Yuri Matias: da base do América para o futebol internacional


Formado nas divisões de base do América do Recife, o paraibano de  Campina Grande Yuri Matias é um dos principais jogadores da Acadêmica de Coimbra, time que briga pelo acesso à elite do futebol português. As chances para que esse objetivo seja alcançado são grandes, já que o clube tem ocupado o pelotão de frente da tabela de classificação. 
O zagueiro, de 24 anos, apareceu para o futebol durante a disputa do Campeonato Pernambucano Sub-20. Após se destacar naquela competição, Yuri foi chamado para integrar o time profissional do alviverde da Estrada do Arraial.  As boas atuações se repetiram, o que chamou a atenção dos portugueses.
Demorou, mas Yuri já está adaptado

Em 2016, o jogador colheu os frutos do bom trabalho que vinha realizando.  Havia chegado o momento de se despedir dos gramados pernambucanos. Era hora de sonhar mais alto e tentar conquistar espaço no futebol europeu. De lá pra cá, desde que entrou no avião, no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, rumo ao Velho Continente, já se vão três anos.
APLICAÇÃO
Em Portugal, Yuri Matias tem aproveitado bem as oportunidades que lhe são oferecidas. É o que afirma o empresário do atleta, Rodrigo Gomes.
– Ele tem se dedicado bastante e está muito focado na carreira. Tenho certeza de que Yuri pode ter um excelente futuro no futebol internacional. É bastante aplicado e tem evoluído a cada ano. Está no caminho certo.

Pernambucano tem um futuro promissor

A Acadêmica de Coimbra é o time português mais antigo em atividade, mas a tradição da camisa não pesou nas costas do atleta pernambucano, que diz não ter tido maiores problemas de adaptação.
– A estrutura do clube é fantástica. É bem diferente daquilo com que eu estava acostumado, mas eu trabalhei bastante para atingir esse patamar. Tive que me adaptar ao estilo de jogo, porém, hoje está tudo bem – explicou Yuri.
Apesar da cidade de Coimbra ter lhe acolhido com carinho, faltava o aconchego da família para Yuri Matias se sentir completamente em casa.
– A maior dificuldade, no início, foi ficar longe deles. A minha esposa estava grávida quando vim para Portugal, mas hoje ela e meu filho estão comigo – afirma Yuri, que, todavia, continua sentindo a saudade dos pais.
Para a promissora carreira, Yuri  já traçou suas metas.
– Estou trabalhando para disputar a primeira divisão do futebol português ou de outro país. Quero vestir a camisa de um grande clube da Europa e, quem sabe? chegar à Seleção Brasileira – disse um entusiasmado Yuri Matias.
Nos planos, um grande time europeu

Quem pode se dar bem com uma futura negociação envolvendo Yuri Matias é o América, que possui 50% dos seus direitos federativos. O Mequinha torce para que o paraibano voe alto e, com isso, lhe garanta uma valiosa fatia do bolo.


Comentários