Futebol e Essa Coisa Toda


 (Esta coluna contém 12 notas)


O LEÃO RUGIU – O Sport, finalmente, alegrou sua torcida. Depois de dois empates, com o Náutico e Vitória, o time de Guto Ferreira descolou no Pernambucano 2020. Derrotou o Central por 1 x 0 numa Arena de Pernambuco praticamente vazia. O jogo não foi lá grande coisa, o gol marcado por Evandro (foto) foi fruto de uma saída errada da defesa centralina. Mérito para o jogador rubro-negro, que tirou partido da situação. Porém, o que interessa à galera é que seu time deu uma avançada na tabela de classificação e já está na terceira posição. Porém, pode perdê-la. Basta que o Náutico vença o cambaleante Decisão nesta quarta-feira, nos Aflitos.

Primeira vitória do Sport no Estadual deste ano (Foto: Genival Paparazzi)


AS FERAS SE ENCONTRAM – O próximo jogo do Leão da Ilha será contra o Vitória da Bahia, o Leão da Barra. Ambos, como se sabe, são rubro-negros. O encontro está programado para sábado (1º), às 16h, novamente na Arena, valendo pela Copa do Nordeste. Na competição regional, o Sport, que estreou derrotando o CSA, no Rei Pelé, por 1 x 0, ocupa o segundo lugar do Grupo A, com três pontos. Está abaixo do Bahia, que lidera, com quatro. O Vitória, que na estreia empatou em Salvador com o Fortaleza por 0 x 0, é o sexto do Grupo B, com um ponto.

GILBERTO MARCOU – Ainda falando da Copa do Nordeste, o Bahia, que havia empatado com o Santa Cruz, no Recife, recebeu nessa terça-feira, 28, o Imperatriz do Maranhão, tendo alcançado sua primeira vitória no torneio. O tricolor baiano fez 2 x 0, na Fonte Nova, e Gilberto, o alagoano revelado pelo Santa Cruz, abriu a contagem. O outro gol foi de Elber. O Bahia assumiu a liderança do Grupo A.

POR FALAR NISSO... – Conta-me um baiano, debochado torcedor do Bahia: “Quando a gente vence, diz que o Bahia obteve um triunfo”. Assim, a turma tricolor evita falar em vitória, eximindo-se de pronunciar o nome do arquirrival.

NATAL X MOSSORÓ – Caso parecido de gozação acontecia antigamente no Rio Grande do Norte. Devido à rivalidade entre a capital do Estado e a cidade mais importante do Interior, na época natalina, os mossoroenses não desejavam Feliz Natal, mas Feliz Mossoró.

GRENAL – Em Porto Alegre, o Papai Noel dos torcedores mais ferrenhos do Grêmio não é vermelho. É azul. Por motivos óbvios.

TIMBU EM CASA – O fato de o Decisão ter levado um vareio de bola do impetuoso Afogados (4x0), não dá o direito de o torcedor do Náutico pensar que o Timbu vai encontrar um pato morto mais tarde, às 21h30, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. A equipe da Avenida Conselheiro Rosa e Silva  sofreu dobrado para derrotar o Petrolina por 1 x 0, fazendo o gol no apagar das luzes do espetáculo. É certo que o time de Bonito está muito dolorido e não se pode só por demagogia esconder o favoritismo timbu. Porém, o que não deve haver, por menor que seja, é desrespeito ao adversário.

RUMO A ITABAIANA – Cumprido o terceiro compromisso pelo Estadual, o técnico Gilmar Dal Pozzo passará a lançar sua atenção para Itabaiana, cidade sergipana localizada a 523 quilômetros do Recife e a 54 de Aracaju, a capital de Sergipe. Pelo Nordestão, o alvirrubro pernambucano enfrentará sábado, 1º, às 20h, no Estádio Etelvino Mendonça, o Paulistano, que é nada mais, nada menos, que o campeão sergipano de 2019.

SANTA EM ALAGOAS – O Santa Cruz vai a Maceió, onde quinta-feira (30) enfrentará o CRB, que se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro. O Galo da Pajuçara precisa se reabilitar, depois de ter sido derrotado na estreia na Copa do Nordeste.

DESCUIDO – Na Colômbia, a garotada sub-23 do Brasil, vencia a turma da Bolívia por 4 x 1, encerrando sua participação na primeira fase do torneio pré-olímpico. Bastou uma vacilada para que os brasileiros permitissem a reação dos bolivianos. O placar chegou a 4 x 3 e haja correria por parte do time dos Andes. Mas a categoria nacional terminou prevalecendo. Resultado: Brasil 5 x 3 Bolívia.

DE FAZER RIR - Sob o título “Da série: projetos inúteis”, a coluna política do jornalista Claudio Humberto traz esta nota: “Deve faltar trabalho na Câmara. O deputado Luiz Antonio Teixeira (PP-RJ) apresentou projeto para obrigar entidades esportivas a tornar públicos os diálogos de rádio das equipes de arbitragem.

CONQUISTA ÚTIL – O Guarany de Sobral está comemorando a conquista do primeiro turno cearense, não só pelo feito em si, mas por ter assegurado, com isso, uma vaga na Copa do Brasil de 2021. Os poderosos Ceará e Fortaleza viram de longe a briga dos coirmãos, pois só agora, no returno, é que entram na competição.

Comentários