Nordeste na Copinha: Rio Grande do Norte leva três times



Dos três clubes que representarão o Rio Grande do Norte na 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o mais antigo é o ABC, fundado em 29 de junho de 1915. Curiosamente, o Mais Querido, como é chamado, é mais velho do que seu arquirrival, o América Futebol Clube, por apenas 15 dias, posto que o Dragão foi fundado em 14 de julho de 1915. O terceiro time potiguar na Copinha é o Visão Celeste.

Os dois primeiros são sediados em Natal, a capital do Estado, com 803.739 habitantes. Já o Visão é de Parnamirim, distante apenas 12 quilômetros de Natal, com 255.793 moradores. É lá onde está situada a Base Aérea do Rio Grande do Norte e o Aeroporto Augusto Severo, hoje servindo apenas à aviação militar.

O América entra no torneio, como campeão estadual sub-19. O Visão Celeste é o vice-campeão, e o ABC,  terceiro colocado.

Vale salientar que entre os profissionais, a equipe de Parnamirim está na Série A 2, ou Segunda Divisão, do Campeonato Norte-rio-grandense.   

VISÃO CELESTE

O Visão Celeste Esporte Clube foi fundado em 5 de agosto de 1972. Seu grupo é o 20, sediado em Porto Feliz, na região de Sorocaba, com 53 mil habitantes, e a 112 quilômetros da capital. Completam o quarteto, o Desportivo Brasil, time da cidade, o Clube do Remo/PA e o Uberlândia/MG.

Na primeira rodada, na próxima quinta-feira, 3, o Visão Celeste enfrentará o Remo, às 15h (horário do Nordeste). Antes, às 12h45, Desportivo Brasil x Uberlândia.

ABC

A junção das três primeiras letras do alfabeto no nome do clube mais popular do Rio Grande do Norte é uma homenagem ao pacto de amizade fraternal firmado pela Argentina, Brasil e Chile, visando à cooperação mútua entre os três países, que levou à assinatura do Pacto do ABC, em 15/5/1915, cujas letras fazem referência às iniciais de cada um deles. O clube potiguar surgiu no mês seguinte, justamente em 29/6/1915.

Com 55 conquistas, o ABC Futebol Clube é o maior detentor de títulos de campeão estadual no futebol brasileiro. Juntamente com o América Mineiro forma a dupla que chegou mais longe em sucessos seguidos no campeonato de seu Estado.

O ABC sagrou-se decacampeão potiguar ao levantar a taça, ininterruptamente, de 1932 a 1941. No caso da equipe das Alterosas, sua proeza aconteceu antes, de 1916 a 1925.

Na Copinha, o ABC integra o Grupo 22, cuja sede será São Bernardo do Campo, a apenas 22 quilômetros de São Paulo, com 833.240 habitantes. Ao lado de Santo André e São Caetano do Sul, São Bernardo forma o ABC paulista. Uma interessante coincidência, sem dúvida, em relação à presença do alvinegro potiguar na região.

Fazem parte do grupo dois times locais, cujo nome homenageia a cidade. São eles, o Esporte Clube São Bernardo, mais antigo, porquanto, foi fundado em 3/2/1928, e o São Bernardo Futebol Clube, surgido em 20/4/2004. Completa o pelotão o Centro Sportivo Alagoano, popularizado como CSA.

O ABC estreará na competição na quinta-feira 3 de janeiro, às 15h (horário do Nordeste), enfrentando o São Bernardo FC. Antes, às 12h45, EC São Bernardo x CSA.

 AMÉRICA

O alvirrubro potiguar está no Grupo 30, sediado na capital paulista, a cidade mais populosa do Brasil, com 12.176.866 habitantes. Seus adversários serão o paulistano Juventus, o Avaí, de Florianópolis/SC e a Internacional de Limeira/SP.

O América/RN estreará na próxima quinta-feira, 3 de janeiro de 2019, enfrentando o Juventus, às 12h45 (horário do Nordeste). A outra partida da rodada reunirá Avaí/SC e Inter/SP, às 15h.


Comentários