Futebol e Essa Coisa Toda


(Dez notas em temas variados)

Hernane Brocador (Reprodução internet)



TEM SPORT NA ILHA
Depois da vitória sobre o São Bento de Milton Mendes, o Sport volta a campo, novamente jogando em seu domínio. Na Ilha do Retiro, às 20h desta segunda-feira, 14, o Leão receberá um time que merece respeito. É o Cuiabá, 12º colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos. O Sport está na vice-liderança, sendo estas as posições do G 4: 1º) Bragantino, 57; 2º) Sport, 49; 3º) Atlético-GO, 47; 4º) Coritiba, 43. Simultaneamente ao jogo na Ilha, o Atlético estará atuando, também em casa, contra a Ponte Preta. Destarte, o rubro-negro pernambucano não pode vacilar. O inimigo está à sua porta. Diferença de dois pontos. Arbitragem baiana na Ilha do Retiro, sob o comando de Diogo Pombo Lopez.

CHAMEM BROCADOR
Se houver novo pênalti, mais tarde, na Ilha, chamem Hernane Brocador, que ele bate. Está reabilitado perante a torcida, depois daquele que converteu diante do São Bento. Vinha de um fracasso contra o CRB, mas teve personalidade para botar a bola na marca da cal e mandar ver.

PRÉ-OLÍMPICOS JOGAM
Às 16h desta segunda-feira, 14, na Arena de Pernambuco, a Seleção Brasileira Pré-Olímpica enfrenta o Japão. Espera-se que os representantes do país do Sol Nascente deem mais trabalho do que a Venezuela, que foi goleada nos Aflitos por 4 x 1. Independentemente da fraqueza do adversário, o Brasil mostrou estar no caminho certo. No Pré-Olímpico em que os brasileiros tomarão parte, estarão apenas duas vagas em disputa e o nosso time precisa estar tinindo.

O artilheiro Antony é atração entre os brasileiros (CBF)


POR FALAR NISSO...
A participação da seleção japonesa pré-olímpica neste amistoso contra os brasileiros fazem a gente recordar a Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, com os torcedores japoneses tendo o cuidado de deixar seus assentos na Arena de Pernambuco, sem o mínimo resíduo dos lanches consumidos durante a partida.

NEYMAR NO ESTALEIRO
O Brasil passou em branco nos dois amistosos que disputou contra Senegal e Nigéria, nos amistosos Fifa. Empates por 1 x 1. Nesse contra os nigerianos, merecíamos vencer. A vitória não aconteceu porque a sorte estava do outro lado. Pelos muitos lugares desocupados domingo em Singapura, a gente sente que o futebol verde amarelo já não desperta interesse como dantes. Já não há craques para encher os olhos, salvo uma ou outra exceção. Enfim, nossos jogadores viraram ‘europeus’. Há uma propaganda por aqui que diz “sem Clube não há futebol”. Para mim, que sou de outra geração “sem malabarismo não há futebol”. Neymar, que não luziu, lesionou-se no segundo jogo. Na realidade, o jogador do Paris Saint Germain vive sua “via dolorosa”.  

OLHA A COBRA AÍ
Depois de empatar por 2 x 2 com o Ypiranga, no Ninho das Cobras, no primeiro jogo oficial ali realizado, o Santa Cruz apresentou-se sábado, 12, no Cabo de Santo Agostinho, Estádio Gileno de Carli, e goleou a Cabense por 6 x 0. O atacante Gaúcho, 18 anos, foi o dono do jogo e balançou a rede três vezes. Ítalo, Phellipe e Héricles fecharam a conta.

Gaúcho arrasou diante da Cabense (Rodrigo/Santa Cruz)



DEU PATORUZÚ
Cobri várias vezes para o Jornal do Commercio a tradicional Regata Recife-Fernando de Noronha e conheço de perto o clima de festa e de comércio que o arquipélago vive nesta época. Como no ano passado, agora em 2019, deu o trimarã Patoruzú, como campeão. Seus tripulantes falam de problemas no barco durante o percurso, de 545 quilômetros. O tempo gasto 27h45min35. O recorde pertence ao baiano Adrenalina Pura, que não participa mais, com 14h34min54.

O trimarã Patoruzú é bicampeão (cabanga.com.br)


CAMUTANGA FESTEJOU
A conquista do primeiro título nacional pelo Náutico ainda está rendendo. Ontem, 13, em Camutanga, o zagueiro que adotou como nome de guerra, a denominação da terra natal, participou de uma carreata em sua homenagem ao lado dos também campeões da Série C, Diego, Wallace Pernambucano e Josa, o capitão do time.

ALEMÃO E O ‘REI’
O zagueiro Alemão e Pelé, momentos antes de um jogo da Taça Brasil em que Sport e Santos empataram por 1 x 1, na Ilha do Retiro. Alemão destacava-se pelo chute forte que o tornou o cobrador oficial de faltas nas proximidades da área e de pênaltis, na equipe rubro-negra. Era irmão do célebre Manga, um dos maiores do Leão da Ilha na posição em todos os tempos, de Dedé, também zagueiro, e de Manguito, goleiro.


 
Alemão e Pelé em momento de cordialidade (Arquivo)

Comentários