Futebol e essa coisa toda


 (Em pauta, os dois centros de treinamento do Santa Cruz; Gilmar no Vitória; argentino nos Aflitos; Milton Cruz de volta à Ilha do Retiro; Clássicos das Multidões da meninada; pioneirismo pernambucano; e um ‘causo’ do futebol).

O SANTA E SEUS DOIS CTs

O Santa Cruz está inaugurando neste sábado 29 o primeiro dos três campos do Centro de Treinamento Ninho das Cobras Rodolfo Aguiar. Muito há de se fazer ainda em matéria de estrutura, mas um gigantesco passo está sendo dando. O difícil era chegar aonde o Mais Querido chegou, devido ao mundão de dificuldades em que o clube vive. Se os torcedores continuarem ajudando, logo, logo, o campo número 2 estará sendo utilizado também.
Obras no novo CT tricolor (Foto Cortesia)

ESQUECERAM DE MIM
Depois do Ninho das Cobras, na Estrada da Mumbeca, Guabiraba, Recife, o antigo CT, localizado em Beberibe, com o nome de Academia de Futebol Waldomiro Silva parece ter caído no esquecimento. O terreno foi comprado em 1996 por R$ 110 mil, dinheiro proveniente da venda do passe de Maurício Pantera, um  jogador vindo das divisões básicas. O CT de Beberibe, além dos treinos, recebia jogos do campeonato de juniores. Com seus dois campos de futebol e outro de futevôlei, atrai a meninada da região, que sonha com a carreira de jogador. Todavia, não atendia às necessidades dos profissionais. Daí, o clube ter partido para a construção de um verdadeiro centro de treinamento numa área medindo 10 hectares.  De uma coisa, a torcida tricolor pode se orgulhar. O Santa, que já foi chamado de “time da poeira” dá-se o luxo de possuir dois CTs.
 REFERÊNCIA
 A Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas deu uma demonstração de força ao contratar o atacante Gilmar para reforçar sua equipe no Campeonato Pernambucano e na Série D do Brasileirão. Defensor do Náutico em duas ocasiões, a maior aquisição do Tricolor das Tabocas, 34 anos, sabe da responsabilidade que tem, como um jogador referência para seus companheiros de elenco e os torcedores. O presidente Paulo Roberto Arruda acertou em cheio.
Gilmar no Tricolor das Tabocas (Luciano Abreu Divulgação)

COM SOTAQUE
Depois de Diego (zagueiro), Allan Patrick e Fábio Matos (meias), Matheus Carvalho e Jorge Henrique (atacantes), o Náutico anuncia a contratação do meia argentino Cisneros, 20 anos. Ele esteve nos Aflitos, no dia 16 de dezembro, defendendo o Newell’s Old Boys no jogo da volta, vencido pelo dono da festa por 1x0.
 SOMBRERO
 Não é novidade a presença de jogadores do sul do continente em Pernambuco. Entre os argentinos que vestiram a camisa do Náutico, um  divertia os companheiros, procurando o ‘sombrero’, quando alguém escondia seu chapéu. Volante, Caparelli  atuou em 1957, quando o Santa Cruz se tornou supercampeão. O Timbu, dirigido pelo uruguaio Ricardo Diez, formava com Cazuza; Caiçara e Lula; Caparelli, Zequinha e Nenzinho; Zezinho, Mozart, Edmur, Douglas e Elias. Interessante é que os outros dois treinadores do supercampeonato eram também da região do Prata, ambos argentinos: Alfredo Gonzalez (Santa) e Dante Bianchi (Sport).
EM CASA
O técnico Milton Cruz deve se sentir de certo modo em casa, na Ilha do Retiro, pois vestiu a camisa do Sport no biênio 1985/86 – defendeu também o Náutico, em 1987. No ano passado, já como treinador, passou pelos Aflitos.
De volta ao Leão, ele está ciente a respeito da fase de reconstrução pela qual o clube vai passar, sem aquela dinheirama dos tempos do Clube dos Treze, que ajudou alguns colegas seus a tocar o barco, embora muitos não tenham chegado ao chamado porto seguro. Mas o paulista de Cubatão está disposto a enfrentar o desafio.
 COBRA E LEÃO DECIDEM
Neste domingo, 30, com entrada grátis, Santa Cruz e Sport estarão envolvidos em duas decisões na Copa Pernambuco. Às 9h20 haverá a final do Sub-12, e às 10h40 será a vez do duelo decisivo na Sub-13. Local, Estádio Grito da Independência, em Olinda. O sub-12 rubro-negro acaba de dar a volta olímpica no Recife Bom de Bola, da prefeitura da capital.

ÁRBITRO DE CABINE

A novidade já vai se tornando uma rotina, mas o pioneirismo pela utilização do árbitro de cabine no Brasil é de Pernambuco. No primeiro jogo entre Sport e Salgueiro (1x1), iniciando a decisão do Campeonato Pernambucano de 2017, em 7/5/2017, na Ilha do Retiro, foi usada pela primeira vez, em território nacionall, a tecnologia para dirimir dúvidas da arbitragem. 


O juiz do jogo, José Woshington da Silva, pisou na bola ao inaugurar o novo recurso. No último minuto, ele marcou, com muita convicção, um pênalti contra o time rubro-negro. Mas seguiu a sugestão de um auxiliar e resolveu consultar o árbitro do vídeo. Levou seis minutos para, juntamente com seu colega da cabine, Péricles Bassois, concluir que tinha havido mesmo a infração. 

Críticas não faltaram à insegurança demonstrada por José Woshington para decidir o que ele já havia decidido. Mas a coisa não é tão fácil, como parece. Na Copa das Confederações, em Moscou, e no Mundial 2018, em vários jogos, houve celeumas nas tais consultas.

O PRETENCIOSO

Em Santa Cruz do Capibaribe, no tempo do ronca, o Ypiranga, na época, um time completamente amador, foi realizar um amistoso em Riacho de Santo Antônio, no Cariri paraibano. À frente do time estava Tuíta, uma figura popular da cidade. Além de ser motorista de caminhão, era um dos foliões mais notáveis da cidade, desdobrando-se durante o Carnaval na missão de carregar o estandarte do bloco Última Hora. Rivalizando com ele no que tange à animação carnavalesca, só o famoso Artur Paraguá.  
Antes de o Ypiranga entrar em campo, Tuíta avisou aos seus comandados:
– Cuidado com o centrefó deles, que é muito pretencioso.

E era mesmo, pois terminado o primeiro tempo, o time da casa estava vencendo pelo arrasador escore de 3x0, todos os gols marcados pelo centroavante. No intervalo, humilhados, os jogadores da hoje Máquina de Costura, esperavam, além do habitual esporro, receber novas instruções de Tuíta para evitar uma avalanche de gols.
 – Eu não disse que o cara é pretencioso?

Esta frase resumiu tudo o que o técnico tinha a dizer aos seus comandados. Estes ficaram se entreolhando, voltando a campo sem levar qualquer nova orientação para a segunda fase.  

O TIME DELES

Carlos Morais (jornalista) – Santa Cruz
Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife) – Sport
Leduar (ex-jogador do Sport) - Náutico



Comentários