É preciso retirar os criminosos do futebol


(Outros assuntos na coluna: Consolação, Mexe-mexe; Como vai, tudo bem ?; Ouvindo Gardel; Alguém se lembra deles?; O time deles.)


Nota 10 para a decisão do Náutico de procurar o Ministério Público de Pernambuco em busca de uma solução para as arruaças que são provocadas a cada jogo de um dos três grandes pelos elementos perniciosos que se infiltram nas chamadas torcidas organizadas – esta expressão, infelizmente, já se tornou abominável em todos os quadrantes do Brasil. A iniciativa foi do Náutico, mas a luta deve ser de todos. Santa Cruz e Sport devem se unir ao coirmão e para fazerem um movimento consistente nesse sentido. É indispensável a participação da Federação Pernambucana de Futebol.

As leis brasileiras que combatem e enquadram esse tipo de crime são excessivamente brandas e precisam ser endurecidas. Mas para que isso aconteça  é preciso que haja uma legislação capaz de laçar a bandidagem das organizadas (?). Para essa gente, paliativos não resolvem.

(Reprodução internet)


Depois do que aconteceu nas cercanias do Estádio Eládio de Barros Carvalho, quando do jogo Náutico x Fortaleza, a população do bairro passou a viver momentos de inquietação, só pensando na repetição das condenáveis cenas, nos próximos jogos.

Em se tratando de foras da lei não deve haver a mínima contemplação. Se for o caso, pressionem-se os parlamentares e até os meios jurídicos para se tentar criar uma legislação específica no sentido de enquadrá-los, sem aquela história de fechar os olhos aos descalabros acontecem há muito tempo. Não estamos nos referindo a cidadãos, mas a marginais.

CONSOLAÇÃO

O Visão Celestial, do Rio Grande do Norte, despediu-se da Copa São Paulo levando uma goleada de 8 x 0 do Corinthians. Como prêmio de consolação, antes de voltar à sua terra, foram agraciados com uma visita à Arena Itaquera, o estádio doado pelo governo ao Timão.

MEXE-MEXE

O jogo Imperatriz x Náutico, pela Copa do Brasil, inicialmente marcado para a quarta-feira 6 de fevereiro, foi adiado para a terça seguinte, 12, realizando-se às 20h30, no horário nordestino. Local, Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz/MA.
Já o encontro Sinop x Santa Cruz, no Estádio Gigante do Norte, que seria na quarta, 6, foi adiado para a quinta, 14 de fevereiro.

COMO VAI, TUDO BEM?

O empresário de futebol Rodrigo Gomes, que trabalha com o pai, o ex-lateral Nivaldo, está em viagem ao Centro-Sul. Ele mantem contatos com estes jogadores, com os quais a dupla trabalha: Caxito, ex-América, atualmente no Joinville/SC; Jeferson Renan, ex-Náutico – Brusque/SC; Jefinho, ex-Porto e Central – Taubaté – São Paulo; e Dado Cavalcanti, técnico do Paraná Clube/PR. Brevemente,
Caxito hoje defende o Joinville (internet)


Nivaldo estará em Portugal com Nininho, ex-Santa Cruz – Paços Ferreira, e Yuri, ex-América – Acadêmica de Coimbra. Apesar das facilidades de comunicação que existem atualmente, é preciso chegar junto de vez em quando. Assistência moral e pessoal.

OUVINDO GARDEL

O argentino Mazzolatti, que estava em testes no Central, já está em sua terra, escutando tango e tomando um bom vinho, quem sabe? Criou-se uma certa expectativa em torno de sua chegada a Caruaru, com o objetivo de substituir o centroavante Anderson Lessa, que se transferiu para o Bangu. O técnico Zé Teodoro testou o gringo num amistoso com o CSA, mas ele não viu a cor da bola. Seu currículo e até interessante: surgiu no Gimnasia Esgrima/ARG e defendeu o Deportes Iquique, o Atlético Paraná e o San Luís de Quillota, todos do Chile.

ALGUÉM SE LEMBRA DELES?

A foto foi feita há alguns anos por Genival Paparazzo, em Limoeiro. Os dois brilharam no futebol pernambucano nos anos 50. Aqui está uma escalação do Sport em 12/08/51, com os limoeirenses Belchior: Manuelzinho; Chicão e Arnaldo; Bria, Lilica e Pinheirense; João do Vale, Dadá, Ênio, Dengoso e Belchior. Vitória do Sport sobre o Náutico por 3 x 1, gols de Belchior, Dadá e Ênio (S), e Alcidésio (N). Local, Ilha do Retiro. O Náutico foi bicampeão.



Zezinho, saído do América, jogou um bolão no Náutico, onde era chamado de Zezinho Caixão. O Náutico de Zezinho, em 24/11/57: Cazuza; Caiçara e Lula; Caparelli, Zequinha e Nenzinho; Zezinho, Mozart, Edmur, Douglas e Elias. Nesse dia, o Timbu goleou o Santa Cruz, futuro supercampeão, por 4 x 1, na Ilha do Retiro, gols de Edmur (2), Mozart e Torbis, contra (N), Mituca (SC).

O TIME DELES

Israel Filho (cantor) – Náutico
Ricardo Leitão (presidente da Cepe) – Sport
Spook (maestro – Santa Cruz


Comentários