Muita amizade no Dia do Boleiro e mais uma taça para o Central

Mais um Dia do Boleiro, o de número 18. Mais uma taça levantada, pela quarta vez seguida, pelo Central Sport Club. Vitória nos pênaltis sobre o Ferroviário, depois de um encardido 0 x 0 na final. Os outros participantes foram Santa Cruz e Náutico. Desta vez o palco foi o Centro de Esportes Santos Dumont, em Boa Viagem.

O postulante à presidência do Sport Eduardo Carvalho esteve presente, acompanhado do candidato a vice, Bruno Lacerda, e num breve discurso na cerimônia de encerramento, estranhou o fato de o Rubro-Negro não participar da festa.
– Não estou entendendo a ausência do Sport – afirmou.

Confiante na sua vitória sobre o concorrente Milton Bivar, o candidato garantiu a presença do clube da Ilha do Retiro no próximo ano.

Zé do Carmo (Santa Cruz) e Lourival (Náutioi)


O Sport não participou oficialmente, mas entre os espectadores podiam-se ver ex-jogadores como Fernando Martins e Toninho, da geração Biro-Biro, ou o ex-lateral e empresário de futebol Nivaldo, um dos organizadores do evento. Vale salientar que o Leão tomou parte no evento várias vezes, porém, saiu por iniciativa própria.

CRAQUE ETERNO

Campeão brasileiro pelo Coritiba, em 1985, eterno ídolo do Central, o caruaruense adotivo, nascido em Bom Conselho Paulinho, que também defendeu o Náutico, com seu bigode característico, aos 62 anos, era festejado pela vitalidade e pela técnica ainda demonstradas dentro de campo. Foi ele que recebeu a taça oferecida pela Associação dos Craques Eternos, ganha pela quarta vez consecutiva pelo alvinegro de Caruaru, que está às portas da comemoração de seu centenário, o que acontecerá em 15 de junho de 2019.
Paulinho, como não poderia deixar de ser, comemorou com os companheiros dentro de campo e na tradicional feijoada, no Bode Paraibano, restaurante situado na área.
Entre os campeões do torneio do 18º Dia do Boleiro estava Dema, um dos filhos do ex-zagueiro Adolfo. Vindo do amadorismo, o antigo ídolo da torcida centralina, a respeito do qual são contadas inúmeras histórias engraçadas, continuou vestindo a camisa alvinegra quando a Patativa entrou no Campeonato Pernambucano em 1961.
(Dudinha; Berto e Adolfo; Pissica, Pereira e Espanhol; João Carlos, Zezinho, Waldemar, Pedrinho e Diniz, o popular Chumbinho, egresso do Ferroviário – esta foi uma das primeiras formações do Central no Estadual, sob o comando de Gilberto Carvalho, ex-jogador do Náutico e dos Américas – do Recife e do Rio).  
– Sou o filho mais novo dele – disse Dema, cabelos compridos, orgulhoso por estar mantendo a tradição da família.

Zito, ídolo da torcida do Santa Cruz, que deu seus primeiros passos defendendo o Central, também festejava a conquista de seu ex-time (Zé Magro; Paulinho, Edmilson, Jucélio e Da Cunha; Zito e Pinheiro; Sílvio, Rinaldo, Betinho e Fernando/Náutico 1 x 2 Central, em 8/8/1965, gols de Zito e Paulinho-Cen).

– Eu sou caruaruense e minha vida no futebol começou lá (no Central).
Como sempre, Zito divertia-se quando alguém o tratava como Peito de Pombo, apelido que lhe foi dado por Pelé ao perguntar, depois de um jogo entre Santa Cruz e Santos quem era “aquele negrão do peito de pombo que não me deixou jogar.”

ILUSTRE VISITANTE

Como acontece todos os anos, a festa contou com uma presença ilustre, que foi a de Facó, engenheiro e político no Ceará, uma das personalidades do Ferroviário cearense. Foi de lá que ele saiu, em 1969, para ajudar o Santa Cruz de Pedrinho; Norberto (Reginaldo), Birunga, Zé Júlio e Ari; Zito e Luciano; Fernando Santana, Mirobaldo, Facó e Nivaldo, com uma vitória por 2 x 1 sobre o Sport (gols de Luciano e Facó) a iniciar a caminhada para a conquista do pentacampeonato coral.

– Para o ano vamos comemorar o cinquentenário daquela conquista – dizia Facó, referindo-se à conquista daquele título histórico.
– Vamos ver se o clube vai fazer alguma coisa – comentou Luciano, um dos participantes daquela jornada histórica.

GENA E ADELSON

Na cerimônia oficial, conduzida por Ronaldo, ex-América, Central e Sport, a Associação dos Craques Eternos homenageou in memoriam com uma placa, o ex-lateral Gena (Náutico e Santa Cruz) e coronel reformado da PMPE, preparador físico e há muitos anos gerente de futebol do Sport, Adelson Wanderley. Ambos faleceram recentemente.  
   


















Comentários