Afogados aterrorizou no Estadual, mas agora vive fase de inércia


Numa entrevista concedida há pouco tempo, o técnico Pedro Manta, do Afogados da Ingazeira Futebol Clube, mostrava-se contrariado com o fato de seu time ter ficado sem atividade, depois de ter participado do Campeonato Pernambucano de 2019, o que o fez de maneira brilhante.

A equipe afogadense realizou uma extraordinária campanha e disputou uma semifinal com o Náutico, depois de ter eliminado o poderoso Santa Cruz nas quartas de final.

Na disputa com o Timbu, em pleno Estádio Eládio de Barros Carvalho, a Coruja foi derrotada por 1 x 0, porém, logo depois superou o Salgueiro num jogo que lhe valeu o terceiro lugar no Estadual e uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano;

Ao mesmo tempo garantiu presença na Quarta Divisão, ou Série D, igualmente de 2020, para a qual também se capacitaram o Central e o Salgueiro. Estes já disputam o certame deste ano, juntamente com o América e o Vitória.

ALEGRIA E TRISTEZA

Em sua entrevista, Pedro Manta fez uma crítica pertinente:
– O calendário do futebol brasileiro é absurdo, o Afogados consegue tudo isso e vai parar, só joga ano que vem, não dá para entender. Nosso objetivo é buscar mais calendário para o Afogados, mas tem a tristeza por parar. Estou descansando e depois vou pensar no futuro. Fico triste e alegre, foi um evento inédito para o Afogados, mas para tudo, absurdo.

Pedro Manta virou herói (Genival Paparazzi/cortesia)


Em Afogados da Ingazeira, o Tricolor do Pajeú ainda é festejado como o campeão do Interior. Porém, como reclama o treinador, parodiando o Rei Roberto Carlos, de que vale tudo isso, se o Afogados está parado?

Noutras épocas havia a Copa Pernambuco, que se realizava neste período, servindo para movimentar os clubes que ficavam ‘fora do calendário’. Todavia, nem isso existe mais, para desencanto de equipes como a do Porto, por exemplo, que já tem vivência no futebol profissional, posto que foi vice-campeão duas vezes, em 1997 e 1998.

AMPLIAÇÃO

Fundado em 18 de dezembro de 2013, tendo, portanto, cinco anos de atividades, o Afogados foi abrindo seu espaço no futebol pernambucano, a maior parte do tempo sob o comando de Manta.
No momento, a diretoria aproveita para cuidar da parte patrimonial, projetando a ampliação das arquibancadas do Estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, de 2.000 para 5.000 espectadores a fim de poder atender as exigências relacionadas com sua participação num campeonato nacional.

O Vianão será ampliado (Divulgação)


Comentários