Futebol e Essa Coisa Toda


SEGREDO SEM SEGREDO


De onde não se espera é que sai, diz o ditado, aplicável à atitude de Magrão, que acaba de botar o Sport na Justiça. Noticiou-se que o processo seguia em Segredo de Justiça. Seguia, pois o Jornal do Commercio deu uma paquerada nele e, entre outras coisas, descobriu que o goleiro, depois de 14 anos vestindo a camisa leonina, está pedindo a bagatela de R$ 5.016.853,16 de atrasados em diversas fontes. A notícia pegou rubro-negros e não rubro-negros de surpresa, principalmente por se tratar de um cidadão pacato, que se tornou ídolo de todas as torcidas.

Magrão


BURACOS

Não é só por aqui que se reclama do mau estado dos gramados. Agora mesmo, jogadores que estão disputando a Copa América, como Messi, têm chiado com a buraqueira, principalmente na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. É lá que o Brasil vai enfrentar o Paraguai, nessa quinta-feira (27).  O tricolor gaúcho culpa o excesso de jogos no seu estádio.

ORGULHO DE BARÃO DE GRAJAÚ

O zagueiro Adryelson orgulha não apenas a torcida do Sport. Ele também é festejado na cidade onde nasceu, a maranhense Barão de Grajaú, de 17.816 habitantes (IBGE, 2010), a 679 quilômetros da capital, São Luís. Adryelson ajudou o Brasil a sagrar-se campeão do tradicional Torneio de Toulon pela nona vez – os outros campeões até hoje foram a França, país organizador (12 conquistas), Inglaterra (7), Portugal (3) e Colômbia (3).

Adryelson


SEM EIRA NEM BEIRA

Fora da Série A do Brasileirão, Pernambuco, que durante muito tempo se achou o tampa de crush do Nordeste, está cada vez mais fora de foco, vendo seu antigo prestígio se desmilinguir. Como prêmio de consolação tem o Sport na Série B. Já os rivais do Rubro-Negro, Náutico e Santa Cruz, gramam pela segunda vez consecutiva na Série C. Se já não tinha mais eira, o futebol pernambucano ficou sem beira, depois que o América foi eliminado da Série D pelo seu homônimo de Natal. Antes, já tinham perecido Vitória, Central e Salgueiro.

REVEZAMENTO

O goleiro Jefferson, hoje com 26 anos, subiu da base do Náutico e arrastou e levou o companheiro Bruno junto. Com o andar da carruagem, Jefferson machucou-se, Bruno entrou no time e não saiu mais. Ao recuperar-se, o ex-titular foi emprestado seguidamente ao Atlético-GO e ao Joinville-SC. Há pouco voltou para casa. Encontrou Bruno jogando, e bem. Só que Bruno, 25, lesionou-se e entregou o posto ao antigo dono. E, numa inversão dos fatos, vai viver uma nova experiência na carreira, emprestado que foi ao Gil Vicente, de Portugal.
Jefferson 

PÚBLICO MIXURUCA

Com os festejos juninos pipocando, e com o tempo incerto, não se esperava muita gente sábado (22), no Arruda. O público de 9.903 pagantes foi ridículo, em se tratando de um Clássico das Emoções, mas naquelas circunstâncias estava dentro da previsão.

O IMBATÍVEL LUCÍDIO

Mais uma produção do médico e escritor de Bonito Lucídio José de Oliveira sobre o Náutico, seu clube do coração, desta vez falando de jogadores que enriqueceram a história do Estádio dos Aflitos, que está completando 80 anos. Embaixo uma relação de jogadores que são citados. Familiares deles ou quem souber como descobrir algum parente podem ajudar Lucídio, através do e-mail lucidiojose1@gmail.com ou pelo Zap 9.9981.7475. Eis os nomes:

Tará (filho ou neto), Manuelzinho, Caiçara, Lula, Ivanildo Espingardinha, Gilberto, Geraldo, Waldemar (o filho), Lula Monstrinho, Nado, Bita, Nino, Lala, Gena (todos falecidos, vale um parente próximo). Além destes, Nancildo, Baiano, Beliato e Sangaleti, que ainda estão entre nós.

O lançamento será sábado agora (29), às 10h, na Timbushop, na sede do clube. Sem dúvida, um ótimo aperitivo para o jogo a realizar-se horas depois entre o Náutico e o ABC.



TEM JOGO NA ARENA

Uma boa pedida nesta quarta-feira (26), para quem estiver de pernas pro ar. O Sport recebe o Palmeiras, às 15h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Leão é o único representante de Pernambuco na competição.

VALEU A FESTA

Jogadoras da Seleção Brasileira feminina tiveram uma recepção calorosa na sua chegada ao Brasil, embora tenham sido eliminadas da Copa do Mundo que se realiza na França, nas oitavas de final. E a pernambucana Bárbara transmitiu uma mensagem otimista relacionada com a participação na Olimpíada do Japão, em 2020. Oxalá a animação de Bárbara sirva para dar um toque de incentivo por estas bandas, pois o Campeonato Pernambucano de 2019 começou mostrando um grande desequilíbrio.

Bárbara


GALO ALIVIADO

Há mais gente no Arruda para resolver o problema do técnico Milton Mendes. Mas o Treze respira aliviado diante da ausência do goleador Pipico no jogo dessa quinta (27), em Campina Grande, contra o Santa Cruz, na abertura do returno da Série C. Autor do gol da vitória (1x0) do Santa sobre o Náutico, sábado passado, Pipico vai cumprir suspensão automática motivada pelo terceiro cartão amarelo.

Pipico


NOIVA BARBADA

No Aeroporto Charles De Gaulle, na França, depois de participar de mais uma edição do Torneio de Paris, a equipe do Vasco da Gama aguardava o momento de regressar ao Brasil. Como sempre acontece nessas ocasiões, todos os componentes da delegação levavam lembranças para gente da família. Um atacante novato, que tinha feito sua primeira viagem internacional, sorridente, esbanjava satisfação com o presente que havia comprado para sua noiva. Fez questão de mostrá-lo ao chefe da delegação, perguntando-lhe, ávida e curiosamente:
– Será que ela vai gostar?
O dirigente, já acostumado com cenas desse tipo, em se tratando de calouros, não perdeu a oportunidade de ironizar, depois de examinar o objeto:
– Se ela tiver barba, vai...
Decepcionado e intrigado com a resposta, o jogador, que não lia patavina em francês, só abriu os olhos para a situação, quando o dirigente esclareceu que em vez de um perfume tentador, ele tinha acabado de adquirir uma loção para ser usada depois do barbear. 

O TIME DELES

Dom Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife) – Sport
João Carlos Paes Mendonça (empresário) – Náutico
Joezil Barros (jornalista)Santa Cruz

Comentários