O FUTEBOL CADA VEZ MAIS REFÉM DA BANDIDAGEM



Lenivaldo Aragão


Este blog procura, dentro do possível, dar espaço a categorias do futebol menos aquinhoadas na grande mídia. Temos alguma preocupação em noticiar, nem sempre da forma que pretendemos – reconhecemos –, o desenvolvimento dos campeonatos das divisões básicas, Copa Pernambuco ou Série A 2.

Já noticiamos que no próximo sábado (16), nos Aflitos, as equipes do Náutico e do Sport enfrentar-se-ão decidindo o Campeonato Pernambucano Sub-20, o antigo juvenil. Jogo inicialmente programado para se realizar de portões abertos, como acontece com todas as competições do futebol amador tuteladas pela FPF.

Acontece que a ordem natural das coisas foi alterada. O Clássico dos Clássicos agora será realizado com entradas pagas.

O verdadeiro torcedor é adversário, jamais inimigo (Rogério Mota/Opinião Triunfo)


Pelo que está sendo divulgado, entende-se que o Náutico terá que utilizar seguranças particulares, apesar do policiamento militar que estará funcionando nos Aflitos. Portanto, precisa de dinheiro para pagar àquele pessoal.

Isso seria plenamente admissível se o motivo não fosse a insegurança que passou a predominar no futebol profissional e chega agora à base. Pelo que se depreende da novidade, o clube mandante, concomitantemente com os demais órgãos interessados na disputa, procura se precaver contra uma nova classe de torcedor (será que é?) que ronda o futebol.

Recentemente, um jogo do Santa Cruz contra o Sport pela mesma categoria, a sub-20, foi disputado sem a presença de torcedores, por determinação da Polícia Militar, que demonstrou dificuldades para seus homens trabalhar no Ademir Cunha, caso o estádio enchesse.

Quem acompanha esses campeonatos sabe que a hipótese de estádio lotado, mesmo numa decisão, é inviável. O público é pequeno, ou, raramente, regular.

Mas, vamos admitir que tais conjecturas se confirmem. Porém, a mudança da regra do jogo com a bola rolando, mostra que a bandidagem que se mistura aos torcedores de bem para dar vazão aos seus instintos perversos, está tornando o futebol brasileiro cada vez mais seu refém.

É muito comum em qualquer roda em que o assunto seja futebol, haver um ou outro que, embora mantendo sua paixão pelas cores escolhidas, confesse já não ir aos estádios por temer as brigas entre torcedores inimigos. Isso mesmo, inimigos, pois não há mais adversários entre eles, porém, beligerantes. 

O pior é que no momento em que a PM age com o rigor que lhe compete, há sempre alguém para acusar os homens da lei de terem “agredido” os contraventores. E isso, como dizia antigo anúncio da Coca-Cola, faz um bem... mas aos bandidos.

Comentários