Futebol e Essa Coisa Toda


TURMA VALDOMIRO MATIAS


Recebeu o nome de Valdomiro Matias a terceira turma formada pela Escola de Arbitragem Argemiro Félix de Sena (Sherlock), mantida pela parceria Federação Pernambucana de Futebol / Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol). Terça-feira (28) houve a aposição da placa alusiva, tendo sido a mesma descerrada por Maria de Fátima Medeiros, acompanhada do filho e netos, representando a família do homenageado. Presentes, o diretor da instituição, Sebastião Rufino, os membros da Ceaf Erich Bandeira e Francisco Domingos, além do diretor de Competições da FPF, Murilo Falcão.
Rufino, Fátima e Murilo (FPF Divulgação)

– Foi um exemplo, dentro e fora de campo – disse Murilo sobre o ex-árbitro, falecido no ano passado.
– O conheci bem. Afinal, pude desfrutar de sua amizade pessoal – afirmou Rufino.
– Dedicou a sua vida ao esporte. Muito obrigado, de coração – agradeceu Maria de Fátima.
TRISTEZA EM DOBRO
Terça-feira (28), o enterro do consagrado cantor Daniel Diniz, morto em acidente aéreo no interior de Sergipe, enlutou João Pessoa, onde o artista morava, e por extensão todo o Brasil. No dia seguinte, a capital paraibana foi dominada por outro sentimento amargo, com a nova derrota do Botafogo local para o Fortaleza, ensejando a conquista do almejado título de campeão do Nordeste pelo clube cearense. Os torcedores do Belo, entre os quais se enquadra o delegado Nehmias Falcão, subchefe da Polícia Civil de Pernambuco, tiveram que engolir em seco a comemoração do Tricolor de Aço em pleno Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão.
POR FALAR NISSO...
O eclético repórter fotográfico Genival Paparazzi, que está em todas, foi a João Pessoa e já está se malas prontas para ir cobrir o jogo da Seleção em Brasília. Segundo ele, a polícia baixou o sarrafo num grupo de torcedores na capital paraibana. Não admito policial batendo em ninguém, principalmente em cidadãos que estejam se comportando bem. Mas seria este o caso do pessoal que Paparazzi fotografou?
TRÍPLICE COROA
O goiano de Anapolina Wanderley de Jesus Souza, 33 anos em agosto de 2019, conhecido por Derley não está na linha dos jogadores que o torcedor pode citar como exemplo de “patrão da bola”, como gostavam de enfatizar antigos narradores. Ele é mais de dar combate, entrando numa dividida para valer. E por aí vai.
Derley, campeão do Nordeste (Cortesia de Genival Paparazzi)

Depois de vestir as camisas do Internacional (RS), Náutico-duas vezes, Santa Cruz e Sport (PE), Atlhetico (PR), Emirates e Deba Al Fujairah (EAU),
León e Aineros (MEX), o impetuoso Derley baixou no Fortaleza. Como noutros clubes, jamais foi unanimidade no Pici, mas se sustenta, principalmente porque quando o técnico Rogério Ceni precisa, é pau pra toda obra.
O volante está num clube que hoje é olhado com respeito por todo o Brasil, depois que, de um ano para outro, foi campeão cearense e brasileiro da Série B, com acesso à elite nacional, e da Copa do Nordeste. E Derley sorvendo abundantemente o doce sabor desta tríplice glória.
 VÃO ALISAR...

O STJD puniu o River-PI por causa da demora na entrada em campo para enfrentar o Bragantino-PA na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro. Por unanimidade, o tricolor piauiense terá que pagar a ‘milionária’ multa de R$ 75 por um atraso de três minutos, registrado na súmula do jogo, na vitória por 1a0 sobre o clube paraense, no Albertão, em Teresina.
Pelo mesmo motivo, o Bragantino, seu adversário, perdeu o amor de R$ 50. Sua entrada foi registrada pelo árbitro às 15h52, com dois minutos além do tempo esperado.
Quem puder ajudar esses dois pobres coitados é só se habilitar.

O EXTREMO

Com a ida de Robinho para o Bragantino/SP, o Náutico se apressou em contratar o atacante Neto, de 25 anos, que chegou valorizando sua polivalência. E mostrou-se antenado com a nova terminologia futebolística ao declarar numa entrevista: “Sou um cara bem versátil, jogando como centroavante ou extremo”. Ele quis dizer ponta, mas esbarrou na ponta mesmo.

Neto chegou cheio de vontade (Divulgação)


NÃO APRENDEU?
Pelo visto, o conhecido treinador, apesar de tantos anos de estrada, não aprendeu a conviver com o submundo do futebol brasileiro.

DE CORPO E ALMA

João Caixero e Zé Neves. Estes são dois tricolores de fé, ex-presidentes do Santa Cruz. Temperamentos diferentes. Caixero é do tipo que vai comendo pelas beiradas até conseguir o objetivo. Zé Neves, ao contrário, é arrebatador. Nem sempre conta até dez para agir. Era assim quando presidia o clube, época em que ficou conhecido como “O Presidente Arretado”. Mexia com os adversários em clima de gozação. Foi ele quem apelidou o Náutico de barbie e chamou a Ilha do Retiro de Casa dos Festejos. Ambos os epítetos eternizaram-se. 

Hoje, acompanha as atividades do Santinha, de sua cadeira, no Conselho Deliberativo, mas na hora em que é chamado, faz-se presente de imediato. João, além de conselheiro, faz parte da Comissão Patrimonial, sendo encarregado, no momento, de administrar a implantação do CT Ninho das Cobras-Presidente Rodolfo Aguiar. E ainda vende o livro "Santa Cruz de Corpo e Alma", cuja renda é em benefício do CT.

João Caixero recebendo homenagem de Zé Neves


FRASE

“Goleiro não ganha jogo, só perde” (Yustrick, goleiro e depois técnico).
Do livro “90 Minutos de Sabedoria”,do jornalista Ivan Maurício.


Comentários