Futebol e Essa Coisa Toda


SPORT AINDA SENTIU O GOSTINHO DA VITÓRIA

Guto Ferreira, agora de olho no Coritiba, novamente na Arena (Reprodução internet)


Para os 18.403 torcedores que foram à Arena de Pernambuco nesta segunda-feira (29), o empate do Sport com o Guarani (1 x 1) foi mais do que frustrante. A torcida leonina esperava voltar para casa festejando a vitória e o avanço de seu time no quadrilátero da fama da Série C do Campeonato Brasileiro. Pelo desenvolvimento do jogo, o time da casa, que ganhava por 1 x 0 desde os 18 minutos do primeiro tempo, gol de Yan, caminhava para o 2 x 0. Mas terminou levando o empate.
Ainda bem que se manteve no G4, que está assim: 1º-Bragantino (26), 2º-Coritiba (22), 3º- Paraná (22), 4º- Sport (22).
É contra o vice-líder Coritiba que o campeão pernambucano vai se pegar nesta quinta-feira (1º) novamente na Arena. A lesão de Adrielson, zagueiro que se impõe lá atrás e ainda aparece no ataque, preocupa o técnico Guto Ferreira.
A VIA CRÚCIS DO SANTA
Tenho visto muito tricolor desanimado com as dificuldades que o Santa Cruz vem enfrentando na Série C do Brasileirão. O empate (0x0) em Natal, com o ABC, como resultado em si não foi ruim. O que causou desânimo foi a falta de vitória, diante da necessidade premente do Tricolor de melhorar a pontuação. Para muita gente, todavia, funciona o velho provérbio “enquanto há vida, há esperança.”
Milton Mendes correndo contra o prejuízo (Reprodução internet)


Neste momento, em quinto lugar, com 18 pontos, a Cobra Coral está a cinco do último colocado do G4, o Ferroviário/CE, com 23. Imediatamente acima do Santa estão o Imperatriz/MA (5º/21) e o Botafogo/PB (6º/18). O Belo tem pontuação e campanha iguais às do time do Arruda, ganhando, todavia, no saldo de gol: 0 x -2. Como as demais equipes, o Santa Cruz ainda disputará um total de 12 pontos contra Imperatriz (C), Confiança (F), Globo (C) e Náutico (F). Estrada tortuosa, mas, no mínimo, carroçável. Sexta-feira que vem (2) é primordial o apoio da galera no jogo contra o Imperatriz, na Arena, às 21h30.

GOLEADA ENTRE ELAS
No duelo doméstico pelo Brasileiro Feminino A 1, o Vitória/Santa Cruz destrambelhou o Sport, em jogo da penúltima rodada da primeira fase: 5x1 para as tricolores, no Barbosão, em Chã Grande, domingo (28). O Vitória/Santa Cruz agora é o 13º colocado, com 14 pontos – 4 vitórias, 2 empates e 8 derrotas em 14 jogos; o Sport continua em 16º e último lugar, com 0 ponto e 14 derrotas.
Os gols das vencedoras foram de Nadine (2), Marcela, Maiara e Tatiane, contra. Alessandra marcou o tento de honra das rubro-negras. Domingo (04/08), pela 15ª e última rodada, o time de Vitória de Santo Antão/PE jogará fora de casa, enfrentando a Ferroviária/SP. Para permanecer no campeonato em 2020, o Vitória/Santa Cruz precisa vencer o time de Araraquara, torcendo para que o Minas Icesp-DF não vença a Ponte Preta. O Sport, encerra sua participação, no mesmo dia, no Ademir Cunha, em Paulista, enfrentando o Iranduba-AM.
RESERVA DE LUXO
É assim que se pode definir a Arena de Pernambuco, o melhor estádio da terra dos altos coqueiros. É o único que proporciona verdadeiramente conforto a torcedores, atletas e jornalistas. O gramado é muito bom e tem uma impermeabilidade que não é vista nos outros. Pelo menos vem resistindo à invernada. Como é pouco usado por Náutico, Santa Cruz e Sport, uma vez que cada um possui seu estádio, e só recorre a ele excepcionalmente, o estádio da Copa de 2014 passou a receber tudo quanto é jogo, das mais diferentes categorias. Nada contra, pois trata-se de um bem público. Para mim é o local ideal para as grandes decisões. Porém, as dificuldades para se chegar lá são um entrave. Se o excelente campo, localizado no vizinho município de São Lourenço da Mata, continuar a ser usado sem os necessários cuidados, vai terminar perdendo seu encanto.


VELHOS ÍDOLOS ALVIRRUBROS
Estou degustando pouco a pouco o novo livro do amigo, médico, confrade alvirrubro e escritor Lucídio José de Oliveira, intitulado “Ídolos em Tardes Noites Alvirrubras.” Convivi com vários personagens focalizados pelo autor, que, além da pesquisa mostrou um amplo conhecimento de quem foi testemunha da história. Quando cheguei ao Recife, vindo de Santa Cruz do Capibaribe, em março de 1956, cheguei a conviver num bar onde trabalhei, na Encruzilhada, com muito atleta do Náutico das mais variadas modalidades. Saídos dos treinos, nos Aflitos, ali pertinho, alguns passavam pelo Bar do Português (eram dois, Osvaldo e Manuel) para fazer um lanche. Com um deles fiz uma amizade especial. Falo do lateral Caiçara, que estava sempre sorvendo um cafezinho. Na verdade, a rubiácea passava bem longe, pois o que a pequena xícara continha era uma mistura de cachaça e vermute, ‘rabo de galo’ para nós. O vermute dava a cor do café.  “Me dá outro cafezinho”, pedia Caiçara.
O livro de Lucídio foi mais um que ele escreveu sobre o Timbu, tendo começado com “O Náutico, a bola e as lembranças”. No atual, muitas histórias que o torcedor desconhece chegam ao seu conhecimento, não como uma simples reportagem, mas com o competente arranjo literário com que o autor supervaloriza o texto.

São 231 páginas focalizando ícones do clube dos Aflitos das mais diferentes épocas. Começa pelo célebre Fernando Carvalheira, passando pela dupla Caiçara e Lula, os goleiros Vicente e Manuelzinho, e mais tarde Waldemar, o requintado goleador Ivson, a turma do Hexa, com craques como os irmãos Nado e Bita, os clássicos Salomão e Ivan, à última geração, com Sangaletti, o capitão do emblemático título de 2001, no centenário do clube, ao “desconhecido” Kuki, que entrou para à história, como o que mais vezes vestiu a camisa alvirrubra. A Acosta, Kieza e Ortigoza fecham o deslumbrante desfile de craques. O livro é encontrado na Timbushop, a loja de artigos alvirrubros, na sede do Náutico.
CURTAS
NETO BAIANO, 36 anos, ex-Sport, acaba de rescindir amigavelmente o contrato com o Vitória/BA. Seu lugar no elenco será ocupado por Eron, do sub-23 do clube. *** JOELSON, 31 anos, que começou no Porto e defendeu Central, Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro (PE); Brasil (RS): ABC (RN); Coritiba e Operário (PR); e Palmeiras (SP) é uma das contratações do Retrô para a Série A 2 do Campeonato Pernambucano. *** DEPOIS do jogo Vera Cruz x Retrô, na tarde desta terça-feira (30), na Arena, a Série A 2 marca para essa quarta (31), Decisão x Centro Limoeirense, às 15h, em Bonito. *** O CENTRAL estará firme na Copa Pernambuco 2019, garante o presidente em exercício da Patativa, Airton Júnior. O centenário alvinegro de Caruaru levantou a taça de campeão da Copa PE em 2001. *** NEYMAR deu um drible na modelo Nájila ao ser inocentado pela delegada no inquérito policial em que ele é acusado de ter estuprado a modelo.

Comentários