Luiz Lacerda deixa um legado para Caruaru



GIOVANNI MASTROIANNI *


Partiu, deixando muitas saudades, o empresário Luiz José de Lacerda, um limoeirense que se radicou em Caruaru e aqui fincou suas raízes, por amar muito esta terra, onde se estabeleceu, comercialmente, no ramo de estivas, na especialidade da venda de bacalhau de procedência norueguesa e, posteriormente, concomitante com as atividades de importador, como proprietário de emissoras de rádio, fundador que foi das Rádios Liberdade de Caruaru, em AM e em FM, orgulho para todos os caruaruenses.

Amante do futebol, dedicou-se tanto ao Central que foi eleito presidente do alvinegro caruaruense, por vários mandatos, sendo responsável pelas reformas implantadas na Patativa. Sua paixão ao clube rendeu-lhe um tributo, que jamais será apagado da memória de todos os esportistas. O estádio, que antes era denominado de Pedro Victer de Albuquerque, passou a ser cognominado de Luiz Lacerda ou “Lacerdão”. E assim deverá permanecer, em memória e homenagem àquele que tanto fez pelo Central. Justo que algum legislador lembre-se de erguer-lhe um busto, de preferência à frente do estádio.

(futebolinterior.com.br)


Não poderia, neste momento de tanta tristeza para Caruaru, omitir dois fatos, que muito me ligaram ao pranteado desportista: embora eu fosse um dos dirigentes da Rádio Difusora de Caruaru e ele proprietário da Rádio Liberdade, da mesma cidade, foi a mim que escolheu para coordenar um “bingo” que ele promoveu em favor do Central, tendo adquirido todos os veículos que foram sorteados, em praça pública. Os riscos de possíveis prejuízos correriam por conta exclusivamente dele. Felizmente, o êxito alcançado serviu para ajudar o seu querido Central.

Quando me transferi, definitivamente, para o Recife, desvinculando-me da Empresa Jornal do Commercio, Luiz José de Lacerda indicou meu nome para representante publicitário da Rádio Liberdade, com carteira assinada e todos os direitos legais. Foi mais uma outorga que o já saudoso radialista optou em me escolher, como seu representante. Em consequência de seu gesto, como não poderia deixar de ser, diletantemente, passei a colaborar com a Rádio Liberdade, como comentarista esportivo, em suas transmissões esportivas, na capital do Estado.

Embora não fosse muito ligado às hostes políticas, jamais deixou de apoiar sua filha Miriam Lacerda, que se elegeu deputada estadual. Esposa do ex-radialista Tony Gel (Antonio Geraldo), que foi prefeito de Caruaru, este, ainda hoje, ocupa, com dignidade e brilhantismo, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e, como é óbvio, contou sempre com o apoio integral do sogro.

Fato curioso é que apesar de sua avançada idade, já que faleceu aos 94 anos, ainda, há bem pouco tempo, não havia “pendurado as chuteiras” e, vez por outra, era visto,  como sou testemunha, “batendo uma bolinha” com seus velhos e dedicados amigos, que não eram poucos e sempre fiéis ao velho desportista.

* Advogado, administrador e jornalista.


Comentários