se. Diariamente, a mídia informa a aquisição de jogadores, não apenas pelos três grandes, mas pelas equipes do interior do Estado que vão disputar o Estadual. A volta do Náutico aos Aflitos dá uma nova motivação, não apenas ao dono da casa, mas aos que lá forem jogar.

CT TRICOLOR

Foi remarcada a data de inauguração do primeiro campo do CT do Santa Cruz. Será no último sábado deste mês, dia 29, às 9h, com um amistoso reunindo os times sub-18 do Santa e do Centro Esportivo do Pina, campeão de 2017 do campeonato amador promovido pela FPF. Esse campo tem o nome de Reginaldo Esteves, em homenagem ao arquiteto que planejou o Estádio José do Rego Maciel, o Colosso do Arruda. Quanto ao CT, em si, chama-se Rodolfo Aguiar, honraria dada a um dos vultos da história presente do Mais Querido.

CAMPEÕES MUNDIAIS

O futebol está parado? Não totalmente. Agora mesmo o Sport festeja o fato de ter dois jogadores campeões do mundo no futebol 7. São eles Cadu (fixo) e Vassoura (meia), que integraram a equipe nacional no primeiro mundial da modalidade, realizado em Curitiba. Participaram 20 seleções masculinas e femininas. Na final, o Brasil derrotou o México por 5 x 4, numa partida eletrizante. Anteriormente, os brasileiros haviam participado de um grupo classificatório, junto com Rússia, Itália, Chile e Uruguai.

PERNAMBUCO NA CABEÇA

Só deu Pernambuco no Campeonato Brasileiro Adulto Feminino de Handebol disputado em Salvador. O Clube Português do Recife sagrou-se campeão, o Sport foi vice e o Santa Cruz completou o pódio, com a terceira posição.

LARÁPIO

No recente Dia do Boleiro houve um fato lamentável. Depois do torneio de futebol, durante a badalação num restaurante perto do Centro Esportivo Santos Dumont, o fotógrafo Genival Paparazzo, que estava trabalhando, teve computador, máquina fotográfica, celular e roupa surrupiados. Estava tudo dentro de uma bolsa. Em 18 anos da festa foi a primeira vez que um ato lamentável como esse aconteceu.

AO REDOR DO TEMPO

Há algum tempo, o Napoli venceu a Lazio por 3 a 0, em Nápoles, com três gols de Cavani, esse que atua hoje ao lado de Neymar no Paris Saint Germain. Mas, com certeza, o lance mais curioso da partida foi proporcionado por Klose, atacante dos visitantes, quando o placar ainda não havia sido alterado.

Depois de cobrança de escanteio do pernambucano Hernanes, o alemão completou com a mão para o gol e viu o juiz validar o lance. Em um gesto raro, Klose acusou a irregularidade ao árbitro, que anulou o gol.

Klose


A atitude de Klose teve boa repercussão entre os torcedores italianos. Em pesquisa promovida pela imprensa do país, 88% das pessoas entrevistadas aprovaram a atitude do atleta alemão.

Joseph Blatter, o então presidente da Fifa, aplaudiu em seu twitter: "Bravo, Miroslav Klose, pelo seu gesto ontem à noite! Simplesmente você demonstrou que pode ser ao mesmo tempo um campeão e um jogador correto".
 
RODA VIVA

Pernambucanos em preparativos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Estado será representado pelo Náutico, Porto, Santa Cruz e Sport. *** Mauro Shampoo, como acontece todos os anos, está atendendo sua clientela, vestido de Papai Noel. *** A exemplo de Kuki, o roupeiro Araponga, o mais antigo funcionário do futebol do Náutico, não evitou as lágrimas na reabertura do Estádio dos Aflitos. *** É notável o interesse do professor universitário Marco Melo, Marquinho, da Universo, pelo trabalho que é realizado na área esportiva pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Ele coordena o setor por pura abnegação, pois não é remunerado. ***  Será neste sábado, 22, a tradicional confraternização dos Cansadinhos do Pina, no campo do Centro Esportivo do Pina.

O TIME DELES

Adolfo Félix (comerciante em Santa Cruz do Capibaribe, ex-jogador do Ypiranga) – Santa Cruz
Aldo Paes Barreto (jornalista) - Sport
Roberto Vieira (médico, escritor e blogueiro) –   Náutico

Comentários