Brasil sufocou o Peru e levantou a taça

(Foto CBF)


Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Coutinho (Éder Militão); Everton (Allan), Gabriel Jesus e Firmino (Richarlison)
Estes são os jogadores que, comandados por Tite, foram partícipes de mais um capítulo glorioso da trajetória da Seleção Brasileira ao conquistar na tarde deste domingo, 7 de julho de 2919, o nono título de campeã da Copa América,
Com o Maracanã lotado, a torcida cumpriu o seu papel. No campo, a Canarinha correspondeu. Sob o coro emanado das arquibancadas de "o campeão voltou", a equipe nacional soube conter o ímpeto dos peruanos e assinalar uma valorosa vitória 3 a 1.
A edição 2019 da Copa América foi a quinta que aconteceu no Brasil e em todas elas a Seleção Brasileira sagrou-se campeã (1919, 1922, 1949, 1989 e 2019). 
(Foto CBF)

LEMBREMOS O JOGO
O duelo começou nervoso para a Seleção Brasileira, que viu o Peru criar duas boas chances em cinco minutos de jogo. Na primeira tentativa, Cueva cobrou falta com perigo e, na sequência, Tapia arriscou de fora da área.
Passado o susto inicial, o Brasil colocou a bola no chão e na base da habilidade mostrou o que sabe fazer de melhor. E foi desse jeito que a rede balançou pela primeira vez. Aos 14 minutos, Gabriel Jesus recebeu lançamento na direita, driblou a marcação e cruzou na medida para Everton, a quem a torcida trata pelo apelido de Cebolinha, apareceu livre na área e emendou o chute fazendo explodir a torcida presente no Maracanã.
O gol do cearense que joga pelo Grêmio, deu tranquilidade ao time canarinho, que permaneceu pressionando e ocupando todos os espaços do campo ofensivo.
Aos 23 quase veio o segundo. Dessa vez chegando pela esquerda, Firm
ino achou Coutinho pelo meio. O camisa 11 fez o desvio e viu a bola tirar tinta da trave adversária.
(Foto CBF)

O Brasil não deu trégua e, aos 35, Firmino cabeceou por cima da meta depois de ótimo cruzamento de Alex Sandro. Já aos 40 minutos, o Peru tentou responder e a arbitragem pegou um toque de mão dentro da área assinalando pênalti para os peruanos. Foi aí que o VAR entrou em ação e a tensão tomou conta do estádio. Com penalidade confirmada, Guerrero deixou tudo igual, aos 43: 1 a 1.
Mas a alegria dos peruanos durou pouco. Quatro minutos foi o tempo de que a Seleção Brasileira precisou para reassumir o placar. Nos acréscimos da primeira etapa, Arthur deu belo passe para Gabriel Jesus, que bateu rasteiro no cantinho sem dar chances para defesa do goleiro Gallese.
No segundo tempo, com o Brasil voltando a pressionar, logo aos cinco minutos, Coutinho invadiu a área e mandou para o gol com muito perigo. Na sequência, Firmino teve mais uma chance. Everton fez jogada individual pela esquerda, tocou para Alex Sandro, que cruzou para o atacante cabecear rente ao poste.
 Aos 24, o Brasil passou a jogar com um a menos após expulsão de Gabriel Jesus. Em vantagem numérica, os peruanos ensaiaram uma pressão no ataque.
Bem postada na defesa, a Seleção Brasileira se fechou bem, e na raça segurou a disposição do adversário e ainda ampliou o marcador.
Aos 41, o árbitro marcou pênalti para a Canarinha, depois que Everton foi derrubado na área. Richarlison bateu com segurança e fechou a conta.
Terminado o jogo, enquanto o Brasil fazia comemorava, numa integração entre torcida e equipe, os torcedores peruanos que foram ao Maracanã aplaudiram seus jogadores pela campanha na competição, que culminou com o vice-campeonato.
O presidente Jair Bolsonaro, que participou da entrega das medalhas aos jogadores, posou com os campeões.

Comentários