“O Santa Cruz precisa de uma chacoalhada.”



A frase que intitula esta matéria é do ex-presidente tricolor (1985/86, 1987/88 e 2003/04) José Neves Filho. Sob seu comando, o Santa foi campeão estadual em 1986/87, o que, na época, levou-o a ser chamado de O Presidente Arretado.

A declaração foi dada numa conversa por telefone, quando o vento ainda espalhava pelos quatro cantos as cinzas da frustração causada por mais um fracasso do Tricolor na tentativa de sair do calabouço da Série C do Campeonato Brasileiro para voltar à B. Esta não deve representar a meta final de um clube tradicional, possuidor de uma enorme torcida, como o Santinha, porém, significa um acentuado progresso em relação à recuperação do prestígio, sensivelmente abalado, e ao apoio financeiro dado pela CBF.

José Neves, um dos milhares de tricolores frustrados com o fracasso na tentativa de voltar para a Série B (Youtube.Com)


Quando o assunto foi abordado, a insatisfação do povão era flagrante, porém não havia qualquer movimento, como o atual, no sentido de afastar o presidente Constantino Filho.
Uma das restrições de Zé Neves ao mandatário coral refere-se ao fato de o gestor não dá importância a alguma sugestão que lhe seja feita. “Não ouve os conselhos que recebe. Entram por um ouvido e saem pelo outro”, disse.

Vale salientar que nem de longe, Zé Neves tem alguma pretensão política no Santinha, pois não teria tempo. Atualmente exercendo o cargo de secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Cidade do Recife e a presidência do tradicional The British Country Club, apesar das suas obrigações não abdica da condição de torcedor.

PRESIDENTE SEM SALÁRIO
Ele era um dos muitos tricolores presentes à derrota de 3x1 para o Náutico, em 24 de agosto, resultado fatal para as pretensões do Clube das Multidões. Como não poderia deixar de ser, saiu do estádio decepcionado. O insucesso no Clássico das Emoções significou mais um ano da Cobra Coral na Série C, a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

O Náutico, por sua vez, acaba de se classificar para a Série B, que lhe permitirá sonhar com acesso à elite, onde já esteve mais de uma vez. No caso do Tricolor será outro ano marcando passo, esquecido pela mídia nacional, com prestígio diminuído etc.
Tem se voltado a falar em cargos remunerados nas diretorias dos clubes, como uma forma de tornar as estruturas das agremiações mais perto de uma empresa, não obstante o futebol ter muitas peculiaridades, inaplicáveis fora do ambiente em que os clubes situam-se.

Zé Neves concorda até certo ponto, mas não admite que o presidente tenha salário, como acontece em alguns clubes brasileiros.

No Santa Cruz, além de ter sido advogado do clube, Zé Neves presidiu o Conselho Deliberativo e ocupou outros cargos.

Fora do Mais Querido militou algum tempo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dirigindo o Futebol Brasil Associados (FBA), órgão que regia a Série B.

Comentários