No tempo do WO

 
Arbitragem e Cuiabá cumpriram a formalidade sem o Figueirense (portaldapoiticamt.com.br)
 
Com a decisão dos jogadores do Figueirense/SC de não comparecerem a campo, em Cuiabá/MT, na noite dessa terça-feira 20/08/2019, fazendo com que seu time perdesse para o Cuiabá por WO, este recurso  tão em voga no passado, voltou à evidência.



Ao longo da história do futebol pernambucano, ainda na fase amadorística, frequentemente uma equipe era declarada vencedora por WO. Trata-se de uma sigla originária da expressão inglesa, walk over, que significa desistência por parte do outro. Caiu como uma luva no futebol pernambucano dos primeiros tempos.

As equipes deixavam de comparecer a campo pelos mais diferentes motivos, inclusive polêmica com a Liga, mais tarde Federação. Havia também a alternativa de entrega de pontos antecipadamente, com o que as equipes ficavam desobrigadas de ir a campo.

RELEMBRANDO 1987
Era muito comum isso acontecer, não apenas em Pernambuco, mas no resto do Brasil, em que tudo era feito na base do amadorismo, dentro e fora das quatro linhas. Por motivos os mais variados, um time desistia de ir a campo, perdendo o jogo por WO, como aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1987, ganho pelo Sport.

Flamengo e Internacional deixaram de adentrar o gramado para enfrentar Sport e Guarani, respectivamente, nos jogos de ida do cruzamento entre os dois primeiros colocados dos grupos Verde e Amarelo. Estava no regulamento. O Leão e o Bugre deram as caras, posicionando-se normalmente para dar a saída no jogo que não houve. Com isso, o árbitro, no Recife e em Campinas-SP, considerou a partida vencida pelo time que estava na cancha, por WO. Tivemços assim, Sport WO x Flamengo e Guarani WO x Internacional.

NA SÉRIE A 2
Ainda hoje, aqui, acolá, acontece um WO. Na Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Pernambucano, em 2008, o Íbis viajava a Timbaúba para enfrentar o América, quando a certa altura o ônibus quebrou-se. Alguns jogadores ainda conseguiram um bigu em carros particulares, mas chegaram fora de hora.

O árbitro, depois da espera regulamentar, já havia dado o jogo ganho pelo América por WO. Além da vitória por 1 x 0, o Alviverde somou mais três pontos na tabela de classificação.

Em 2011, o Central protestou na Federação Pernambucana de Futebol diante do fato de ter sido considerado perdedor por WO para o Timbaúba, num jogo programado para um domingo, 10 de setembro, por uma competição denominada Campeonato Aberto.

Em ofício enviado à FPF, o clube de Caruaru informou que o ônibus que conduzia sua equipe juvenil àquela cidade da Mata Norte havia enguiçado na estrada, tendo chegado ao Estádio Ferreira Lima, 12 minutos depois do horário previsto para o início da partida.

CABENSE PAGOU CARO
Ainda em 2011, no Campeonato Pernambucano, houve um WO que beneficiou o Salgueiro contra a Cabense. No dia 14 de janeiro, uma quinta-feira, o time do Cabo de Santo Agostinho estava derrotando o Salgueiro por 1x0 no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro.
Aos 29 minutos houve uma pane elétrica e o jogo precisou ser interrompido por quase uma hora por conta da falta de iluminação. Mesmo assim, o problema não foi solucionado e a partida foi suspenso, tendo sido remarcado pela FPF para a noite seguinte, no mesmo local.

A Cabense não aceitou essa decisão e seus  advogados, depois de consultarem o regulamento do campeonato, chegaram à conclusão de que a equipe do Litoral não precisava entrar mais em campo. A culpa da falta de energia, segundo eles, tinha sido do Salgueiro.

A Celpe, inclusive, também apontou o mandante do estádio como único responsável pelo ocorrido. De acordo com a companhia, houve uma falha nas instalações do Cornélio de Barros.

Às 18h do dia seguinte, o time do Salgueiro estava em campo, esperando o adversário, que não apareceu. Ganhou por WO. A Cabense ainda procurou reverter a situação no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), porém, não conseguiu.


A Cabense terminou rebaixada para a Série A 2, a segunda divisão, beneficiando o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe, que  estava caindo e ficou com a vaga da equipe do Litoral.

ALGUNS JOGOS COM WO 
(O time da esquerda foi o vencedor, tendo em vista a ausência do adversário)

1922
Sport WO x Equador
Sport WO x Santa Cruz
Náutico WO x Peres

1923
Sport WO x Peres
Flamengo WO x Peres
Sport WO x Peres

1924
Sport WO x Peres

1926
América WO x Israelita




Comentários