Futebol e Essa Coisa Toda



Lenivaldo Aragão


(Notas sobre assuntos diversos)


FESTA NA ILHA
É o que o torcedor do Sport espera fazer neste domingo (17), na Ilha do Retiro, no encontro de seu time com o Vila Nova. Uma vitória significa o retorno à divisão principal da Série A do Campeonato Brasileiro. Jogo após jogo, o Rubro-Negro vem demonstrando potencial para o regresso à elite. Apesar da ausência de Hernane Brocador nesta reta final, por contusão, a equipe leonina não perdeu o elã.   

(Reprodução internet)



TAVA NA CARA
O Bragantino levantou a taça na Série B, confirmando as previsões. Há muito, o time de Bragança Paulista, cidade de 168.668 habitantes, pintava como pretendente a dar a volta olímpica na segunda divisão nacional pela segunda vez. A primeira tinha sido em 1989, portanto, havia 30 anos. Entre os campeões, um conhecido nosso, o goleiro Júlio César, que passou pelo Náutico e pelo Santa Cruz.

(Reprodução internet)


RED BULL
O êxito do Bragantino mostrou que a participação da Red Bull no tradicional clube do interior paulista tem sido positiva. Certamente, os homens que tocam a empresa são assessorados por gente do mundo da bola, além de terem contratado profissionais competentes. Isso não quer dizer tudo, pois se assim fosse, em centros onde o chamado futebol empresa domina, como na Europa, não havia perdedores, só vencedores, o que é humanamente impossível. Mas ajuda, e como! Porém, é bom lembrar que o futebol é diferenciado, não se trata de um empreendimento qualquer, por mexer com vários fatores, principalmente, emoções. Costumo dizer, figurativamente, é claro, que o futebol é a única área em que nem sempre dois e dois são quatro.  

O MILAGRE DOS AFLITOS
Saindo de São Paulo e voltando ao nosso futebol, nos Aflitos está sendo dado o exemplo de que “em se plantando, tudo dá.” Uma dupla desconhecida – Edno Melo e Diógenes Braga – pegou o Náutico praticamente em pré-falência, cercado de dívidas por todos os lados e, sobretudo, desacreditado. Sem jogar fortunas lá dentro, os dois começaram a gastar parcimoniosamente os parcos recursos de que dispunham, evitando dar o pulo maior do que as pernas. E o resultado aí está. É verdade que ainda há muito caminho a percorrer, mas o Timbu voltou a orgulhar sua torcida. Depois de certo tempo de clausura, o Alvirrubro retornou ao noticiário nacional, não apenas pelo lado negativo, porém, como um exemplo a ser seguido. A conquista da Série C 2019 foi um divisor de águas. Antes, em 2018, já tinha havido a reconciliação com o título de campeão pernambucano.

Edno e Diógenes, a dupla que tirou o Náutico do caos (Leo Lemos CNC)


SEM NEY
Foi flagrante a falta que Neymar fez no recente amistoso em que o Brasil perdeu para a Argentina. Não me refiro ao pênalti desperdiçado por Gabriel Jesus, mas à incapacidade demonstrada pelos atacantes brasileiros para desmontar a implacável marcação aplicada pelos nossos vizinhos. Estes levaram a melhor, como se sabe, com um gol de penalidade máxima. O goleiro Alisson defendeu parcialmente o chute de Messi na cobrança do tiro livre, todavia, não conseguiu segurar o chute do craque do Barcelona no rebote.

JATOBÁ E JUCÁ
Em solenidade na Federação Pernambucana de Futebol, o presidente Evandro Carvalho provocou risos por ter tropeçado duas vezes ao tratar o vereador Romero Jatobá, conhecido por Romerinho, como Romero Jucá, este, senador por Roraima, embora seja pernambucano. Jatobá e jucá, é bom lembrar, são duas frutas nativas brasileiras, bastante apreciadas.  

Vereador Romerinho (Reprodução internet)


RECUPERAÇÃO
O empresário de futebol Gilson Marcos vê o acesso do Náutico à Série B e a volta – praticamente assegurada – do Sport, à elite, como motivadores de uma futura recuperação do prestígio do futebol pernambucano na classe dos jogadores. “Estava difícil contratar jogador para cá. Ninguém queria vir, mas se a gente falasse em Alagoas e Ceará, o atleta se animava” disse-me Gilson.]

DE TRICOLOR PARA TRICOLOR
Por necessidade de viajar à Europa, em missão oficial, o governador Paulo Câmara passou o posto à vice-governadora Luciana Santos. Uma coincidência é que ambos são tricolores. Paulo Câmara tem demonstrado ser um torcedor discreto, porém, Luciana é uma fã do Mais Querido mais arraigada, misturando-se com o povão, quando pode.

Luciana e Paulo, tricolores (Blogs NE 10-Uol)


CARAS NOVAS
Nesta segunda-feira, 18, na FPF, reunião dos clubes que vão disputar o Campeonato Pernambucano da Série A em 2020. As novidades são o Decisão e o Retrô, campeão e vice da Série A 2, a Segunda Divisão. A FPF pode ter suas sugestões, mas a fórmula a ser executada é a que os representantes aprovarem, dentro das datas estabelecidas pela CBF. Cabe à Federação a viabilização daquilo que for definido.

O DOUTOR CONTUNDIDO
Apressado e descuidado, microfone em punho, o repórter Eriverto Ramos, na época trabalhando para a Rádio Clube de Pernambuco, entrou no vestiário e foi logo se dirigindo ao médico: “Quantos saíram machucados do jogo, doutor?” “Eram dois, mas agora que você deu um chute na unha do meu dedão, passaram a ser três” – respondeu, ironicamente e bem humorado, o médico do Náutico José Omar Braga, que fez sua última viagem, recentemente, deixando um verdadeiro manancial de histórias engraçadas, como esta.

José Omar Braga, saudades



Comentários