Futebol e Essa Coisa Toda



Lenivaldo Aragão


FINALISTAS DA COPA PE

Santa Cruz x Íbis e Náutico x Pesqueira. Destes dois jogos sairão nesta quinta-feira 28, os finalistas da Copa Pernambuco. A bola vai rolar às 15h, no Ninho das Cobras e no Ademir Cunha. Neste, o Náutico, que é o mandante, espera contar com o apoio dos alvirrubros da área. Como venceram na ida por 3 x 0 e 1 x 0, respectivamente, Santa e Pesqueira só precisam empatar. 
CT Ninho das Cobras (Divulgação)

A tarefa dos tricolores parece ser branda. É que o Íbis necessita derrotá-los por um mínimo de quatro gols de diferença. Já o Náutico, se vencer o Pesqueira por 1 x 0, empata no saldo de gol nas semifinais e vai para os pênaltis. O Santa foi o campeão da última Copa PE, disputada em 2012, e tem quatro conquistas, empatando com o extinto Recife. Se levantar esta, isola-se no topo da competição. O Náutico deu a volta olímpica uma vez. Íbis e Pesqueira estão em branco.

Estádio Ademir Cunha (Divulgação)

AGORA VAI
A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro almeja punições mais severas para os malfeitores que se juntam às torcidas organizadas, com a finalidade de cometer crimes nos estádios ou nas suas cercanias, merece o aplauso dos verdadeiros torcedores. Todo mundo tem um parente ou um amigo, que, mesmo gostando de futebol virou torcedor de poltrona ou de mesa de bar. O motivo é óbvio.
COPA FEMININA
Evandro Carvalho vem trabalhando no sentido de Pernambuco ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2023, caso a competição venha para o Brasil. Outros candidatos são África do Sul, Argentina, Áustria, Colômbia, Japão, Nova Zelândia e as duas Coreias, conjugadas. Até agora, a
Copa feminina foi realizada em: 1991- China, 1995-Suécia, 1999-Estados Unidos, 2003-Estados Unidos, 2007-China, 2011-Alemanha, 2015-Canadá, 2019-França. Os países interessados devem mandar até 13/12/2019, o livro de compromissos, aceitando as determinações da Fifa.  
BOLEIROS NA ILHA
Depois de muito tempo, a Ilha do Retiro volta a receber O Dia do Boleiro, que este ano se realizará no segundo sábado de dezembro, 14. O presidente do Sport, Milton Bivar, que vive as entranhas do futebol desde os tempos de calça curta, foi sensível aos organizadores da festa. O rodízio de locais desse encontro anual de antigos jogadores é importante porque mostra que a festa não é exclusividade de um clube. Entre os que formam a comissão organizadora da festa estão os ex-jogadores Nivaldo (Sport), Luciano (Santa Cruz e Sport), Pedrinho (Santa), Ramon (Santa e Sport), Lourival (Náutico e Santa), Luiz Neto (Santa e Náutico) e Ronaldo (América Central e Sport).  
MIRINDA E ZÉ NEVES
No reencontro da turma da velha guarda do futsal do Náutico – época do eneacampeonato estadual e da Taça Brasil – dois ex-jogadores que chegaram à presidência do Santa Cruz, o ex-goleiro Zé Neves e o ex-atacante Mirinda, Ambos, além das atividades profissionais, chegaram a ingressar na política. Zé Neves, o advogado José Neves Filho, no momento exerce o cargo de secretário de Meio Ambiente do Recife. Quanto a Mirinda, o engenheiro José Alexandre Moreira, é um próspero empresário do setor imobiliário. Como não poderia deixar de ser, foram festivamente recebidos na sede dos Aflitos.
ARAÚJO E AMERICANO
Tem muita gente feliz com a volta do Náutico aos Aflitos. Mas ninguém vibrou mais do que Americano, o arrendatário da lanchonete da sede, e o fotógrafo Araújo. Para os dois, com a torcida afastada porque não havia jogo e só alguns gatos pingados apareciam na sede, foram cinco anos de vacas magras. Americano viu o movimento cair assustadoramente, e Araújo, meu vizinho do Brejo da Madre de Deus – sou de Santa Cruz do Capibaribe – praticamente não tinha a quem vender fotos, ele que dá plantão diário lá. Ambos já se tornaram uma espécie de monumentos vivos da sede alvirrubra. Os dois são alegres e receptivos, mas querem vê-los de cara feia? Falem na Arena perto deles.
O hexacampeão Ramos (C) com torcedores (José Araújo)


OPINIÃO
“No passado, o Brasil pegaria a base do Flamengo para formar a Seleção Brasileira Agora o esquema não deixa!” (Alfredo Augusto Martinelli, radialista)




Comentários