O dia em que Dario estabeleceu um recorde em Pernambuco



Em 1975, ao formar a chamada Seleção do Nordeste, com a qual desmancharia o domínio que Náutico e Santa Cruz vinham mantendo no futebol pernambucano, o Sport espantou o Brasil ao anunciar a contratação do centroavante Dario, o Peito de Aço, que tinha sido ídolo da torcida do Atlético Mineiro e que fora consagrado também pela galera do Flamengo, e encontrava-se em plena forma.

O Peito de Aço tinha sido campeão em 1971, no primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes, vestindo a camisa do Galo. Além do título, brilhou como o principal artilheiro do certame, com 15 gols, situação repetida em 1972, agora ao lado de Pedro Rocha, do São Paulo, ambos com 17.

(Reprodução internet)


Dadá Maravilha, como também era conhecido, empolgou a torcida rubro-negra pernambucana, com seu jeito desengonçado de jogar e com seus gols fantásticos, às vezes de canela. Constituiu-se na grande atração do Leão no Campeonato Pernambucano, que ajudou o Sport a conquistar, bem como no Nacional, como o Campeonato Brasileiro era chamado, sempre despertando o interesse da mídia e da torcida, onde o Sport se exibia. Com 32 gols, tornou-se o principal goleador do certame de 1975.

No ano seguinte, mesmo tendo saído em meio à disputa, para defender o Internacional, Dadá Jacaré, outro apelido carinhoso e engraçado que o torcedor lhe deu, outra vez dominou a lista de goleadores do Estadual, com 30 gols.

Naquele ano sagrou-se novamente campeão brasileiro, quando o time colorado superou o Corinthians de seu ex-técnico no Sport, Duque, e dos ex-companheiros Tobias, Djalma e Luciano. Também obteve o troféu de artilheiro, com 16 gols.

Em Pernambuco, ainda integrando a equipe leonina, Dario estabeleceu um recorde ao assinalar 10 gols na goleada do Sport sobre o Santo Amaro, por 14 x 0, em 6 de abril, na Ilha do Retiro.   

A GOLEADA
Diante de 2.921 pagantes, o Sport balançou a rede do Santo Amaro 14 vezes. A Dario coube a tarefa de fazer a alegria da galera nawuele jogo em dez ocasiões. A vítima foi o paranaense Odair, sargento da Aeronáutica, que servia no Recife e que era goleiro da equipe santoamarina.

O placar do jogo realizado em 6 de abril de 1976, no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, popularizado como  Ilha do Retiro, teve a seguinte movimentação: Miltão-12, Dario-25 e 27 minutos do 1º tempo; Dario-4, Peres-9, Dario-11,13, 15, 18 (pênalti), 24 e 31, Miltão-33, Lino- 35 e    
Dario-44 do 2º.]

Sport: Tião; Aranha, Silveira, Djalma e Cláudio; Luciano (Assis), Peres e Amílton Rocha; Miltão, Dario e Lima (Lino).
Santo Amaro: Odair; Hilton, Edilson e Ramos (Lula Barbosa); Bicuda, Saguim, Sabará e Lula Queiroz, Ferreira, Oliveira e Eraldo (Banana).

Receberam cartão amarelo: Luciano e Cláudio (Sport); Hilton e Lula Barbosa (Santo Amaro).

Em Pernambuco, Dario ainda vestiu as camisas do Santa Cruz e do Náutico.


Comentários