Toco, Travo e Canela


LENIVALDO ARAGAO

Telefonema misterioso


O polêmico árbitro Arlindo Maciel vinha galgando firmemente os degraus da carreira, na Federação Pernambucana de Futebol. Inicialmente perambulou pelos gramados dos subúrbios recifenses, no antigo Campeonato Suburbano, hoje chamado de Campeonato de Amadores. Foi chegando devagarzinho e passou a apitar no Campeonato Juvenil da Primeira Divisão, cuja nomenclatura hoje é Série A 1. Teve ótimas atuações entre os juvenis, em 1975, e estava cotado para apitar no certame de profissionais, no ano seguinte.

Mas não teve paciência de esperar a aprovação para o quadro principal da arbitragem. Foi apanhado em flagrante na sala do Departamento de Árbitros, remexendo na papelada do diretor Argemiro Félix de Sena, o conhecido Sherlock, o Homem da Lei, assim chamado pela rigidez com que desempenhava sua função. O Detetive, como também era chamado, nem precisou recorrer aos poderes investigativos que o apelido sugeria para matar a charada.



Arlindo ainda tentou se defender, dizendo que havia entrado na sala para atender o telefone. O problema é que lá não existia linha direta, e a telefonista, sabendo perfeitamente que àquela hora da manhã não havia ninguém no setor, pois o expediente só começava às duas da tarde, jamais completaria uma ligação para a sala dos árbitros.

Descoberta a manobra, Arlindo Maciel foi sumariamente eliminado do quadro, mas algum tempo depois, atendendo a pedidos, principalmente seus, Sherlock reintegrou-o, não sem antes fazer-lhe um verdadeiro sermão, com sua voz pausada e carregada, tudo enfeitado pelo lado irônico que o chefe dos árbitros costumava dar ao dar seus carões.

Arlindo conversou com o presidente da FPF, o esporrento e pornográfico Rubem Moreira, convencendo-o de que realmente havia ido atender uma ligação. É que o pessoal da limpeza havia deixado a porta aberta. Foi quando o telefone tocou. Terminou levando o Poderoso Chefão no papo.

Naquela de gato escaldado tem medo de água fria, como diz o adágio, ele não quis mais saber de entrar na sala em horário indevido.

Por via das dúvidas passou adiante o arrendamento da lanchonete da Federação, que ficava bem perto da sala do telefonema e mentirinha. 


Comentários