O Caldeirão vai botar pra ferver


(Resumo: Clássico das Emoções / Pernambucanos na Copa do Brasil Pernambucanos na Copa do Nordeste / Campeonato Pernambucano / Notícias rápidas / Coração de Leão... e de Cobra Coral)

Finalmente, depois do jogo da volta, uma partida para encher os Aflitos. Na verdade, não é essa coisa toda, posto que a capacidade oficial do aconchegante estádio timbu não chega a 20 mil pessoas. Mas que é bonito ver o torcedor encher as arquibancadas, não resta a menor dúvida. A tentativa de haver uma só torcida, sábado agora (9) para Náutico e Santa Cruz, como o Timbu queria, está vetada.

O Estádio Eládio de Barros Carvalho vai receber alvirrubros, em grande maioria, e tricolores. Lá dentro, tudo bem, pois qualquer atrito que haja – e na realidade, raramente há – é controlável. A bronca é na rua, principalmente nas cercanias do estádio. Trabalho dobrado para a polícia, que sempre é criticada pelos ‘advogados do diabo’, quando os policiais precisam agir com rigor diante dos malfeitores. Jogo de uma torcida só não é o ideal, porém, nas atuais circunstâncias, quando os fora-da-lei julgam-se acima dela, era razoável a pretensão alvirrubra.

Wallace foi decisivo contra o Vitória e é uma das atrações do clássico (Divulgação)


Para os jogadores, jogo de casa cheia é bem mais entusiasmante. Para o torcedor também. E para a turma da mídia. O Clássico das Emoções valerá pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Espera-se um jogão, pelo menos em emoções, como esse tradicional encontro do futebol pernambucano foi batizado.

Na Copa do Nordeste, o Santa é o terceiro colocado do Grupo A, liderado pelo Salgueiro. Confira as posições:

1)    Salgueiro
2)    Fortaleza
3)    Santa Cruz
4)    CRB
5)    Vitória
6)    Altos
7)    Sampaio Corrêa
8)    Sergipe

O Náutico ocupa a quinta posição do Grupo B, que tem esta classificação:

1)    CSA
2)    Bahia
3)    Botafogo/PB
4)    Ceará
5)    Náutico
6)    ABC
7)    Confiança
8)    Moto Club
Ao término da oitava rodada, os quatro primeiros de cada grupo estarão qualificados para as quartas-de-final, que também se realizarão em jogo único.  

EMBALADOS

Náutico e Santa Cruz vêm de vitórias na quarta rodada do Estadual, em jogos nos quais houve contestações no tocante a decisões da arbitragem, em momentos cruciais. O Náutico recebeu o Vitória e levou a melhor por 2 x 0, gols do goleador Wallace Pernambucano, cobrando pênaltis. O primeiro não existiu porque a falta que o originou foi cometida na entrada da área, mas fora dela.

Em Petrolina, o Santa Cruz, embora com o time reserva – à exceção de Pipico, que não ajudou muito, pois terminou sendo expulso – afundou mais ainda o Petrolina na vice lanterna ao derrotá-lo por 2 x 1, gols de Jeremias e Augusto (pênalti) (SC); Jefferson Petrolina (pênalti) (P).
Em lance raro,, José Woshington acertou em Petrolina


Como curiosidade, o gol do Petrolina foi assinalado no finzinho do jogo, depois que o zagueiro William, que havia sido atendido fora de campo, voltou ao gramado sem autorização do juiz. Na sua primeira intervenção, dentro da área, foi punido pelo juiz José Woshington, com um pênalti e o cartão amarelo. Disse o jogador ter sido autorizado pelo bandeirinha, todavia, isso pareceu desculpa esfarrapada. Muita gente estranhou, mas o juiz estava certo. Cumpriu a regra ipsis litteris.

FRUSTRAÇÃO NO AGRESTE

O Central foi um time aguerrido, mas não conseguiu conter o Ceará. Até que poderia, depois que estava perdendo por 1 x 0 e conseguiu empatar. Todavia, Dudu Gago fez besteira e aos 20 minutos do segundo tempo deixou o alvinegro pernambucano com um homem a menos ao ser expulso por agressão a um adversário. Melhor para o alvinegro cearense que cozinhou o galo no restante do jogo e assegurou sua permanência na Copa do Brasil, com o empate de 1 x 1. Ao Central só a vitória serviria. Agora, a Patativa concentra-se novamente no Estadual, pelo qual volta a campo neste domingo, 10, em casa, contra o Afogados. Na próxima quarta-feira (13), visita o Flamengo, em Arcoverde, às 20h, em jogo atrasado da quarta rodada.

O Central não resistiu ao campeão cearense, principalmente ao ficar com um jogador a menos (CBF)


DUELO DE TÉCNICOS

Num meio de semana de plena movimentação no futebol de Pernambuco estava previsto um jogo de muita combatividade e saídas táticas no Vianão, em Afogados da Ingazeira. O visitante Sérgio China (Salgueiro) e o anfitrião Pedro Manta (Afogados) mostraram que sabem encontrar o caminho das pedras, quando estão na chamada área técnica. Principalmente se há equilíbrio de forças. Pela movimentação do placar deve ter sido um jogão.

NÚMEROS

Depois da quarta rodada, o Campeonato Pernambucano está assim:

1 Santa Cruz, 10
2 Sport, 9
3 Central, 9
4 Salgueiro, 7
5 Afogados, 7
6 Náutico, 6
7 Flamengo, 4
8 América, 1
9 Petrolina, 1
10 Vitória, 0

VAREJO

1-Este domingo (10) haverá pelo Campeonato Pernambucano: Vitória x América, Arena de Pernambuco; Sport x Petrolina, Ilha do Retiro; e Central x Afogados, Lacerdão. Os três jogos marcados para 16h.  2- O Náutico enfrentará o Flamengo, pela quinta rodada, sábsdo da próxima semana, dia 16. Salgueiro x Santa Cruz será na quarta-feira seguinte, dia 20. Jogos do meio da semana pela Copa do Brasil: Imperatriz/MA x Náutico, terça (12), 19h30; Tombense/MG x Sport, quarta (13), 19h30; e Snop/MS x Santa Cruz, quinta (14), 20h30. 4-Auremir, lembram-se dele? Depois de ter sido revelado pelo Náutico e de ter rodado pelo Brasil e exterior, acaba de ser contratado como reforço pelo Ceará. 5-Depois de vários anos prestando inestimáveis serviços à Federação Pernambucana de Futebol e à crônica esportiva, a jornalista Fernanda Durão foi nadar em outras águas, na Câmara Municipal, sem sair de sua área.

CORAÇÃO DE LEÃO...E DE COBRA

Depois de alegrar a torcida do Sport com seus gols, o atacante Roberto Coração de Leão, já em fim de carreira foi baixar noutro terreiro, ou seja, no Arruda. Pelo Tricolor, ele foi o artilheiro do Campeonato Pernambucano de 1985, levantado pelo Náutico. Eis uma formação do Santinha, com o centroavante Roberto: Luiz Neto; Marco Antônio, André, Jorge e Odirley; Zé do Carmo, Neto e Carlos Roberto (Rinaldo); Marlon, Roberto (Gabriel) e Jacozinho.
O artilheiro Roberto



Com esta formação, o Santa Cruz derrotou o Náutico por 2 x 1, no Arruda, em 1º de setembro de 1985. Jogo realizado no Arruda, diante de 8.894 espectadores. Arbitragem de Sérgio Salsa. Gols de Marlon (pênalti) e Rinaldo para o Santa, e Baiano, Náutico.

O Náutico alinhou: Pimenta; Lourival, Flávio, Edson Gaúcho e Cláudio Mineiro; Manguinha, Ademir Lobo e Baiano (Júnior); Ivanildo, Jarbas e Neto (Valter).

O TIME DELES

Almir Rouche (cantor) Sport
José Marçal (comerciante do ramo de peças de automóveis) Santa Cruz
Sebastião Figueiroa (empresário gráfico) Náutico


Comentários