Futebol e Essa Coisa Toda


AQUARELA NORDESTINA


Aproprio-me do título de antigo programa comandado pelo consagrado radialista Ivan Bulhões, na antiga Rádio Difusora de Caruaru, hoje Rádio Jornal, para definir o estrago feito em equipes do Centro-Sul pelos três times do Nordeste que estiveram em ação, nessa quarta-feira (30), pela 29º rodada da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O trio botou pra quebrar.

Ainda procurando sair do quarteto do rebaixamento, onde está em companhia de Cruzeiro, Chapecoense e Avaí, o CSA cresceu no Rei Pelé diante do poderoso Corinthians e comeu de coco, para usar uma expressão bem pernambucana.

Apodi, o craque do jogo no Rei Pelé (espn.com.br)


O Azulão do Mutange venceu merecidamente por 2 x 1.  Além do espírito de luta, mostrou coordenação.  O lateral Apodi, autor do primeiro gol, não apenas por isso, mas pelo que produziu durante a partida, recebeu o prêmio da Globo, como o melhor em campo. O cearense Apodi vestiu várias camisas, inclusive, a do Sport.

NO CEARÁ TEM DISSO, SIM
O recifense Guio de Moraes compôs “No Ceará não tem disso não”, que fez muito sucesso na voz do exuense Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. No Campeonato Brasileiro de 2019, a dupla Ceará e Fortaleza tem mostrado que os dois pernambucanos podiam estar certos em vários aspectos, porém, no futebol a história, no futuro, seria outra. Que o digam os excelentes resultados dos dois representantes da Terra de Iracema no Brasileirão, nesta Aquarela Nordestina.

O Ceará recebeu o Fluminense, na Arena Castelão, e mostrou ao Tricolor das Laranjeiras o que é bom pra tosse, com uma expressiva vitória por 2 x 0.

Já o Fortaleza viajou até a gelada Florianópolis e levou o Avaí a dar mais um passo rumo ao rebaixamento. O placar de 3 x 1, por si só, fala do êxito do Tricolor do Pici, que, depois do retorno de Rogério Ceni retomou o caminho do sucesso. Ele e o técnico, que estava engurujado na Toca da Raposa.

Rogério Ceni devolveu a confiança ao Fortaleza (Reprodução internet)


No momento, o Fortaleza é o 12º colocado, o Ceará, o 15º, e o CSA o 17º. A equipe alagoana abre o Z 4, com 29 pontos, estando apenas a um do Fluminense, o 16º, portanto, o primeiro clube fora do alçapão da morte, com 30 pontos.

BAHIA NA VILA FAMOSA
Nesta quinta-feira (31), o quarto time nordestino da Série A estará em ação. Trata-se do Bahia, que ocupa o nono lugar e irá à Vila Belmiro encarar o Santos, o time da casa, terceiro colocado. Portanto, continuando na veia musical, vamos ver o que o Bahia tem.
Só para lembrar, seu centroavante é Gilberto, jogador revelado pelo Santa Cruz numa das edições da Copa Pernambuco, sob o comando de Dado Cavalcanti que, por coincidência, também está no tricolor baiano, trabalhando na base.

Gilberto é arma letal na equipe do Bahia (Reprodução internet)


LEÃO ENCARA O BUGRE
O Sport está na Série B, mas enquadra-se nessa missão de defender o prestígio do futebol nordestino ao lado do Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza. Atravessando um bom momento, o atual campeão pernambucano enfrenta, em Campinas-SP, nesta quinta-feira (31), o Guarani, um velho conhecido.O representante da Terra do Frevo estará cara a cara com a equipe do clube que leva o nome da obra mais famosa do célebre musicista Carlos Gomes, filho da terra. 

Guto Ferreira, animado, porém discreto (Divulgação)


O time dirigido pelo competente Guto Ferreira está numa fase invejável. É vice-líder da Série B, com 56 pontos, e se encontra próximo ao acesso à Série A. Embora com alguma reserva já há torcedor falando na conquista do título de campeão. Todavia, o técnico está na dele, não quer nem saber dessa conversa. Seu objetivo é sempre o próximo jogo, com oeste contra o Bugre.

O adversário do Leão da Ilha está lutando contra o rebaixamento, ocupando o 14º lugar, com 36 pontos. Nem por isso pode ser desrespeitado. 


Comentários