Futebol e Essa Coisa Toda


NEREU E OS XEXEIROS
O técnico Nereu Pinheiro tinha muitos anos de rodagem. Trabalhou em divisões de base e em equipes principais, botou time na Série A, no caso, o Santa Cruz em 1999, e só faltou fazer chover nos lugares onde sentou praça. Seu currículo tem Náutico, Santa Cruz, Sport, América, Vitória, Central e Olinda, em Pernambuco; Sergipe e Itabaiana - Sergipe; Auto Esporte, Botafogo, Treze e Campinense - Paraíba; Sampaio Corrêa - Maranhão; e ABC-Rio Grande do Norte

Em certo momento, Nereu chegou a assinar contrato com o CSA, de Alagoas, mas teve que devolver o dinheiro das luvas, que fervilhava no seu bolso, para assumir o comando da equipe do Náutico, assediado que foi pelo presidente Antônio Amante. Ainda dirigiu a seleção pernambucana no Campeonato Brasileiro Juvenil, em 1988. Há de se pensar que de cada clube, Nereu levou um pouquinho de grana, referente ao FGTS. Negativo. Só o Sport lhe pagou essa obrigação trabalhista. Quanto aos outros, tchau! Pelo menos foi o que ele me disse, certa vez, numa conversa no Olindão. Ou seja, o xexo corria solto. Também, o treinador que acaba de nos deixar, jamais reclamou na Justiça. Não era de sua índole.
THIAGO ESTÁ EM OUTRA
O lépido Thiago, 18 anos, nem chegou a tornar-se ídolo do Náutico. Não deu tempo. Ele agora é do Flamengo. Tem um futuro brilhante pela frente e futebol para mais tarde chegar à Seleção Brasileira. Certamente contará com a força que o Maracanã dá aos talentosos.


NEGÓCIO SIGILOSO
Na caminhada pelo calçadão de Boa Viagem, deparo-me com um alvirrubro, já maduro, interessado em saber quanto a transação envolvendo o futuroso atacante renderá ao Náutico. "O Flamengo pediu para o preço da transferência ser mantido em sigilo, isso não existe.” Fala-se até em sete milhões de reais, mas a título de perua.
ANIMAÇÃO
O que a gente sente nos bate-papos com torcedores é que a volta do Sport à Série A e o acesso do Náutico à B vão dar um novo alento ao futebol pernambucano em 2020, principalmente no que se relaciona ao campeonato estadual. Embora ainda esteja marcando passo na Série C, o Santa Cruz pretende mostrar que não é à toa que figura no chamado “trio de ferro”.
DE TRIO PARA TRIO
Aliás, esta expressão era empregada há muitos anos no Paraná ao bloco formado por Athlético, Coritiba e Ferroviário. Hoje continua, com o Paraná substituindo o Ferroviário, que, como o do Recife e outros por aí, que tinham a mesma denominação, virou fumaça. O primeiro “trio de ferro” de que se tem notícia, data de 1920, em São Paulo, constituído por Corinthians, Palestra e Paulistano.
A NOVO SÉCULO VEM AÍ
Os adeptos de banda de música devem colocar na agenda que na noite de sexta-feira 27 de dezembro, o tradicional Teatro de Santa Isabel receberá a Sociedade Musical Novo Século para uma apresentação dentro de sua programação de fim de ano, A Novo Século é de Santa Cruz do Capibaribe, a terra onde nasceu a confecção chamada sulanca, que hoje está em toda parte, 

A fundação da “banda”, como simplificam meus conterrâneos, deu-se em 4 de outubro de 1900 no limiar do século XX, daí o nome. Vi a Novo Século tocar em setembro e posso garantir que está num grande momento, conduzida pelo competente maestro Rubinaldo Catanha. Programa imperdível para quem é do ramo, pela prática ou pela afeição.
BOLEIROS
O momento é de tristeza, com a partida de Nereu Pinheiro, mas o show não pode parar. Neste sábado (14), a partir de 8h, na Ilha do Retiro, mais um Dia do Boleiro. Ex-jogadores de várias épocas estarão se encontrando para bater uma bolinha – isso para quem ainda dá no couro –, jogar conversa fora e participar de uma feijoada regada a água que passarinho não bebe. Em matéria de bola rolando, tudo começa com um amistoso reunindo Asimare – Associaçao Master Recife – e Shineray, a equipe que representa a marca de motos famosa. Depois, o habitual torneio envolvendo o anfitrião Sport, Central, Náutico e Santa Cruz.   
CANSADINHOS
Concomitantemente com o evento dos boleiros haverá também neste sábado (14) a festa dos Cansadinhos do Pina. Local, campo do Centro Esportivo do Pina, no pé da ponte, sentido Boa Viagem. Presença garantida do ex-quarto-zagueiro Gilson (Sport e Náutico), um dos organizadores. Os ex-craques Dema e Adilson Caveirinha, irmão de Almir Pernambuquinho, como sempre, devem dar as caras por lá. E certamente o engenheiro Antônio Carlos, um dos esteios do CEP, através dos anos, ele que, cedido pelo Sport, fez o gol num jogo histórico em que o Pássaro Preto derrotou o Leão por 1 x 0.

Comentários