Comércio x Vera Cruz-sururu da gota serena



Das histórias que ouvi contar, uma delas saiu da boca do ex-prefeito Anastácio Rodrigues, falando de um jogo entre oO Comércio Futebol Clube e Vera Cruz Esporte Clube, ambos da cidade de Caruaru.
A partida era válida pelo campeonato local, certame que tinha a chancela da LDC-Liga Desportiva Caruaruense, no ano de 1953 sendo o Central Park o cenário daquele importante duelo interiorano e tudo sob o comando do sargento Costa Pereira, árbitro do jogo.
O placar estava zerado. As duas equipes bem treinadas, com o jogo começando pontualmente, às 03:45 da tarde. Ainda bem que era mês de junho, clima ameno na terra de Zezinho de Tutu.
O Vera Cruz vai ao ataque perigosamente, mas o bom goleiro Paulo de Júlio, da equipe alvirrubra, sai da sua meta, intercepta a bola com maestria, porém fazendo falta no centroavante Gordinho. Incontinente, Costa Pereira, aponta para a marca da cal. Pênalti contra o Comércio.

Silêncio no acanhado campo do Central Sport Club. Catolé, centromédio da equipe tricolor da Rua Preta, parte para a cobrança com perfeição, porém, Paulo de Júlio qual um felino, segura a bola com firmeza. Seus companheiros de equipe, eufóricos com a sensacional defesa do goleiro, correm para abraçá-lo.
Ouve-se um apito estridente. Era o árbitro Costa Pereira marcando nova penalidade contra o Comércio. Na sua ótica, a bola estava em jogo e a companheirada de Paulo tocara com a mão na mesma. Revolta geral da rapaziada do Comércio. A confusão estava formada.
Anastácio, na época secretário do clube alvirrubro, grita “juiz ladrão”. Do nada, aparece o tenente Jurandir Galindo e manda que soldados do Exército entrem em campo para expulsar todo mundo, inclusive o próprio Anastácio, que se recusa a sair, invocando sua condição de diretor de clube. O tenente dá-lhe voz de prisão com revólver em punho. Uma alma caridosa, também militar, consegue tirar Anastácio da confusão, mas o pau cantou e o árbitro Costa Pereira disse que não voltaria atrás na sua decisão de marcar o pênalti.
Mais de 60 anos depois do ocorrido, vejo os fatos confirmados na edição do Jornal do Agreste de 07.06.1953 com a manchete “O Culpado Foi o Juiz”, declara o diretor de futebol da LDC, Sr. Alfredo Amâncio.
Segundo aquela autoridade esportiva, o gesto dos jogadores do Comércio abraçando o seu goleiro por ter evitado o gol de pênalti, fora involuntário. Não caracterizando intenção propositada de tocar na bola. Aí sim, Costa Pereira poderia ter marcado o pênalti, ainda de acordo com Alfredo Amâncio.
Pelo sim, pelo não. A partida foi interrompida. São histórias realmente verídicas, ocorridas na cidade do Comendador José Victor de Albuquerque.
Por JOSÉ TORRES, jornalista, de Brasília

Comentários