Futebol e Essa Coisa Toda


FARTURA DE GOLS – Ao aplicar uma goleada de 4 x 0 no Salgueiro, com Luan, Hernane, Juninho e Guilherme, o Sport igualou-se ao Náutico em pontos ganhos (18) e assumiu a liderança do Estadual. Expulsou o Timbu de lá porque, com a fartura de gols, passou a ter vantagem. Os dois clubes empatam em número de vitórias, que é o primeiro item de desempate, porém, no critério seguinte, o saldo de gols, dá Leão. Placar de 13 a 10 para o Rubro-Negro. Público de apenas 4.809 pagantes, na Ilha do Retiro. O Salgueiro, ainda no primeiro tempo, teve Guilherme Lucena expulso.

Hernane, artilheiro do Campeonato (Reprodução internet)


COMO FICOU – Resultados e colocações das equipes, faltando apenas o jogo Santa Cruz/5º x Central/3º, nesta quinta-feira (14) para o fechamento da oitava e penúltima rodada da primeira fase: Náutico /2º 1 x 0 América (já rebaixado)/10º, Afogados/6º 2 x 1 Flamengo/9º, Petrolina/8º 0 x 0 Vitória/7º e Sport/1º 4 x 0 Salgueiro/4º.    

MIRANDO O G4 – O Santa Cruz tem como meta voltar ao quarteto principal na classificação. Para que isso aconteça só precisa empatar com o Central no jogo que começa às 19h15 desta quinta-feira no Arruda. Na próxima etapa, um mata-mata colocando em ação os oito primeiros colocados, em jogo único, o mando de jogo é dos primeiros quatro colocados.

COBRA x TIMBU – A primeira fase termina domingo, com todos as partidas começando às 16h. A grande pedida é o Clássico das Emoções, nos Aflitos. É chegada a hora de a timbuzada  fazer ferver o Caldeirão, até agora, morno. Demais jogos: Flamengo x América, Central x Sport, Náutico x Santa Cruz, Salgueiro x Petrolina e Vitória x Afogados.

COUTINHO – O ex-lateral-esquerdo Mourão, que ocupa a única casa residencial anda existente na Rua do Aragão, lamentou a morte do atacante Coutinho, seu companheiro no Santos. “O ‘moleque’ fazia gol que não era brincadeira”, recorda o ex-jogador alagoano, que em Pernambuco defendeu o América e o Sport. Mourão, hoje com 85 anos, jogou também pelo Grêmio e pelo Newwels Old Boys, da Argentina.

RECEITA – A quem elogia sua disposição de encarar a vida, Mourão tem a receita na ponta da língua: “Sempre caminho, alimento-me bem e umas quatro vezes por semana tomo a famosa vitamina BC.” Como as pessoas ficam a ver navios a respeito da tal vitamina, o sempre engraçado Mourão dá a definição: “Trata-se da vitamina Brhama Chopp”.

Mourão, ex-companheiro de Coutinho


NO RUGE-RUGE – Na Bom Jesus, em pleno alvoroço da terça-feira de carnaval, que já foi chamada de Terça-Feira Gorda, encontro Erick Bandeira, ex-árbitro, hoje integrando a direção da Ceaf – Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol. Era hora de dar bolas para o frevo.

SOLDADO GILSON – Conversava com o ex-quarto zagueiro Gilson, que foi do Sport e do Náutico, entre outros, quando sou alegremente cumprimentado por outro Gilson. Nos anos 80, soldado da PM, ele era encarregado de fazer a vigilância do reservado da crônica esportiva, no Mundão do Arruda, missão que desempenhava com muito prazer. Fazia décadas que não o via.

DECEPÇÃO – Recebo mensagem de Elney Pitangueiras de Andrade, filho do ex-lateral Ney Andrade (ABC, Sport, América/PE e Bahia). Acabara de ver seu Bahia perder por 1 x 0 para o lanterna Sergipe (Grupo A) da Copa do Nordeste, em plena Fonte Nova. “Um bom plantel no papel, mas na prática, o Bahia tá horrível, e o treinador Enderson Moreira afundando o time”, queixa-se esse apaixonado torcedor do tricolor baiano.

FUTEBOL FEMININO – Sport e Vitória, este agora fazendo parceria com o Santa Cruz têm seus nomes na tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que está começando, pesar da ameaça do clube da Ilha do Retiro de “tirar o time de campo.” O Náutico entra mais uma vez na Série A 2, procurando um lugar ao sol. A CBF está tornando obrigatória a manutenção de equipes femininas por clubes das Séries A e B do Brasileirão.

INTERMINÁVEL – Parece não terminar nunca essa pendência do Náutico em relação a dívidas trabalhistas. Quando o clube parece estar navegando em mar de tranquilidade surge uma bomba.

LISCA DOIDO – Depois da derrota de 3 x 1 em Fortaleza para o Corinthians ficou ruim para o técnico Lisca segurar o Ceará na Taça Brasil, tendo que fazer o segundo jogo em São Paulo.

FRUSTRAÇÃO Depois de ter se classificado duas vezes para novas etapas da Copa do Brasil, jogando fora de casa, o Botafogo paraibano frustrou sua torcida ao perder em casa para o Londrina/PR por 2 x 0. Vau ter que brigar pela vaga no campo do adversário. Mas, como os heróis sempre se renovam, quem sabe?

PERNAMBUCO NO ATAQUE – A foto é do início dos anos 40 e mostra o ataque da seleção pernambucana: Djalma, Pinhegas, Tará, Ademir e Pirombá. Tará e Ademir eram os nomes mais expressivos deste quinteto. Tará, tricolor com uma passagem pelo Náutico foi “cantado” pelo irmão Orlando, o Pingo de Ouro, para fazer-lhe companhia no Fluminense, mas preferiu permanecer na sua terra por ser integrante da Polícia Militar. Ademir, o mais alto dos cinco, revelado pelo Sport, transferiu-se para o Vasco da Gama, tendo jogado também no Fluminense. Foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950.  



Comentários