Altos e baixos pernambucanos numa semana intensa



Na semana que passou, Pernambuco, que está apenas assistindo do ‘sereno’ à festa maior do futebol brasileiro, esteve ganhando em duas ocasiões, tendo deixado a vitória escapar.
O fracasso começou na Série B, a Segunda Divisão. Numa noite de chuva intensa e gramado encharcado, prejudicando sensivelmente as equipes, o Sport chegou a abrir o placar na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, mas terminou levando uma virada e perdendo por 2x1.

É verdade que o Leão foi prejudicado por uma falha crucial da arbitragem, mas isso está sempre acontecendo. Faz parte da rotina do futebol.

Neste momento, o G4 da Série B tem:
1º) Botafogo/SP, 15
2º) Bragantino/SP, 13
3º) Londrina/PR, 13
4º) Ponte Preta/SP, 11.

O jogo do Sport foi em campo completamente encharcado (Reprodução internet)


Com 9 pontos, o Sport vem em 6º lugar, uma posição abaixo do CRB, que tem 10.
O campeão pernambucano volta a campo no próximo sábado (8), às 20h30. Jogará como anfitrião, recebendo o combalido Vitória/BA. O Leão da Barra amarga presença no Z4, cuja formação é esta:
17º) Guarani/SP, 5
18º) Criciúma/SC, 5
19º) Vitória/BA, 4
20º) América/MG, 3).

Portanto, rivalidade regional aflorando no fim de semana na Ilha do Retiro. O rubro-negro baiano está mal, mas não pode ser menosprezado.

O que chama a atenção na Série B é a posição do América Mineiro. Mudou de técnico após a segunda rodada, ao dispensar o pernambucano Givanildo Oliveira, mas não saiu do lugar. Continua carregando a lanterna.

Nem sempre atitudes intempestivas, tomadas emocionalmente, resolvem. É preciso que o elenco seja qualificado, já que o técnico planeja, mas não executa.


O CALDEIRÃO ESFRIOU

Sábado (1º), o Náutico, jogando em casa, vencia o Globo de Ceará Mirim (RN) no primeiro tempo por 2x0. Parecia que o Timbu, aproveitando o tão propagado efeito caldeirão, obteria mais um tranquilo triunfo, assegurando sua permanência no G4 do Grupo A da Série C, a Terceira Divisão.

A comemoração terminou em frustração (Leo Lemos/Náutico)


Que nada? Mais uma vez a equipe dos Aflitos mostrou sua Inconstância e cedeu o empate: 2x2.

Foi defenestrada do G4 e viu a chegada, sem muito alarido do Santa Cruz. Este, sem estar muito cotado pelo torcedor, obteve uma significativa vitória diante do Imperatriz (1x0), no domínio do adversário, no Maranhão.

Na sétima rodada – são 18 para que sejam conhecidos os quatro classificados de cada grupo – o Santa volta a jogar diante do povão.

Dudu botou o Santinha no G4 (Divulgação)


Domingo (9), a Cobra Coral recebe o Confiança, às 18h. É jogo para levar muita gente ao Arruda.

O Náutico jogará no dia seguinte, em São Luís, às 20h, contra o vice-líder Sampaio Corrêa.
Vejamos como está o G4 do Grupo 1:
1º) Ferroviário/CE, 13
2º) Sampaio Corrêa, 11
3º) Santa Cruz, 9
4º) Botafogo/PB, 9

O Náutico está agora em quinto lugar, com oito pontos, seguido pelo Confiança, próximo adversário do Santa Cruz, sexto colocado, também com oito.

A LUTA PARA CHEGAR AO MATA-MATA

Na Série C, a Terceira Divisão, há 17 grupos, com quatro times, cada. Disputa em ida e volta. Domingo que vem haverá a última rodada da fase classificatória.

Entra para a segunda fase o primeiro colocado de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, num total de 32. Parte-se daí para o mata-mata em turno e returno.

Entre os pernambucanos, o Vitória que está no Grupo A 7, não tem a mínima chance.
Nos demais grupos, o clube que desfruta de melhor situação é o Salgueiro, no A 8. Com nove pontos, está a apenas dois do líder Fluminense de Feira (11).

O Flu baiano será seu adversário, na última rodada, domingo (9), em Salgueiro. Prevê-se um jogo emocionante.

O América pernambucano está na briga, pelo Grupo 6, que é liderado pelo América de Natal, com 11 pontos. O Periquito vem em segundo lugar, com 10, mas é ameaçado pelo Bahia de Feira, que tem sete e será seu adversário, na última rodada.  Jogo no Joia da Princesa, em Feira de Santana. O América potiguar receberá o lanterna Serrano/PB.

Resta o Central, que não corresponde ao que sua torcida espera. Ainda luta para ver se consegue uma brechinha entre os segundos colocados. Domingo recebe o já classificado Atlético Cearense, que tem 15 pontos. Vice-líder do Grupo A 5, o alvinegro de Caruaru tem apenas 6.

Comentários