Futebol e Essa Coisa Toda


ÓCIO MERECIDO – Como diz um antigo frevo “... mas na hora de trabalhar / Pernas pro ar que ninguém é de ferro”. Este não é especificamente o caso dos jogadores do Sport, mas a folga que lhes foi dada pelo técnico Guto Ferreira neste fim de semana não deixou de ser merecida. O descanso físico e mental, certamente deixará a turma no ponto para o que vem por aí. Depois da empolgante virada diante do Paraná, o Leão voltará a campo quinta-feira,  31, contra o Guarani, em Campinas/SP. Nesta sexta vale a pena uma secada no Bragantino, que recebe o cambaleante Vila Nova.

O jogo contra o Paraná exigiu muito dos rubro-negros (Paulo Paiva/AGIF)



GALO DE BRIGA – O CRB, o famoso Galo da Pajuçara, está avançando na classificação da Série B. Ao derrotar o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, nesta quinta, no Rei Pelé, por 1 x 0, assumiu o sexto lugar, com 46 pontos.

VAPT VUPT – Foi uma surpresa a atitude do técnico do sub-20 do Santa Cruz, Thiago Farias, entregando o posto, logo após a primeira rodada da Copa do Nordeste da categoria. É possível que tenha se assustado com a derrota em casa – não tanto, já que o jogo realizou-se na Arena de Pernambuco – para o CSP, da Paraíba. A Cobrinha perdeu por 2 x 0 e talvez Thiago tenha receado um desgaste profissional, se continuasse no cargo.

NOVA COLONIZAÇÃO? – Será que o Brasil está voltando a ser colonizado pelos portugueses, agora no futebol? Jorge Jesus, o treinador do Flamengo, parece estar restabelecendo no rubro-negro carioca a alegria de jogar bola. E isso é bom para a recuperação do prestigio do futebol nacional mundo afora. O 5 x 0 sobre o Grêmio pode ter sido considerado acidental, todavia, os gols não teriam saído se o Flamengo não tivesse criado as condições de marcá-los.

Jorge Jesus, o português que deu ânimo ao Fla (torcidaflamengo.com.br)


ESTRELA OPACA – A polêmica sobre o uso na camisa do Náutico de uma estrela simbolizando a conquista da Série C deste ano ainda não parou. Mas se depender da diretoria, fica tudo como está, mantendo-se a intocabilidade da constelação simbolizando o hexacampeonato – 1963 a 1968.



XÔ ESTRELA B – O Alético Mineiro só tem uma estrela na camisa, referente à conquista do título no primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971. Em 2006 ao ser rebaixado para a Série B, o Galo tirou de letra, levantando a taça. Mas por achar que tal conquista nada acrescentava à sua grandeza, expulsou a estrela B do pensamento da galera.

NO AGRESTE – A Diretoria de Competições da CBF definiu nesta quinta-feira (24): o jogo Porto x Santa Cruz da próxima terça-feira (29) pela Copa do Nordeste Sub-20, Grupo D, segunda rodada, será no Lacerdão, em Caruaru, às 15h. Ambos estrearam vencendo.

JÁ ESTÁ LÁ – Não saiu como o Retrô tinha planejado. Na Arena de Pernambuco, nesta quinta-feira (24), o Decisão, de Bonito, resistiu bravamente à equipe da Região Metropolitana e obteve um valoroso empate sem abertura da contagem. De qualquer modo, o Retrô, com oito pontos, assegurou antecipadamente sua presença na segunda fase da Série A 2, a segunda divisão pernambucana. Já o Decisão, com cinco pontos, está na terceira posição.

ASSOMBRAÇÃO – Foi o que o Porto viu na tarde desta quinta (24) em Paulista, mais precisamente no Estádio Ademir Cunha. O malassombrado tinha o nome de um pássaro, Íbis, de muito prestígio no Antigo Egito. O tal pássaro assombrou o Gavião de tal maneira, que terminou levando a melhor no duelo que os dois travaram, por 2 x 1. Jogo pelo Hexagonal equivalente à segunda fase da Série A 2.

TACO A TACO – Interessante é que Porto e Íbis empatam em pontos ganhos-4, vitórias-1, saldo de gol –menos 1. O desempate se dá no item maior número de tentos assinalados: Porto 4, Íbis, 2. Por isso, o Porto está na frente do Pássaro Preto, como quarto colocado. O Íbis é o quinto.  

VERA CRUZ É LÍDER
O time de Fernando Nogueira foi a Limoeiro, derrotou o Centro por 3 x 0 e regressou a Vitória de Santo Antão na liderança, com 9 pontos, seguido de: 2º) Retrô, 8; 3º) Decisão, 5; 4º) Porto, 4; 5º) Íbis, 5; 6º) Centro, 3.

MINHA VIDA DÁ UM LIVRO – É o que uma pessoa importante no Santa Cruz está procurando incutir na cabeça do grande centroavante de décadas atrás Fernando Santana. Antes reticente, o companheiro de Givanildo, Luciano, Cuíca, Ramon etc., no pentacampeonato da Cobra Coral, está começando a se animar. A possibilidade de contar sua vida cheia de histórias interessantes já mexe com o pensamento do ex-craque.




POR FALAR NISSO... – O companheiro José Teles, do Jornal do Commercio, está escrevendo um livro sobre a ida do clube de frevo Vassourinhas ao Rio de Janeiro, em 1950. Um dos personagens da viagem, que entrou de gaiato e acabou tendo uma atuação marcante, foi o mais tarde advogado e dirigente do Santa Cruz, Negib Correia Lima. Teles está à procura de algum filho ou parente de Negib, porém, sem sucesso.

NENHUMA SURPRESA – Como se esperava, não vingou a tentativa do Fortaleza de anular o jogo em que perdeu para o Flamengo no Castelão. A alegação de que houve erro de direito nos dois gols do rubro-negro carioca não foi aceita pelo STJD.

MISTURADA – O gaúcho Vilson Cavalo, que depois de ter brilhado no Grêmio, passou a andar por aí, tendo defendido o Sport e o Náutico, escolheu o Recife para morar. Há muitos anos reside na capital pernambucana, tendo adquirido vários hábitos nossos, menos botar farinha no feijão. Já perdeu o jeito carregado do gaúcho falar, e, de tanto mudar de região, quando era jogador, não tem mais sotaque nenhum. Acha que de cada lugar pegou um pedacinho.

Vilson, gaúcho pernambucano (gremiopedia)


AREIA LIMPA – Acostumado a ter cuidado com a grama do Mundão do Arruda, quando era presidente do Santa Cruz, José Neves Filho tem dado uma força no trabalho que visa evitar que as praias do Recife sejam tomadas pelo óleo que tem chegado às carradas, do Oceano Atlântico. O Presidente Arretado é secretário de Meio Ambiente do Recife e acompanha atentamente, na parte que lhe toca, a movimentação em torno do nefasto acidente.

SABIAM? – Eu também não. Está na internet. O basquete em Pernambuco começou em Limoeiro, com um jogo no Colombo Esporte Clube em 19/09/1921. Segundo o jornal A Província, enfrentaram-se a equipe do Dr. Borges de Souza e o time do Sr. Armando dos Santos. 

No Recife, o bola ao cesto foi introduzido pela Associação Cristã de Moços. A primeira quadra foi construída pela Polícia Militar, no Derby em 1927. Depois vieram as dos colégios, todas em saibro. Nos anos 40 surgiram as primeiras quadras cobertas – Colégio Ateneu, Padre Abranches, Escola de Aprendizes Marinheiros (1948) e Sport (1953).
QUINA CARIOCA. OU GAÚCHA? – Levar de cinco no Maracanã, do Flamengo, foi demais para o Grêmio. Vai demorar um pouquinho para juntar os cacos. Quando o tricolor gaúcho poderá ir à forra?
PRÓ-PRAIAS – Atitude elogiável do Sport, fazendo com que seus atletas, no jogo contra o Paraná, trouxessem na parte posterior da camisa nomes de praias atingidas pelo óleo poluidor. Não apenas as de Pernambuco, mas outras dos demais Estados nordestinos foram lembradas.

MOCHILA TOTAL – A revista Total, que é editada no Recife, conta, além do experiente Márcio Maia, com a participação de Marcos Lima Mochila. Ele está em todas e para a edição atual até o presidente Jair Bolsonaro entrevistou. Sucesso, meu caro Mochila.

LUIZ NETO – O ex-goleiro do Santa Cruz ficou mais velho, ou mais experiente, para se usar um eufemismo dos que procuram agradar a algum aniversariante. Aproveito a oportunidade para parabenizar o caruaruense que tão bem tem representado sua terra.



Comentários