Desportistas lamentam a morte inesperada de Baixa



Antigos torcedores do Sport Club do Recife lamentam o inesperado falecimento do ex-lateral Baixa. Egresso da cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o também zagueiro central, de acordo com as necessidades do momento, surgiu na equipe principal do Leão em 1963. Era o ano em que o Náutico iniciava a marcha para o hexacampeonato, depois de desbancar o time leonino, bicampeão em 1961/62.

Apesar dos seguidos insucessos do Sport no sentido de interromper a marcha alvirrubra, Baixa se destacava na zaga rubro-negra. Magro e arisco, era muito ágil no desarme.

Baixa na equipe rubro-negra. Em pé, Alemão, Baixa, Leduar, Valter, Tomires e Nenzinho; agachados, Garrinchinha, Djalma, Abílio, Laxixa e Marcos Chinês


Se não teve sorte na época em que o Náutico reinava no futebol pernambucano, o morenense Sebastião Marques Carneiro, continuou a sofrer com o time leonino, agora com a marcha do Santa Cruz rumo ao pentacampeonato. Mas assim mesmo sempre de destacou. Pelo futebol brilhante e pela lealdade, sem que abdicasse da raça que faz que qualquer jogador de defesa seja respeitado pelos atacantes.


Sua última participação no Estadual foi 1971, após o que, seguindo a mesma trilha palmilhada por tantos contemporâneos seus foi dar prosseguimento à sua carreira em Portugal.

De volta ao Brasil, já como ex-jogador,  foi aproveitado pelo Sport para trabalhar no museu do clube, tendo participado da paciente organização que o pesquisador Fernando Bivar deu àquele local histórico, que expressa, através de troféus, taças e páginas de jornais e revistas a rica caminhada vitoriosa dos leões através dos anos.

Baixa no museu rubro-negro (Foto Divulgação)


Baixa, que morreu aos 75 anos segunda-feira à noite (4), quando dormia, em sua residência, foi um dos integrantes da delegação do Sport na viagem aos Estados Unidos, em 1963, quando o Leão participou do torneio de futebol que ali se realizava anualmente.

Ele também formou na seleção pernambucana, que em 10 de junho de 1965 derrotou a seleção da Alemanha por 1 x 0, na Ilha do Retiro, gol de seu companheiro no time rubro-negro, Gojoba. Os alemães seriam no ano seguinte vice-campeões mundiais, disputando o título com os ingleses, anfitriões de mais uma Copa do Mundo.


Comentários

  1. Meus sinceros sentimentos a família, grande homem, grande companheiro, grande Amigo, grande jogador é excelente pessoa, que descanse em paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário