Jogar na Venezuela requer gastos e uma estratégia especial


A grave crise econômica, social e humanitária que assola a Venezuela obrigou o Corinthians a montar um esquema de logística especial para enfrentar o Deportivo Lara quinta-feira (30), no jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana.
Até o horário da partida, 16h (hora local, 17h em Brasília), foi especificamente determinado pela Conmebol para evitar que o duelo necessitasse dos refletores do Estádio Metropolitano de Lara. A confederação receava que possíveis apagões pudessem atrasar o jogo.
Em março, uma queda de energia afetou 17 dos 23 estados venezuelanos e interrompeu diversos serviços, desde telefonia e internet, aos sinais de trânsito.

O Corinthians derrotou o Lara lá e cá (Foto reproduzida da internet)

Pelo mesmo motivo, o voo fretado que levou a delegação corintiana para a Venezuela deixou o Brasil na madrugada de segunda (27) para terça, a fim de chegar à cidade de Barquisimeto pela manhã e não depender de luz artificial para melhores condições de pouso.
CUSTO ELEVADO
O Corinthians teve de desembolsar cerca de R$ 1 milhão pela viagem. O valor incluiu o voo fretado de ida e volta, hospedagem, além de itens de higiene e alimentação, que o clube levou do Brasil. Um cozinheiro também seguiu com a delegação. A diretoria teve dificuldade para organizar a viagem ao país vizinho.
– Nenhuma empresa queria fazer a viagem devido às condições dos aeroportos – disse o diretor financeiro do Corinthians, Matias Antônio Romano de Ávila.
 – O Lara demorou dois dias para chegar ao Brasil. O Corinthians não podia correr esse risco – acrescentou o dirigente.
UMA VAQUINHA NO HOTEL
Na semana passada, o time venezuelano esteve em São Paulo e perdeu a partida de ida, na Arena Corinthians, por 2 a 0. No jogo de volta, na Venezuela, o Timão repetiu o placar.
Em 2018, o Corinthians esteve em Barquisimeto e goleou o Lara por 7 a 2, pela Libertadores. Antes de voltar ao Brasil, os jogadores corintianos fizeram uma vaquinha e doaram cerca de 3 mil dólares aos funcionários do hotel onde o clube se hospedou.
– A gente não pode fazer muita coisa pelos venezuelanos. Até para o governo do país não se sentir ofendido – afirmou Ávila.
Antes de disputar a Copa Sul-Americana, o Deportivo Lara atuou pela Libertadores nesta temporada e recebeu o Cruzeiro em 23 de abril.
O time mineiro passou pelas mesmas dificuldades encaradas agora pelos corintianos.
– Nós começamos a definir nossa logística desde o sorteio da Conmebol, no ano passado, quando soubemos que iríamos jogador na Venezuela – contou Pedro Moreira, supervisor de futebol do Cruzeiro, responsável pela logística da viagem do clube.
Apesar do temor dos dirigentes corintianos de fazer doações aos venezuelanos, os cruzeirenses levaram donativos.
– A gente fez uma doação [materiais de higiene] para uma entidade que auxilia crianças, a Ciudad de los Muchachos. Mesmo com tudo o que eles estão passando, todo mundo atendeu a gente da melhor maneira – disse Moreira.
SEM TORCIDA
Além da logística especial para enfrentar o Deportivo Lara, o Corinthians também preparou-se para viver uma situação com a qual não está acostumado, a ausência da torcida.
Um grupo de dez corintianos apenas, entre eles três integrantes da Gaviões da Fiel, viajaram junto com o time para acompanhar o duelo em Barquisimeto.
Segundo as assessorias do clube e também da Gaviões, apesar de viajarem junto com a delegação corintiana, cada torcedor arcou individualmente com os custos de sua viagem.
– Fizemos diversos estudos para viabilizar a ida de mais sócios, mas é muito arriscado. Contatamos várias agências de turismo, mas não foi possível – explicou a Gaviões, por meio de sua assessoria.
(Texto original do jornal O Estado, de Fortaleza)

Comentários